-
CERTO
A Teoria das Expectativas (de Victor Vroom) é uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações humanas. Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. De uma forma sintética, Vroom defende que a força da motivação (M) de determinada pessoa corresponde ao produto do valor previsto por si atribuído a um objetivo (V=Valência) pela probabilidade de alcançar esse mesmo objetivo (E=Expectativa): M = V . E.
Assim definido, a motivação é nula quer no caso em é indiferente atingir ou sem objetivo determinado, quer no caso em que não existe qualquer expectativa em atingir o resultado. Da mesma forma, ocorre desmotivação sempre que a valência é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo.
Referências:
-
Eu hein! essa questão....não sei não!
Se essa Teoria da Expectativa for a teoria feito por Vroom, eu tenho algumas considerações a fazer, agora se forem teorias diferentes, desconsiderem o que escrevi.
Para começar, a teoria de Vroom consiste em três fatores que necessitam atuar SIMULTANEAMENTE, ou seja, são elos de uma corrente, uma necessita da outra. São elas: a expectativa, a instrumentalidade e o valor. Na questão fala-se somente de duas.
E também com relação a definição de expectativa. De acordo com meus estudos, expectativa seria a avaliação da probabilidade de alcançar aquele resultado, se a pessoa achar que, para ela, é impossível atingir, não fará qualquer esforço para isso.
Qualquer erro que eu tenha cometido, podem me corrigir aqui e principalmente mandando uma mensagem diretamente para mim.
-
Questão Correta:
Teoria da Expectativa (Victor Vroom): Nela existem 3 variáveis;
Valência (valor) é a orientáção afetiva em direção a resultados particulares. (Prevalência em direção, ou não, a determinados objetivos. Valência positiva atrai o comportamento em sua direção, valência zero é indiferente e a valência negativa é algo que o indivíduo prefere não buscar ( o indivíduo julga, possitivamente ou não os resultados que decorrerão de uma ação);
Força (instrumentalidade): grau de energia que o indivíduo irá ter que gastar em sua ação para alcançar o objetivo;
Expectativa: é o grau de probabilidade que o indivíduo atribui a determinado evento em função de relação entre o esforço que vai ser desprendido no evento e o resultado que busca alcançar.
-
Na verdade, há duas fórmulas, sendo esta mais simples a original usada por Victor Vroom. O próprio Antonio Maximiano apresenta a última fórmula utilizada. Vejam o que diz o Maximiano a respeito deste assunto:
"De acordo com a teoria da expectativa, a motivação é função da crença de que é possível alcançar um resultado, multiplicada pelo valor atribuído ao resultado: Motivação = Expectativa (crença de que o esforço produz o resultado) x valor atribuído ao resultado."
-
Pode-se imaginar, inclusive, a motivação como uma fórmula matemática. A motivação seria uma função do produto das três variáveis:
M (motivação) = V (valência) x I (instrumentalidade) x E (expectativa)
Para cada alternativa decisória do indivíduo frente às suas tarefas (fazer ou não o relatório, assumir ou não uma chefia, etc.), o indivíduo atribuirá valores para cada uma das variáveis e a multiplicará. O caminho que levar ao maior produto (Motivação) determinará a decisão do indivíduo.
Alguns autores, como Maximiano (2011), expressam a Motivação como um produto mais simples:
Motivação = V x E
-
Esforço e desempenho não seria Skinner/
-
Achei que fosse Skinner
-
Indo direto ao ponto das questões difíceis quando cobra Teoria da Expectância do Vroom:
Expectância: esforço leva a um desempenho (ESFORÇO -> DESEMPENHO)
Instrumentalidade: desempenho leva a um resultado (DESEMPENHO -> RESULTADO)
Valência: resultado leva a um objetivo/ meta realizado (RESULTADO -> OBJETIVO/ META)
____________________________________________________________________________________________________________________
Cansei de ver a fórmula do Vroom como sendo Motivação = Valência x Instrumentalidade x Expectativa
Achei que, por isso, estivesse errada essa questão.
-
Vamos igual ao nosso amigo Jack Estripador, por partes! A primeira frase da assertiva está certíssima, pois ele resumiu toda a teoria apresentada por Vroom.
Esforço produz o desempenho (expectativa)
Desempenho produz resultados (instrumentalidade)
Valor dado ao resultado (valência)
Logo em seguida, ele fez um novo resumo da teoria, dessa vez através daquela fórmula simplificada que avisei a vocês que poderia aparecer. Vou repetir o aviso dado lá em cima:
“Atenção: Caso a banca afirme que a motivação é função da crença de que o esforço produz o resultado e do valor atribuído ao resultado, pode continuar validando como correta a assertiva, pois ele apenas fez uma simplificação da fórmula acima.”
Portanto, correta a questão.
Gabarito: C
-
REVISANDO:
Teorias de Processo
=> Teoria da Expectativa ou da Expectância de Vroom. - A Teoria da Expectativa (também chamada de Expectância), de Victor Vroom, é uma das teorias da motivação mais amplamente aceitas para o contexto organizacional atual.
Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. “O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.
O idealizador desta teoria definiu pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações:
▪ Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente;
▪ Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização;
▪ Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;
▪ Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.
Partindo desses pressupostos, Vroom descreveu três relações importantes que explicam o processo motivacional:
a) Valência (relação entre recompensas e metas pessoas; grau de atração): é a força do desejo de um indivíduo para um resultado particular, o sentimento de atração por uma recompensa, o valor subjetivo que ele atribui ao resultado de cada alternativa. É única para cada pessoa, pois resulta de suas experiências, além de mudar com o tempo.
b) Instrumentalidade (relação entre desempenho e recompensa ou compensação): é o grau em que um indivíduo acredita que determinado nível de desempenho vai leva-lo à obtenção de um resultado que deseja (como um “instrumento para”). É a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação efetiva.
c) Expectativa, expectância ou probabilidade subjetiva (relação entre esforço e desempenho): é a relação esforço-rendimento, ou seja, a expectativa que um indivíduo tem de poder obter cada resultado. É medida em termos de probabilidade, o que significa dizer que se o indivíduo não enxergar a possibilidade de que um certo esforço o leve a alcançar o desempenho que deseja, sua expectância será 0 (0%). Por outro lado, se a pessoa tem alta confiança de que seu esforço o levará à conclusão da tarefa, a expectância pode ter valor 1 (100%).
O autor da teoria dispôs essas relações numa equação, definindo que a motivação é produto destas três relações:
MOTIVAÇÃO = V (valência) X E (expectativa) X I (instrumentalidade)
-
um autor insignificante pegou a teoria de outro autor e a desvirtuou?
CESPE ADORA