-
A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.
Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas
-
Questão correta é o que poderia vir a deixar duvida na questão e o significado de alheamento que é :s.m. Ato ou efeito de alhear ou alhear-se.
Arroubo, êxtase, contemplação: perdido em vagos alheamentos ( ou seja, evitar intencionalmente tomar conhecimento de algo)
-
Não compreendi muito bem a questão. Vamos por partes:
1) "A cultura define a tendência à solidariedade e ao associativismo, em contraposição ao individualismo e ao alheamento em relação aos interesses coletivos (...)"
Dúvidas: (a) o individualismo não é produto cultural? (b) o ser alheado em relação aos interesses coletivos é um ser aculturado?
Se a cultura condena ao associativismo (plano ontológico), ainda que tal associativismo venha a ser "dissociativista", como acontece no caso do individualismo, p. ex. - como acredito que pretenda dizer a banca - responderia "sim" e "não", respectivamente.
2) "(...) diferenciando as organizações e as sociedades".
Dúvida: entendi mal, ou a banca quer dizer que as organizações não podem possuir interesses coletivistas?
-
Eu também achei a questão confusa... A cultura organizacional é muito influenciada pela cultura da sociedade na qual está inserida. E, na última parte da questão, dá a entender que são coisas bem diferenciadas...
-
Amigos, depois de xingar a banca, nesta não temos razão. Na organização não há interesses coletivos. Apenas em grandes comunidades sociais, de caráter público, podemos definir e caracterizar o termo "interesse coletivos", em sua estrita concepção, em organizações temos interesses de grupos, apenas. Não há qq outro erro na questão!
-
Vamos por partes!!!
Cultura organizacional significa um modo de vida, um sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interação e relacionamentos típicos de determinada organização. (Chiavenato, 2000, pg 531).
Imagem a cultura organizacional de um banco ou outra empresa de vendas....pode até existir solidariedade e associativismo, muito embora essa não seja a regra.
Questão cabeluda e confusa, onde afirmar que exista associativismo e solidariedade em qualquer cultura organizacional me faz pensar que estaria errado.
-
Humberto, mas a questão foi dada como correta!! Ao meu ver a questão estaria errada quando fala que a cultura é alheia aos interesses do coletivo!!
-
Demorou, mas saquei o entendimento da banca sobre o assunto:
Para o CESPE:
CULTURA ORGANIZACIONAL = SOLIDARIEDADE, ASSOCIATIVISMO, PENSAMENTO COLETIVO, ÉTICO, GRUPAL
Outras questões ajudam a fixar a jurisprudência da banca:
1 • Q318422 • • Prova(s): CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo
A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.
Em uma empresa em que a cultura organizacional é difundida e os valores e as crenças são pontos de referência claros e compartilhados pelos colaboradores, estabelece-se um acordo tácito que evoca o lema “um por todos, todos por um”.
Resposta: CERTO 1 • Q201457 • • Prova(s): CESPE - 2011 - EBC - Analista - Administração Ver texto associado à questão
Infere-se da leitura desse fragmento que as invenções não representam o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda a comunidade.
Resposta: CERTO
Portanto, nem pense "e se a cultura compartilhada por todos for a de "salve-se quem puder?"! Para o CESPE, a cultura organizacional sempre será baseada em valores colaborativos.
-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.
-
Conforme dissemos na explicação teórica, um dos papéis que a cultura exerce é justamente integrar os membros e dar sentido e identidade as suas ações. A cultura é como se fosse a personalidade de cada organização. Portanto, correta.
Gabarito: C
-
Depois de resolver 223 questões desse assunto,indentifiquei que para o cespe a cultura é
"UM POR TODOS ,E TODOS POR UM".