-
Método de Escolha Forçada: escolha de frases que descrevem o desempenho individual , o avaliador recebe formulários organizados em blocos de 2 ou 4 frases, em cada bloco deverá forçosamente escolher 1 ou 2 frases que melhor se aplica ao desempenho do funcionário. Vantagens: resultados bastante confiáveis, menor subjetividade. Desvantagem: elaboração muito complexa.
-
Apenas discordo quanto a "não exige prévio preparo", pois independentemente do método utilizado, é devido um mínimo de capacidade do avaliador quanto aos critérios em questão.
-
Não dá para entender esse gabarito como certo. O método de escolha forçada pode até reduzir subjetividade, mas dizer que o resultado "é isento (= totalmente livre) de influências subjetivas e pessoais" não dá para comprar...
-
Acho que a questão peca ao dizer que os resultados são isentos de subjetividade. Ela pode até diminuir, mas continua a existir.
-
Realmente a banca estrapolou quando usou a palavra 'isentos'..."A avaliação por escolha forçada consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos mediante a escolha de frases que descrevem seu desempenho individual. É reconhecida como um método que proporciona resultados bastante confiáveis, pois minimiza a influência da subjetividade do avaliador, mesmo que ele não esteja treinado em métodos de avaliação de desempenho."
-
Avaliação do Desempenho por Escolha Forçada.
Prós:
1. Evita o efeito de generalização (hallo efect) na avaliação.
2. Tira a influência pessoal do avaliador, isto é, a subjetividade.
3. Não requer treinamento dos avaliadores para sua aplicação.
Contras:
1. Complexidade no planejamento e na construção do instrumento.
2. Não proporciona uma visão global dos resultados da avaliação.
3. Não provoca retroação de dados, nem permite comparações.
4. Técnica pouco conclusiva a respeito dos resultados.
5. Nenhuma participação ativa do avaliado.
-
"Segundo Chiavenato, as vantagens do método escolha forçada são:
- Proporciona resultados mais confiáveis e isentos de influências subjetivas e
pessoais, pois elimina o efeito de estereotipação (efeito halo);
- Sua aplicação é simples e não exige preparo prévio dos avaliadores.
*Não concordo com o autor quando ele diz, na primeira vantagem, que o método é “isento de influências subjetivas”. Sempre que a avaliação for feita por uma pessoa, vai ser impossível eliminar a subjetividade. Por exemplo, se duas pessoas avaliarem um empregado pelo método da escolha forçada, com certeza as duas avaliações serão diferentes. Contudo, o que vale na hora da prova é o que a banca pensa. E as bancas geralmente pensam como os teóricos, transcrevem o texto deles para as questões."
*Comentário dos professores Flávio Pompêo e Rafael Encinas. Aula do Ponto dos Concursos.
-
ESCOLHA FORÇADA - consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos mediante a escolha de frasesque descrevem seu desempenho individual. O avaliador recebe formulários organizados em blocos de duas ou quatro frases. Em cada bloco ele deverá forçosamente escolher uma ou duas que melhor se aplicam ao desempenho do funcionário.
Vantagens: é reconhecida como um método que proporciona resultados bastante confiáveis, pois minimiza a influência da subjetividade do avaliador.
Desvantagens: sua elaboração é muito complexa e não proporciona maiores informações sobre os pontos fortes do avaliado.
-
"tem entre suas vantagens o fato de proporcionar resultados confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais"
Ta errado isso aí... diminui a subjetividade mas não elimina. Cespe, sempre nos ensinando novos conceitos.
-
ISENTAS de forma categórica "assim não dá, assim não pode".
-
Não estou discutindo com a banca, apenas não gostaria que a pessoa que fez esta pergunta fosse meu professor.
1) Impossível eliminar subjetividade de um processo feito por pessoas e sobre pessoas, o máximo que dá é diminuir a subjetividade.
2) Jesus! Quando é que as pessoas vão aprender que efeito Halo não é generalização??
Efeito Halo: É a tendência do avaliador de beneficiar um avaliado por permitir que amizade e simpatia interfiram no processo.
Efeito Horn: É a tendência do avaliador de prejudicar um avaliado por permitir que inimizades e antipatias interfiram no processo.
Não é difícil, o próprio nome dos conceitos já indica seu significado -->
Halo = Aureola - Horn = Chifres
Em uma analogia, o avaliador vê aureolas ou chifres no pobre do avaliado.
-
ou seja, a questão deveria ser considerada como errada não? todas as fontes dizem q é um método complexo de aplicar e o item afirma ser simples o.o
-
Leonardo, na verdade ele é um método complicado e difícil de se ELABORAR,aplicação dele é o menor dos problemas.O difícil é saber quais as frases deverão ser inseridas e que mantenham uma estreita e direta relação com a organização.
De uma maneira bem grotesca pensemos da seguinte maneira:
Temos um bolo pronto e vamos dar fatias dele para as pessoas experimentarem e avaliarem. Ora,dar fatias de bolo para as pessoas comerem é uma tarefa muito simples, agora, fazer bolo, encontrar os ingredientes corretos e acima de tudo estabelecer quais perguntas devam ser feitas ao "degustadores" acerca do sabor,textura,apresentação,ingredientes,entre outros,no objetivo de que essas respostas tragam um feedback (retroação) positivo para a organização já são outros quinhentos,rs.
Gabarito correto! =D
-
resultados ISENTOS de influências subjetivas e pessoais foi uma ESCOLHA FORÇADA do examinador...
-
Metodo da Escolha forçada
De acordo com Abreu (2005), o método da escolha forçada foi desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial, visando aperfeiçoar a escolha de oficiais das Forças Armadas que deveriam ser promovidos.
O método parte do pressuposto da existência, em uma organização, de uma curva normal de desempenho. Ou seja:
• Alguns profissionais apresentam desempenho ruim;
• Outro grupo de funcionários demonstra desempenho bom;
• Certo grupo de empregados apresenta desempenho excelente.
Historicamente, o método de escolha forçada foi muito utilizado para a concessão de aumentos salariais por mérito e até para a distribuição de prêmios ou participação nos lucros.
No sistema mercadológico atual, inserido na era da qualidade empresarial, o pressuposto do método apresenta-se completamente errado. Isso porque, em uma organização competitiva é preciso que existam desempenhos positivos de todos os seus funcionários. E, caso algum dos profissionais não demonstre desempenho positivo em um dado momento, deve ser investido todo o esforço necessário para a recuperação do referido desempenho.
Ressalta-se que o método de escolha forçada pode gerar grande desmotivação entre membros da mesma equipe e o resultado final dessa intervenção pode ser a baixa na produção do grande grupo.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/35015/programas-de-avaliacao-do-desempenho-escolha-forcada-e-escolha-grafica#ixzz472hUYQ2j
CESPE adota Idalberto Chiavenato também cmo teorico e a maioria dos teoricos o define assim. Incrivel como as pessoas insistem em brigar cm a banca ao inves de simplesmente aprenderem.
- Método da escolha forçada
Esse modelo foi criado para avaliar oficiais das Forças ArmadasAmericanas, diante da necessidade que essa entidade sentiu emimplementar um instrumento de controle que neutralizasse o subjetivismo,as influências dos avaliadores e outras interferências indesejáveis.(MARRAS, 2002, p. 200)
-
CORRETA!
Método da escolha forçada:
Este método busca avaliar o desempenho do funcionário com base em um conjunto de frases organizadas em blocos. A ideia geral é que, em cada bloco, o avaliador escolha a frase que melhor representa o comportamento do funcionário, deixando de lado as demais (daí o nome "escolha forçada").
Esta técnica surgiu com o objetivo de acabar com a superficialidade e a subjetividade do método da escala gráfica, assim como do erro de generalização, típico daquele método. Deste modo, este método é mais objetivo e eficaz do que o da escala gráfica.
Prof. Carlos Xavier
-
Ah-rá! Sabia que ia pegar alguma questão que afirmasse que o método da escolha forçada era isento de subjetividade. Lembra que te falei que isso podia acontecer? Pois bem, o item foi considerado correto, como te falei que as bancas poderiam afirmar: o método da escolha forçada é um método tradicional de avaliação que diminui, ou até elimina, o efeito halo, a generalização e a subjetividade do processo.
Agora, atenção para um detalhe nessa questão. O examinador afirma que a APLICAÇÃO do método é simples e fácil. Isso é verdade. O que é difícil de realizar é a construção dele, a escolha das frases que melhor devem ser dispostas no formulário. E quando o item diz que não necessita preparo prévio do avaliador, ele quer dizer um preparo especial para que ele entenda como utilizar o método. É obvio que o ideal é que todo processo de avaliação tenha uma instrução prévia ao avaliado sobre os possíveis vieses, e a sua conscientização, mas a banca não está se referindo a isso.Logo, item correto.
Gabarito: C