SóProvas


ID
552964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de teorias, princípios e terminologia vinculados à arquivologia

Segundo o princípio da universalidade, compete ao arquivista apreender, compreender, estruturar, classificar, organizar e descrever a informação orgânica, registrada de modo global, antes de passá-la para uma etapa mais pormenorizada..

Alternativas
Comentários
  • Questão CORRETA.

    A teoria da Universalidade é explicitada  pelos autores franceses Couture e Rousseau no capítulo denominado “As unidades de trabalho” do livro os Fundamentos da Disciplina Arquivística. A teoria demonstra que as unidades de trabalho se integram  umas nas outras como certas mesinhas encaixadas. O princípio trata da abordagem do geral para o particular: “O princípio da universalidade exige que o arquivista apreenda, compreenda, estruture, classifique, arrume e descreva a informação orgânica registrada de modo global antes de passar a outra mais detalhada” (COUTURE e ROUSSEAU, P. 130)
  • Correto porque:
    O principio da universalidade exige que o arquivista apreenda, compreenda, estruture, classifique, arrume e descreva a informação orgânica e registrada de modo global antes de passar a uma outra forma mais detalhada. (COUTURE, ROUSSEAU, 1998 p.130)

    http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22754/000740213.pdf?sequence=1
  • QUESTÃO CERTA

    Pessoal, lembrando que o principio vem esclarecer que quando o arquivista iniciar um trabalho no arquivo é recomendado conhecer (apreenda, compreenda, estruture, classifique, arrume e descreva a informação orgânica).

     

    Este Universo chamado arquivo.

    Principio da Universalidade

  • O princípio da Universalidade é uma diretriz que orienta os trabalhos técnicos do arquivista. Segundo Couture (1998), ele determina que o arquivista apreenda, compreenda, estruture, classifique, arrume e descreva a informação orgânica e registrada de modo global antes de passar a uma outra forma mais detalhada.

    Em uma "tradução", o arquivistas sempre devem iniciar os tratamentos dos documentos com métodos e ferramentas gerais (mesma técnica de preservação, mesma classificação, mesma forma de acesso, etc), para só então realizar tratamentos diferenciados, de acordo com a situação da instituição, dos documentos ou dos usuários.

    Gabarito do professor: Certo
  • Pormerizado: com muitos pormenores, cheio de detalhes, minúcias; detalhado, minucioso.

  • É a abordagem do geral para o particular que fundamenta a organização dos documentos arquivísticos.