SóProvas


ID
552988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens subsequentes.

O acesso de pesquisadores à documentação de fase intermediária contraria as concepções arquivísticas, que têm por base dois argumentos: a documentação perderia suas características principais, entre as quais, operar com baixo custo; e as fontes não devem ser objeto de consulta sem antes passar pelo processo de arranjo e elaboração de instrumentos de pesquisa, atividades típicas dos arquivos permanentes.

Alternativas
Comentários
  • ATIVIDADES DO ARQUIVO PERMANENTE:
     ARRANJO:
    DESCRIÇÃO:
    PUBLICAÇÃO:
    CONSERVAÇÃO: Refere-se ao “ato ou efeito de promover a preservação e a restauração dos documentos”.
  • Tanto na fase corrente quanto na fase intermediária, os documentos de arquivo ainda estão a cumprir sua função principal, que é a de servir como ferramenta administrativa para o gestor. Sua utilização ainda é necessária para cumprir determinados objetivos, podendo até comprometer seu sucesso caso seja divulgado.

    O pesquisador tem acesso ao documento com a finalidade específica de realizar pesquisas, ou seja, nenhuma relação com atividades de gestão. Sendo assim, os documentos somente devem ser acessados com esta finalidade quando na fase permanente, onde já cumpriram os objetivos para os quais foram criados.

    Gabarito do professor: Certo
  • Isso é muito relativo. Trabalho com arquivo de TV q são fontes frequentes de consulta por pesquisadores.

  • Como é possivel passar em concurso desse jeito. Chega cai uma lágrima nos olhos.kkkkk