-
QUESTÃO CORRETA!
Na microfilmagem, principalmente na estratégia de preservação, utilizam-se rolos de filmes constituídos SAIS DE PRATA, uma espécie de material químico destinado a prolongar o tempo de vida útil dos microfilmes.
Esse tipo de filme, de acordo com pesquisas científicas, possui uma expectativa de vida útil de até 500 anos, se for conservado em condições adequadas de armanezamento (20 % e 40% UR - Unidade Relativa)
Lembrando que a camada fotossensível é composta de halogenetos de prata, permitindo reproduções mais duráveis!!
Bons estudos a todos e que Deus abençoe!!!
-
As questões da ABIN são um tanto quanto medonhas. Essa por exemplo envolve química e tudo.
-
Mais um detalhezinho para o cérebro lembrar: preservação de documentos históricos ---> filmes de sais de prata.
-
Os sais de prata são substâncias químicas que, devido as suas propriedades reflexivas, servem como filtro para a radiação luminosa, aumentando a durabilidade do filme. Filmes de prata podem durar até 500 anos em condições ideais de conservação e armazenamento.
Além disso, devido aos halogênios de prata, os filmes possuem reprodução mais duráveis, ou seja, diminui o desgaste com a sua reprodução, o que contribui para o aumento de sua vida útil.
Gabarito do professor: Certo
-
Direto o ponto!
Para a preservação de documentos históricos, recomenda-se a utilização de filmes de sais de prata, nos quais a camada fotossensível é composta de halogenetos de prata, permitindo reproduções mais duráveis.
Justificativa:
Correto, filmes de sais de prata duram ~ 400 anos!
Porém, é recomendável de tempos em tempos verificar se está tudo ok/viáveis! e não simplesmente abandoná-los num canto.
Prof. Darlan Eterno - Arquivista da Câmara dps Deputados
GABARITO: CERTO