SóProvas


ID
55309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca de administração de materiais nos setores privado e
público, julgue os seguintes itens

Quanto menos líquidos e mais sujeitos à obsolescência forem os produtos acabados, maiores serão os níveis de estoque que poderão ser suportados.

Alternativas
Comentários
  • produtos acabados sujeitos a obsolescência são produtos sujeitos a ficarem "fora de mercado" com muito mais facilidade. Sendo assim esses produtos não devem ser produzidos em quantidade que permitam deixá-los em estoque pelo risco direto de não ser vendido, fora outros riscos de um estoque como avarias ou necessidade de "queimar" o preço, de qualquer forma, tornando esse produto menos rentável. Como a alternativa fala em "maiores serão os níveis de estoque que poderão ser suportados", fica claro o erro da mesma.
  • Apenas complementando o comentário abaixo:- Produtos mais líquidos e menos sujeitos à obsolecência = mais fáceis de serem vendidos e correm menos risco de ficar "fora do mercado", respectivamente. O risco do estoque desses produtos é menor;- Produtos menos líquidos e mais sujeitos à obsolecência = mais difíceis de serem vendidos e correm mais risco de ficar "fora do mercado". O risco de estocar esses produtos é maior.A questão está errada porque inverte esses conceitos.
  • Pegadinha da Cespe, o erro é so na palavra "maiores", pois o correto seria "menores serão os níveis".

  • É justamente  o contrário. Imagine o exemplo de produto sujeito à absolescência: "vuvuzelas da copa". O ideal seria fabricar e vender logo em seguida, pois pense na quantidade de "vuvuzelas" que tem por aí absoletas sem mercado consumidor.

  •  Trecho quase idêntico que tem no livro de Marcos Aurélio P. Dias. Entretanto, o Cespe trocou de posições algumas palavras. Vejam como consta no livro:

    Segundo Dias: "Quanto mais líquidos e menos sujeitos à obsolescência forem os produtos acabados, maiores serão os níveis de estoque que ela poderá suportar"

  • São mais sujeitos à obsolescência forem os produtos acabados,
    MENORES serão os níveis de estoque que poderão ser suportados. 
  • ERRADO!
    Quanto maior o risco de obsolescência MENOR será o volume suportado pelo estoque. A questão informa que serão "maiores" os níveis de estoque.
  • Como explicado pelo colega Tiago Andrade, o erro da questão está nas trocas de palavras... Conforme Marco Aurélio P. Dias, em seu livro Administração de Materiais: uma abordagem logística, pág. 23. Vejamos:

    "Um fator importante quanto aos produtos acabados é o seu grau de liquidez. Uma empresa que vende um produto de consumo popular pode estar mais segura se mantiver níveis elevados de estoque do que outra que produz produtos relativamente especializados. Quanto MAIS líquidos e MENOS sujeito à obsolescência forem os produtos acabados, MAIORES serão os níveis de estoque que poderá suportar" (caps lock meu)

    Agora leiam a questão novamente: Quanto menos (mais) líquidos e mais (menos) sujeitos à obsolescência forem os produtos acabados, maiores (ok) serão os níveis de estoque que poderão ser suportados.

    Portanto, questão ERRADA!


    Bons Estudos!
  • Deve ser evitada a compra volumosa de materiais sujeitos, num curto espaço de tempo, à perda
    de suas características normais de uso, também daqueles propensos ao obsoletismo (por exemplo:
    gêneros alimentícios, esferográficas, fitas impressoras em geral, corretivos para datilografia, papel
    carbono e impressos sujeitos serem alterados ou suprimidos, etc.)

  • Líquido = no sentido de vender   Líquido = no sentido de vender  Líquido = no sentido de vender  Líquido = no sentido de vender  


    Não é de beber Não é de beberNão é de beberNão é de beberNão é de beberNão é de beberNão é de beberNão é de beber

  • Pirô Analista Federal hahaha (deve estar estudando muito) é óbvio que não é no sentido de beber

  • Gabarito: errado.

    Líquido está relacionado à liquidez.

     

    Veja o trecho que retirei do livro do autor Marco Aurélio Dias:

    Um fator importante quanto aos produtos acabados é o seu grau de liquidez. Uma empresa que vende um produto de consumo popular pode estar mais segura se mantiver níveis elevados de estoque do que outra que produz produtos relativamente especializados. Quanto mais líquidos e menos sujeitos à obsolescência forem os produtos acabados, maiores serão os níveis de estoque que poderá suportar.
     

     

    “Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo” – Winston Churchill