SóProvas


ID
5531521
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Acessibilidade Espacial significa bem mais do que poder chegar ou entrar em um lugar desejado. É necessário que a pessoa possa situar-se, orientar-se no espaço e que compreenda o que acontece, a fim de encontrar os diversos lugares e ambientes com suas diferentes atividades, sem precisar fazer perguntas. Deve ser possível para qualquer pessoa deslocar-se ou movimentar-se com facilidade e sem impedimentos.
Quais aspectos devem ser considerados para permitir a acessibilidade espacial?

Alternativas
Comentários
  • acessibilidade espacial está intimamente ligada ao conceito de cidadania e participação. Um espaço acessível é de fácil compreensão, permite ao usuário ir e vir, e fazer parte de todas as atividades com segurança, conforto e autonomia e sem discriminação.

  • :C

  • ACESSIBILIDADE ESPACIAL

    Diz respeito não só à forma como se chega a um lugar, mas também ao modo como a pessoa se orienta e se compreende em determinado espaço. Para isso, segundo o “Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas”, é importante eliminar barreiras, elementos naturais ou construídos que podem dificultar ou impedir que a pessoa realize atividades de forma independente.

    Veja algumas orientações que devem ser consideradas para deixar o espaço escolar acessível:

    ·       Orientação espacial:

    São as características do ambiente que permitem que os alunos reconheçam sua função. Tem relação com a forma, a iluminação, as cores e a disposição dos equipamentos, e também com as informações escritas ou desenhos. Para cegos, é importante ter avisos em Braille, por exemplo.

    ·       Deslocamento:

    Qualquer pessoa deve ter condição de se deslocar pelos espaços sem barreiras físicas. Isso quer dizer que é preciso ter corredores amplos, escadas, rampas e elevadores. Outro item fundamental é considerar a qualidade dos pisos e a disposição do mobiliário e do equipamento escolar, a fim de permitir que pessoas em cadeiras de roda possam transitar tranquilamente.

    ·       Uso:

    Os equipamentos que a escola disponibiliza devem estar ao alcance de qualquer aluno ou profissional. Para isso, é preciso levar em conta as dimensões, o relevo, a textura e as cores do mobiliário, assim como a posição desses materiais.

    ·       Comunicação:

    A troca de informações entre as pessoas também deve ser um item contemplado, o que engloba a acústica dos ambientes, a presença de sinais e imagens que completem informações escritas, além de uso de tecnologia assistiva, que tem, por exemplo, softwares para surdos e cegos.

    https://catracalivre.com.br/educacao/acessibilidade-espacial/