SóProvas


ID
55333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos conceitos e aplicações gerais da administração,
julgue os itens de 124 a 135.

Na abordagem clássica da administração, manifestaram-se diferentes posições acerca da centralização e da descentralização da autoridade. Defende-se, entretanto, a centralização em situações de mudança e de incerteza, e a descentralização em situações de risco e de crise.

Alternativas
Comentários
  • Então na verdade se colocasse Teoria das Relações humanas estaria correto??
  • De acordo com a professora Cristiana Duran, "situações de mudança e de incerteza são situações de risco e de crise". Nesse contexto, ela afirma que o ideal é a centralização da autoridade.Segundo a professora, a pegadinha da questão está no fato desses dois tipos de situações serem sinônimos e ambas necessitarem de centralização da autoridade.
  • Complementando o comentário do Davi, o dilema entre descentralização e contralização foi abordadado na Teoria Neoclássica. Nessa teoria o tema é bem desenvolvido, sendo expostas as vantagens e desvantagens de ambas e as situações é que é conveniente a centralização e a descentralização. O final do comando da questão é muito fácil mesmo, banca colocou dois sinônimos para a comparação com dois elementos antagônicos por natureza.
  • Há elementos que concorrem para aumentar a descentralização:

    . Mudança e incerteza. Quanto  maior a necessidade de mudança e de inovação, tanto maior será a necessidade de descentralização.

    .Em tempos de estabilidade. Em épocas de certeza e previsibilidade, a descentralização é preferida. Enquanto que, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto durar a emergência e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado.
  • Na abordagem Clássica havia margem para descentralização da autoridade?...vejo como um termo inexistente nessa abordagem, daí nem analisei o resto...penso que havia a Unidade de Comando, ou seja, cada empregado recebia instruções de uma só pessoa.


    Saudações intergalácticas!
  • Centralização e Descentralização

    Enquanto a Teoria Clássica de Fayol defendia a organização linear caracterizada pela ênfase dada à centralização da autoridade, a Administração Científica de Taylor defendia a organização funcional caracterizada pela descentralização da autoridade. A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está centrada no topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é delegada aos níveis baixos da organização.

  • Não há o que se falar em descentralização na abordagem clássica da administração. A abordagem clássica envolve dois momentos ocorridos simultaneamente: a administração científica, de Taylor, em que a ênfase era em tarefas (então, já podemos descartar esse cara, porque ele não tratou a questão estrutural da organização) e a teoria clássica que trazia o conceito de estrutura organizacional (divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, cadeia escalar, centralização, etc...).

    Não existia nesse momento a descentralização do poder (empowerment), mas só a centralização, que é a concentração da autoridade no topo da hierarquia organizacional. 

    É só a gente lembrar da época da Revolução Industrial ou assistir Tempos Modernos, de Charles Chaplin... Alguém ali tinha poder decisório?? Só a gerência né? Concordam então que o poder era centralizado nas autoridades? Tinham condições ali de descentralizar o poder pra pessoas que eram vistas mais como peças de máquinas do que como pessoas? Não! 

    Alguém comentou: "mas descentralização não tem haver com a abordagem humanística?". Não! Porque uma das manifestações da abordagem humanística foi a questão da liderança informal, que asseguravam o respeito pelas regras e condutas... Não havia descentralização para esses líderes que iam aparecendo. Eles só representavam os demais, quando havia contentamento ou descontentamento em relação às atitudes dos superiores/do comportamento dos demais operários. 

    Se alguém discordar do meu comentário, por favor, me mande uma mensagem para que possamos discutir a questão... É discordando que a gente estuda mais! :)

    Fonte: Idalberto Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, Idalberto Chiavenato, p. 83 e p. 105
  • Pessoal,

    Conforme exemplo do Professor Edmo (LFG). É só lembrar dos ataques do 11 de setembro nos EUA. Os ataques geraram uma grande crise..e ai o presidente Obama..Chamou toda a responsabilidade p/ ele, ordenando os ataques e a caca ao terrorista Bin Laden. Resumindo: Em situacoes de crise, na se descentraliza a responsabilidade e sim centraliza.

    ESPERO TER AJUDADO,

    abc a todos!


  • Na abordagem clássica da administração, manifestaram-se diferentes posições acerca da centralização e da descentralização da autoridade. Defende-se, entretanto, a centralização em situações de mudança e de incerteza, e a descentralização em situações de risco e de crise. ERRADA

    Acredito que em ambos os casos há centralização.

    -----------------

    Importante salientar que: a abordagem clássica é constituída pela Administração Científica e a Administração Clássica. 
    Quando falamos sobre centralização ou descentralização de autoridade, a Administração Científica e a Administração Clássica têm focos diferentes: aquela pregou a descentralização, e esta a centralização.

    Adm. Científica: a especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor e não de uma centralização da autoridade. Taylor propunha a supervisão funcional.

    Adm. Clássica: acreditava que a síntese e visão global permitiam a melhor maneira de subdividir a empresa soba centralização de um chefe principal.

    Fonte: Teoria Geral da Administração - Chiavenato.


  • Defende-se, entretanto, a centralização em situações de mudança e de incerteza, e a descentralização em situações de risco e de crise.
    Errado! É o oposto. Centralização em situações de risco e de crise e a descentralização em situações de mudança.

  • Não é necessário conhecer a Teoria Clássica nem a Científica, para responder a essa pergunta. Todas as situações colocadas pela questão envolvem incerteza (o risco inclusive resulta de alta dose de incerteza), portanto não seria possível tratar um mesmo fator (a incerteza) sob duas abordagens distintas como centralização e descentralização.

    Ainda assim:

    Teoria Clássica: Centralização.

    Teoria Científica: Descentralização (os funcionários respondiam para vários chefes, pois havia a autoridade funcional)