SóProvas


ID
5534239
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“A Polícia Militar foi informada que o criminoso, usando um alicate grande, teria cortado o cadeado do portão da residência, porém, o cachorro da casa começou a latir e o homem fugiu.
Populares seguiram o criminoso, acionaram a Polícia Militar, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Central de Flagrantes.” (Rondoniagora, 17/09/2021)
Esse segmento de texto é predominantemente narrativo; as duas formas verbais que mostram sequência cronológica são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E.

    Primeiro o agente recebeu voz de prisão e só depois foi encaminhado para a Central de Flagrantes, de modo que é facilmente perceptível a sequência cronológica das duas ações.

    Entendo que as demais situações nas alternativas indicam simultaneidade (menos na A, mas é certo que não há relação cronológica entre as ações dessa alternativa).

  • Fui na D. Na esperança de Sr, Shelk validar meu gabarito. rsrs.

  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se indicação das formas verbais cronologicamente sequenciais:

    Embora os tempos e modos assumidos pelas formas verbais sejam grande indicativo da presença ou ausência de sequencia cronológica, a informação contextual deve ser levada em conta, utilizando-se para tanto a relação lógica entre ações.

    A) foi informada / usando;

    Incorreta. A forma de gerúndio "usando" é oração adjetiva reduzida cuja ação ocorre concomitantemente ou em momento imediatamente anterior a ação descrita na locução "foi informada".

    B) usando / teria cortado;

    Incorreta. A forma "teria cortado" é futuro do pretérito composto do indicativo que denota uma ação passada e, no contexto, hipotética que, se realizada, ocorreria concomitantemente à ação de usar o alicate.

    C) teria cortado / começou a latir;

    Incorreta. Consoante comentário anterior, a forma "teria cortado" é futuro do pretérito composto do indicativo que denota uma ação passada e, no contexto, hipotética que foi interrompida pela ação descrita em "começou a latir". Pelo fato de uma ação, "latir", interferir na outra, "cortar", assume-se que as duas ocorreram de forma simultânea.

    D) seguiram / acionaram;

    Incorreta. As duas ações, com verbos em forma de pretérito perfeito do indicativo, estão encadeados em uma relação de adição. Do contexto é possível perceber que acontecem de forma simultânea, não havendo elemento que leve a pensar que primeiro praticaram uma ação para depois praticar a outra.

    "Populares seguiram o criminoso (e), acionaram a Polícia Militar..."

    E) recebeu / foi encaminhado.

    Correta. Diferente da assertiva anterior, que trazia duas orações com verbos em formas equivalentes coordenadas em adição, presente construção traz forma de pretérito perfeito do indicativo seguida em adição por locução de voz passiva.

    As ações, aqui, são logicamente realizadas em uma sequência cronológica, ocorrendo a ordem policial e depois seu cumprimento. Uma ação, encaminhar o sujeito, é dependente de outra ação, prisão, que deve ocorrer logicamente antes.

    "...ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para..."

  • Gabarito: LETRA E

    Recebeu / foi encaminhado: EVENTO 1 = receber voz de prisão EVENTO 2 = ser encaminhado. Essa sequência ocorre uma após a outra na linha do tempo.

    NA LETRA D:

    Seguiram / acionaram poderiam ocorrer simultaneamente (uma parte dos populares “seguiram” o criminoso enquanto (ao mesmo tempo em que) outra parte dos populares “acionaram” a PM.

  • recebo voz de prisão para 2° ser encaminhado.

    Perceba que o contrário não funciona. = ser encaminhado para então receber voz de prisão

    1° e 2° --> ordem cronoógica

  • a vírgula disposta entre "seguiram, acionaram" invalida a letra D. "(eles) Seguiram e acionaram a polícia", mostrando duas hipóteses que não validam a opção:

    1 - Enquanto seguiam, chamavam a polícia (não é sucessão).

    2 - Enquanto uns populares seguiam, outros chamavam a polícia; O que é mais provável.

  • E = soma

  • GABARITO E

    Narração - verbos no pretérito perfeito / sequência cronológica de ações.

    Descrição - verbos no pretérito imperfeito / qualificação e caracterização.

  • Primeiro houve a voz de prisão e posteriormente foi encaminhado para a prisão.

    Nas demais, há relação de simultaneidade.

  • Sequência cronológica: Verbo no pretérito perfeito

    A: foi informada / usando;

    B: usando / teria cortado;

    C: teria cortado / começou a latir;

    D e E estão no pret. perfeito, a banca busca uma ordem cronológica

    D: seguiram / acionaram;

    Ocorre uma simultaneidade. seguir o criminoso e acionar a PM pode ter acontecido ao mesmo tempo

    E recebeu / foi encaminhado.

    Sequência cronológica, primeiro ele recebe voz de prisão e depois é encaminhado

  • O Pretérito mais-que perfeito possui duas formas e ambas têm o mesmo significado.

    Forma Simples: encaminhara

    Forma composta: foi encaminhado

    Nesse caso, temos uma ação passada "recebeu" e outra anterior à essa "foi encaminhado" (não cabe a forma simples nesse contexto).

    Portanto, configura-se pretérito perfeito e pretérito mais-que perfeito.

  • Fiquei em dúvida entre a B e a E, então pensando melhor:

    Os verbos têm que ter uma sequência cronológica e, mesmo não falando, deve-se levar em conta o texto apresentado.

    B) usando um alicate grande, teria cortado o cadeado do portão 

    Não pode ser essa, porque apesar de estar na sequência da frase o fato se mostra concomitantemente

    E) ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Central de Flagrantes

    Veja a diferença com a B, ele está na ordem da frase e mostra-se uma sequência (1° recebeu a voz de prisão, e depois foi encaminhado)

  • GABARITO - E

    Estas ações são cronológicas:

    Recebeu a voz de prisão / Foi encaminhado

  • Gabarito: "E".

    Ele recebeu / ele foi encaminhado.

    Os pronomes demonstram a narração em 3ª pessoa e atendem ao que foi solicitado pela questão.

  • Esta questão avalia a capacidade do candidato interpretar corretamente um texto, tomando, no entanto, o cuidado com as relações estabelecidas pelas flexões verbais. Flexões verbais é o nome que se dá as variações do verbo em modo, tempo, pessoa e voz.

     

    Em termos de estrutura, o enunciado do exercício nos coloca o seguinte:

     

    “A Polícia Militar foi informada que o criminoso, usando um alicate grande, teria cortado o cadeado do portão da residência, porém, o cachorro da casa começou a latir e o homem fugiu. Populares seguiram o criminoso, acionaram a Polícia Militar, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Central de Flagrantes." (Rondoniagora, 17/09/2021).

     

    Esse segmento de texto é predominantemente narrativo; as duas formas verbais que mostram sequência cronológica são:

     

    Vejam que sublinhei a expressão “sequência cronológica", pois ela servirá de balizador para nossa resposta. Uma sequência cronológica é uma sequência de eventos que obedecem a acontecimentos naturais que ocorreram num determinado período de tempo.

     

    Importante: sequência significa um evento após o outro e não dois eventos que ocorrem ao mesmo tempo.

     

    Notem que também fiz questão de sublinhar o vocábulo “ocorreram". Se os eventos ocorreram isso significa que se trata de eventos do passado. Portanto, qualquer palavra que não nos remeta a uma noção de passado invalidará a alternativa como um todo.

     

    Agora, vamos à resolução, analisando alternativa por alternativa.

     

    A) foi informada / usando.

     

    Incorreta. A locução verbal (dois verbos fazendo a função de apenas um) “foi informada" nos remete a uma noção de passado, porém, a forma do verbo “usar" no gerúndio (“usando") expressa uma ideia de continuidade, de algo que ainda está acontecendo e que ainda não acabou. Como qualquer palavra que não nos remeta a uma noção de passado invalida a alternativa como um todo devemos dispensar a letra A.

     

    B) usando / teria cortado.

     

    Incorreta. A forma do verbo “usar" no gerúndio (“usando") expressa uma ideia de continuidade, de algo que ainda está acontecendo e que ainda não acabou. Além disso, a locução verbal (dois verbos fazendo a função de apenas um) “teria cortado" não nos remete a uma noção de passado, mas sim, a um futuro que poderia ter acontecido (futuro do pretérito). Como qualquer palavra que não nos remeta a uma noção de passado invalida a alternativa como um todo devemos dispensar a letra B.

     

    C) teria cortado / começou a latir.

     

    Incorreta. A locução verbal (dois verbos fazendo a função de apenas um) “teria cortado" não nos remete a uma noção de passado, mas sim, a um futuro que poderia ter acontecido (futuro do pretérito). Como qualquer palavra que não nos remeta a uma noção de passado invalida a alternativa como um todo devemos dispensar a letra C.

     

    D) seguiram / acionaram.

     

    Incorreta. As duas formas verbais acima até estão flexionadas no passado (3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo), mas indicam dois eventos ocorrendo ao mesmo tempo, o que, como dito na parte inicial da resolução, não se configura como sequência. Sendo assim, podemos descartar a letra D.

     

    E) recebeu / foi encaminhado.

     

    Correta. Tanto a forma verbal “recebeu" (3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo) quanto a locução “foi encaminhado" (“foi" - pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo - + “encaminhado" – forma do particípio do verbo “encaminhar") estão no passado e se configuram como uma sequência, isto é, um evento ocorre após o outro.

     

    Gabarito do Professor:  Letra E.
  • Ocorre uma simultaneidade. seguir o criminoso e acionar a PM pode ter acontecido ao mesmo tempo

    E recebeu / foi encaminhado.

    Sequência cronológica, primeiro ele recebe voz de prisão e depois é encaminhado

  • sequencia cronologicas, os acontecimentos obedecem a ordem

  • GABARITO E

    Narração - verbos no pretérito perfeito / sequência cronológica de ações.

    Descrição - verbos no pretérito imperfeito / qualificação e caracterização.

  • Eu sei que o pessoal quer ajudar aqui, mas, as vezes, muita infringentes acaba confundindo! Certo de que cada um tem um modo que se faz mais ideal para ser atendido. No meu caso, a simples e objetiva explanação do colega Augusto Frazão em 05 de Janeiro de 2022 me satisfez 100%! Obrigado.
  • Em 11/01/22 às 17:51, você respondeu a opção D. Você errou!

    Em 26/11/21 às 16:35, você respondeu a opção D. Você errou!

  • FGV tem fogo no r@bo!

  • O próprio enunciado acaba auxiliando.... ordem cronológica presume uma sequencia e o texto deixou claro ''ele recebeu''.... ''foi encaminhado''

    LETRA E

  • A prova de que eu só acerto as questões de português da FGV por sorte é: um dia eu acerto, no outro erro (a mesma questão). Seguimos na montanha russa. Única matéria que me faz ter medo de clicar em responder e cada acerto soa como um gol do time do coração.

  • Casca de banana, fixa a ideia de texto narrativo e ir para as alternativa. Esbarra-se na letra D Kkkkkkkkkkk
  • Meu Deus... o cespe é o capeta FGV é o satangos!..

  • é só inverter as ordens dos fatos, se mantiver sentido é porque as ações não são cronológicas.

    Gabarito E) primeiro se dá voz de prisão para depois conduzir o preso.

  • GAB.: E

    • os verbos: recebeu / foi encaminhado, indicam a sequência do que ocorreu no trecho: recebeu voz de prisão e foi encaminhado 
    • é muito importante entender o enunciado e o que a questão pede e junto disso avaliar as alternativas
  • primeiro voz de prisao, depois encaminhado. uma ação após a outra. Na letra D as ações podem ter sido concomitantes, sem indicar sequência (etapa) cronológicas.

  • Darlan, o novo Arthur. Que falta faz o Renato!!!

  • Para os verbos/ locuções verbais (2 verbos fazendo papel de um) se configurarem como sequência cronológica eles devem estar no pretérito perfeito do indicativo (uma ação terminada, ex: cantou, usou...) e acontecer em momentos diferentes.

    a) Foi informada/usando - "Foi informada" se encontra no pretérito perfeito, porém, "usando" se encontra no gerúndio ( verbos terminados em ndo).

    b) usando/teria cortado - "usando" segue a a mesma lógica da letra a, "teria cortado" se encontra no futuro do pretérito (ação que poderia ter acontecido).

    c) teria cortado/começou a latir -"começou a latir" se encontra no pretérito perfeito, porém, "teria cortado" segue a mesma lógica da alternativa b.

    d) seguiram/acionaram - ambos os verbos se encontram no pretérito perfeito, porém são ações simultâneas, estão acontecendo no mesmo momento.

    e) recebeu/foi encaminhado - ambos os verbos se encontram no pretérito perfeito do indicativo e acontecem em momentos diferentes.

  • Recebeu - a policia recebeu a noticia.

    Encaminhado - o criminoso, já capturado, foi encaminhado à central de flagrantes.

  • Em 01/02/22 às 17:18, você respondeu a opção D.

    Em 01/03/22 às 19:38, você respondeu a opção D.

  • Pensei que fosse prova de penal. Furto tentado.. desistência voluntária... arrependimento eficaz..kkkk

  • INFINITIVO - (ar/er/ir) - Pessoal > Usado sempre que houver SUJEITO DEFINIDO.

    PARTICÍPIO - (ado/ido) > Indica uma AÇÃO que já se ENCONTRA FINALIZADA

    GERÚNDIO - (ndo) > Indica uma ação que ainda está em curso, continuidade da ação verbal. Pode realizar 2 ações ao mesmo tempo. Ex.: Subiu a escada sorrindo.

    Fonte: Meus estudos.

    A QUESTÃO PEDE SEQUENCIA CRONOLÓGICA, OU SEJA, UMA AÇÃO FEITA ANTES E UMA OUTRA DEPOIS.

    duas formas verbais que mostram sequência cronológica são:

    Alternativas

    A foi informada / usando; ( ação finalizada / ação simultânea)

    B usando / teria cortado; (Ação simultânea / Ação finalizada )

    C teria cortado / começou a latir; (ação finalizada / verbo no passado)

    D seguiram / acionaram; (verbos na 3a. pessoa plural) - Não há sinal de cronologia com o mesmo tempo verbal.

    E recebeu / foi encaminhado. (verbo no passado / ação finalizada) Há uma cronologia aqui!

    Obs.: Na ação simultânea não há cronologia.

    Espero ter ajudado pois foi assim que raciocinei.