シ 【BIZU】:
Olhe a terminação da locução
Se terminou com preposição 》》》 Locução Prepositiva Ex.: Abaixo de, Acerca de, Acima de, Devido a, Em frente de, Graças a, Junto de, Perto de, Por entre, Por trás de, Quanto a (...)
Se terminou com conjunção 》》》 Locução conjuntiva Ex.: Contanto que, Apesar de que, à medida que, a fim de que, à proporção que, de maneira que, uma vez que
Locução Adverbial (Atenção!!! Sempre começa com preposição)
Preposição + Substantivo: De novo.
Preposição + Adjetivo: Em breve.
Preposição + Advérbio: Por ali.
Qualquer Erro, Corrijam-me e complementem o que faltar!!!
"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a DEUS." Romanos 8:28
EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR DO QC:
Nesta questão o candidato deve demonstrar que possui conhecimentos sobre as locuções. Em linhas gerais, locução é o conjunto de duas ou mais palavras que desempenham a função sintática de apenas uma.
Existem vários tipos de locução e cada uma delas é classificada conforme a função exercida na oração. Vejamos alguns exemplos:
· Locução adjetiva (preposição + palavra na função sintática de advérbio): exerce função de adjetivo, isto é, temos duas ou mais palavras exercendo a função um advérbio. Ex.: Avise o chefe que passarei no escritório de manhã (“de" – preposição + “manhã" – substantivo feminino na função sintática de advérbio de tempo).
· Locução prepositiva (preposição + palavra na função sintática de preposição): trata-se da junção de duas ou mais palavras que exercem a função de preposição. Ex.: Embora isso não seja minha responsabilidade, farei a tarefa. (“embora" – conjunção na função sintática de preposição + “isso" – pronome demonstrativo na função sintática de preposição). Vejam que, apesar de “embora" e “isso" serem, respectivamente, conjunção e pronome, as duas palavras podem exercer a função sintática de uma preposição quando juntas.
· Locução adjetiva (preposição + palavra na função sintática de adjetivo): junção de duas palavras que exercem a função de um adjetivo. Ex.: Teremos camarão no cardápio de hoje (“de" – preposição + hoje – advérbio de tempo na função sintática de adjetivo). Vejam que, apesar da palavra “hoje" ser, originalmente, um advérbio, ela pode exercer a função sintática de um adjetivo (no caso, o adjetivo é “hodierno").
· Locução verbal (verbo auxiliar + verbo principal): junção de dois ou mais verbos (um auxiliar + um principal) que exercem a função de apenas um. Ex.: Estou indo agora (“estou" – verbo auxiliar + “indo" – verbo principal).
Agora, vamos à resolução. O enunciado nos coloca a seguinte situação:
Analise os versos da música de Chico Buarque.
“Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia"
Aqui temos uma situação semelhante à descrita na explicação da locução prepositiva. Naquele caso, usamos o exemplo da locução “embora isso". Mesmo que essas duas palavras sejam, respectivamente, conjunção e pronome, elas, quando juntas, podem exercer a função sintática de uma preposição. Notem que o trecho destacado da letra da música de Chico Buarque também começa com uma conjunção: “apesar". E, logo depois, vem a preposição “de". Portanto, temos a junção de duas palavras que exercem a função sintática de uma só preposição.
Importante: o trecho destacado no enunciado não é uma locução conjuntiva, pois, geralmente, esse tipo de locução é formado pela junção de uma conjunção + pronome relativo na função de conjunção. Ex.: Pretendo viajar, ainda que chova (“ainda" – conjunção + “que" – pronome relativo na função de conjunção).
Gabarito do Professor: Letra A.