SóProvas


ID
5534764
Banca
FGV
Órgão
PM-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal Militar
Assuntos

Com base no Direito Penal Militar, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Não existe o crime de instigação a abandono de posto. 

  • Art. 193. Dar asilo a desertor, ou tomá-lo a seu serviço, ou proporcionar-lhe ou facilitar-lhe transporte ou meio de ocultação, sabendo ou tendo razão para saber que cometeu qualquer dos crimes previstos neste capítulo:

    Pena - detenção, de quatro meses a um ano.

    Parágrafo único. Se o favorecedor é ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, fica isento de pena.

  • CREIO QUE ESSA QUESTÃO CABE RECURSO.

    A alternativa "A" aponta que a Gabriela não responderá pelo crime de favorecimento a desertor, a questão se encontra errada porque ela responderá pelo crime porém será somente isenta de pena.

    SE FOR UM EQUIVOCO DA MINHA PARTE, AVISE-ME POR FAVOR!

  • A - CORRETA: Favorecimento a desertor

             Art. 193. Dar asilo a desertor, ou tomá-lo a seu serviço, ou proporcionar-lhe ou facilitar-lhe transporte (EMPRESTOU O CARRO) ou meio de ocultação, sabendo ou tendo razão para saber que cometeu qualquer dos crimes previstos neste capítulo.

            Isenção de pena

            Parágrafo único. Se o favorecedor é ascendente, descendente, cônjuge (ESPOSA) ou irmão do criminoso, fica isento de pena.

    ...........................................................................................................................................................................................................

    B - CORRETA:

    Tentativa ( no caso da questão, o furto)

           II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

      Lesão grave

            § 1° Se se produz, dolosamente, perigo de vida, debilidade permanente de membro, sentido ou função, ou incapacidade para as ocupações habituais, por mais de trinta dias(no caso durou 2 meses de inabilitação do serviço):

    ..............................................................................................................................................................................................................

    C - INCORRETA: Abandono de pôsto

             Art. 195. Abandonar, sem ordem superior, o pôsto ou lugar de serviço que lhe tenha sido designado, ou o serviço que lhe cumpria, antes de terminá-lo:

    NÃO EXISTE CRIME DE INSTIGAÇÃO A ABANDONO DE POSTO.

    .............................................................................................................................................................................................................

    D - CORRETA:

    Motim: Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados:

    Revolta: Se os agentes estavam armados.

    .............................................................................................................................................................................................................

    E - CORRETA: Ameaça

             Art. 223. Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de lhe causar mal injusto e grave:

    Ameaçar lavrar uma comunicação disciplinar ao comandante do quartel, não configura o crime de ameaça.

    ...............................................................................................................................................................................................................

    Qualquer erro, me corrijam por favor !!!

  • Gab C

    No caso em questão, o militar poderia responde pelo crime de incitamento previsto no artigo 155 do CPM, sendo que basta o militar instigado concordar com a prática de algum crime militar para o delito consumar-se, sendo irrelevante o militar praticar ou não o delito incitado.

  • item A tbm esta incorreta , pois ela responderia pelo crime , sendo isenta de pena em aguns casos.

  • PMMINAS

    BIZU: Não existe o crime de instigação a abandono de posto. 

  • #PMMG EM PESO AQUI NAS QUESTÕES

  • #PMMINAS

  • Não existe o crime de instigação a abandono de posto. 

  • Só eu odeio a FGV? kkk #pertenceremos

  • Tem que ter muito sangue frio para marcar essa questão certa.

    Capcionsa!

    Em 06/01/22 às 05:58, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

  • DEUS É MAIS COM ESSA QUESTÃO VOTE . LI UMAS 3 VEZES PARA ENTENDER

    LETRA : C

  • Responde pelo crime de incitamento previsto no artigo 155 do CPM,

    Incitamento

           Art. 155. Incitar à desobediência, à indisciplina ou à prática de crime militar:

  • Art. 54. O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição em contrário, não são puníveis se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado.

  • Art. 54. O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição em contrário, não são puníveis se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado.

  • @PMMINAS

    GABARITO C

    A) CORRETA

    O soldado José cometeu o crime de deserção, como disposto no art. 187 pois Ausentou-se sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias. Gabriela ainda que tenha auxiliado na ação de José é isenta de pena, pois conforme art.193, P.Ú. se trata de cônjuge do desertor.

    B)CORRETA

    O soldado Batalha só não consumou a execução do seu crime por circunstâncias alheias à sua vontade, que seja, ser pego pela sargento Aline, logo cometeu furto, subtrair para si ou para outrem coisa alheia móvel, na forma tentada. A ação do soldado Allan se configura o crime de Lesão, pois conforme art. 209, ofendeu a integridade corporal do soldado batalha, porém como o resultado da lesão fez com que o soldado batalha ficasse por 2 meses incapaz de tirar serviço, o crime se configura como lesão grave, como dispõe o art. 209, §1.

    C)ERRADA

    Como dispõe o Art. 54. O ajuste, a determinação ou instigação e o auxílio, salvo disposição em contrário, não são puníveis se o crime não chega, pelo menos, a ser tentado. Logo como no caso o soldado Ulysses não chega a nem iniciar a execução, não se pode punir a instigação realizada por Eduardo.

    D)CORRETA

    Os militares cometeram o crime de revolta pois realizaram oque dispõe o art. 149, armados:

    Art. 149. Reunirem-se militares ou assemelhados:

           I - agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la;

           II - recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violência;

           III - assentindo em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em comum, contra superior;

           IV - ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fábrica ou estabelecimento militar, ou dependência de qualquer dêles, hangar, aeródromo ou aeronave, navio ou viatura militar, ou utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ação militar, ou prática de violência, em desobediência a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da disciplina militar

     Revolta

            Parágrafo único. Se os agentes estavam armados

    E)CORRETA

    Para se configurar o crime de ameaça o mal ameaçado deve ser injusto e grave, conforme  Art. 223. Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de lhe causar mal injusto e grave. Desta forma, uma comunicação disciplinar não se trata de mal injusto, logo fica desconfigurada a ameaça ainda que não tenha ocorrido o desrespeito.

  • Sobre a questão D, quero saber como ela está certa?

    Eram 10 militares, apenas 5 praticaram o crime de Revolta. A questão afirma que TODOS irão responder pelo crime???

    Os outros 5 podem até responder pelo crime de Omissão de lealdade militar (Art. 151) e Conspiração (Art. 152), mas não pela Revolta. Alguém pode explicar??? Estou deixando algo escapar?

  • Comete incitamento art 156