Gab. D
Samuelson define um bem público como aquele tal que cada indivíduo consome toda a quantidade disponível. Uma condição necessária para que a oferta de bens públicos seja Pareto ótima é que a taxas marginais de substituição do consumo de bens privados e bens públicos, somados todos os indivíduos, sejam iguais à taxa marginal de transformação. Essa condição de Samuelson apenas estabelece, em termos técnicos, o senso comum de que, se um bem é um bem público, então, ao determinar quanto desse bem deve ser ofertado, devem ser levados em conta os efeitos sobre todos os indivíduos.
Fonte: Antonella Greniuk Rigo, Análise de Desempenho de mecanismos políticos de alocação de bens públicos
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
Fala pessoal!
Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre produção eficiente.
Os bens públicos são ofertados a toda a sociedade, indistintamente, visto que é impossível excluir alguém de seu consumo. Mas para ofertar bens públicos, o governo tem um nível de gastos determinado.
Por isso, os economistas buscam encontrar qual seria o nível ótimo de gasto público para produzir bens públicos. Nos modelos que refletem como essa produção pode ser eficiente, existe um conceito chamado de taxa marginal de transformação.
A ideia por trás do conceito é medir o quanto as pessoas estariam dispostas a abrir mão de um privado para obter o bem público.
O modelo mais usado para explicar tal posição é o de Samuelson (1954). Ele argumentou que o benefício marginal de um público era a soma das taxas marginais de substituição dos indivíduos entre o bem público e o bem privado.
Ou seja, para produzir eficientemente um bem público, o governo teria que produzir bens públicos a uma quantidade na qual a soma das taxas marginais de substituição dos indivíduos
seja igual à taxa marginal de transformação de bens públicos
para bens privados.
Nesse ponto, a taxa marginal de substituição dos indivíduos (o quanto que eles abrem mão de bens privados para obterem bens públicos) será igual ao que o governo gasta para produzir bens públicos em detrimento de bens privados.
Gabarito do Professor: Letra D.