questão foi cadastrada erroneamente. Primeiro trecho repetiu a letra A... Aí me jogou pra cobras...
B) reduz o déficit nominal, quando a inflação se mantém constante; (B) eleva o déficit primário, quando receitas e despesas financeiras se mantêm constantes;
Déficit Primário (DP) = Despesas não financeiras – Receitas não financeiras
Déficit Operacional (DO) = DP + juros reais da dívida pública
logo, se a parte financeira permaneceu constante, então a parte não financeira é que aumentou (DP)
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre déficit operacional.
O déficit operacional considera as receitas não financeiras, as despesas financeiras, bem como a correção monetária (inflação) e a cambial. Dessa forma, o conceito operacional não leva em consideração os juros reais.
Geralmente, as questões de concurso público não levam em conta a correção cambial, apenas a monetária.
Vamos para as alternativas!
A) Errada. Se a inflação se mantiver constante, não haverá diferença entre o conceito operacional e o nominal (este considera TODAS as despesas e receitas do governo). Dessa forma, um aumento no déficit operacional aumentará o déficit nominal.
B) Certa. A correção monetária faz parte das receitas e despesas financeiras. Assim, se as receitas e despesas financeiras, a correção monetária se manterá constante. Dessa forma, teremos uma aproximação do conceito operacional e do primário. Portanto, aumento do déficit operacional, indica elevação do déficit primário.
C) Errada. Se houver aumento de arrecadação, isso apontaria para uma redução
do déficit operacional (mas a questão falou que houve um aumento do
déficit).
D) Errada. A questão falou que houve aumento do déficit operacional. Portanto, um maior déficit impactará num AUMENTO da dívida pública.
E) Errada. Se houver uma redução dos investimentos, isso apontaria para uma redução do déficit operacional (mas a questão falou que houve um aumento do déficit).
Gabarito do Professor: Letra B.