-
Gabarito: Assertiva A)
A Teoria da Autoeficácia "Preconiza que quanto mais um funcionário acredita na sua capacidade de realização de determinada tarefa, mais ele tende a ficar motivado."
"De acordo com Bandura citado por Vazquez (2005), a autoeficácia requer não apenas habilidades, mas também força de vontade em acreditar na capacidade de exercer uma determinada conduta, o que é um importante elo entre o saber o fazer. Autoeficacia refere-se as crenças que o individuo possui sobre seu valor e suas potencialidades."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Autoefic%C3%A1cia
-
Gab.: A
A Teoria da Autoeficácia preconiza que quanto mais um funcionário acredita na sua capacidade de realização de determinada tarefa, mais ele tende a ficar motivado.
Pina Neves e Faria (2006) definem as crenças de autoeficácia como um conjunto de crenças e de expectativas alusivas às capacidades pessoais para realizar atividades e tarefas de modo a conseguir concretizar objetivos e alcançar determinados resultados.
Dicas no insta:
@concurseironnildo
- PCCE 2021: Inspetor 2º e Escrivão 102º.
- CRF - PI: 1º Assistente Administrativo (Picos).
- Pss. IBGE Picos (2°).
- Câmara Municipal de Petrolina-Pe (28°).
- PMPE 2018 (CR)
-
GAB A
- TEORIA DA AUTOEFICÁCIA: Preocupa-se em estudar como a crença das pessoas nas próprias habilidades pode afetar o comportamento dela. Pessoas com grande autoeficácia acreditam ser capazes de realizar tarefas e serão motivadas a aplicar o esforço necessário para isso. De acordo com essa teoria, a motivação para uma tarefa está relacionada ao fato de a pessoa acreditar ou não que é capaz de concluí-la com sucesso.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
LETRA A).
Confesso que não sabia dessa teoria e fui por eliminação. O termo eficácia surge da realização de objetivos propostos. Com base nisso, faz-se a eliminação das alternativas.
As alternativas B) e C), realizando as devidas alterações, podem estar atrelados à Teoria dos Dois Fatores/Bifatorial, de Herzberg.
Na alternativa D), pode estar atrelada à Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.
Na alternativa E), a comparação na atividade de cada indivíduo pode estar relacionada com os resultados das avaliações de desempenho.
-
A Teoria da Autoeficácia afirma que
quanto mais uma pessoa se dedica a uma determinada tarefa, mais ela se motiva
para concluí-la e possui uma maior probabilidade de eficácia.
Sendo assim, podemos afirmar que a alternativa
correta é a letra A. Na oportunidade, cabe destacar que as alternativas B e C
se referem à Teoria dos Dois Fatores; a alternativa D se refere à Teoria da
Hierarquia das Necessidades; e a letra E não possui uma teoria específica, mas
pode ser observado sob o ponto de vista da avaliação de desempenho para
parametrização de resultados.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
A) Teoria da Autoeficácia – Albert Bandura: Entende que as pessoas com grande autoeficácia acreditam ser capazes de realizar tarefas e serão motivadas a aplicar o esforço necessário para isso.
B) Teoria da avaliação cognitiva – Edward Deci e Richard Ryan: Entende que, na prática, quando uma pessoa recebe recompensas extrínsecas por um trabalho que para ela é intrinsecamente motivado, o interesse intrínseco pelo trabalho diminui.
C) Teorias X e Y – Douglas McGregor: Teoria Y: baseia-se numa concepção do comportamento humano sem preconceitos. Diz que os funcionários encaram o trabalho como algo natural, como se estivessem realizando uma atividade de lazer.
D) Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas – Abraham Maslow: A satisfação das necessidades do homem é importante tanto para sua parte física quanto para sua parte mental. As necessidades humanas são elencadas em uma pirâmide; ao ser satisfeita, a necessidade deixa de ser motivadora e, por isso, troca-se o nível da pirâmide.
E) Teoria da Equidade – Stacy Adams: Defende que as pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas suas relações com outras pessoas e com as organizações.
-
Meu Deus é muita teoria! É muita coisa pra aprender. É muito estudo e Jesus na causa.