-
Gab. B
Modelo Lean é inspirado no modelo Toyota (Just in time - JIT) -> sistema puxado
- Produção enxuta, visa eliminar desperdícios.
- Sistema diferente do convencional;
- Maior celeridade para produção;
- A pressa para produzir pode gerar produtos de baixa qualidade.
-
Redução do desperdício: por meio do conceito de empreendimento enxuto (lean enterprise), esforço de tempo futuro, redução do ciclo de tempo ou, ainda, eliminação do desperdício do sistema ou eliminação do que não tem valor para o cliente, imprime-se velocidade à empresa.
Gabarito letra B
-
Ao longo das últimas décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano. O interesse é crescente, novas técnicas e experiências continuam a ser desenvolvidas e compartilhadas e isso tem permitido que o aprendizado seja cada vez mais rápido e efetivo.
Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Isso implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis.
Toda iniciativa lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir dessa necessidade, estabelece-se uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado. Novos processos tornam explícitas lacunas de conhecimento e habilidades, criando oportunidades direcionadas para se desenvolver o conhecimento e as habilidades das pessoas envolvidas com o trabalho.
Para sustentar o esforço de transformação, mecanismos gerenciais precisam ser criados ou modificados e o comportamento das lideranças deve ser condizente com as novas premissas fundamentais. Considerando esses importantes elementos, aumenta-se a chance de sucesso e sustentação dos esforços de transformação, tornando possível a incorporação do pensamento lean às práticas do dia a dia de maneira perene
Fonte: < >
-
-
A resposta dessa questão meio que já estava no Enunciado. rsrs
-
O modelo Lean tem por objetivo reduzir os desperdícios e focar nas necessidades dos clientes. " coisas certas nos lugares certos".
- É flexível;
- Defeito zero;
- Processamento puxado pela demanda dos cliente.
Esse modelo considera que os 7 desperdícios ( ciados abaixo) devem ser evitados:
- Espera;
- Movimentação;
- Excesso de produção;
- Transporte;
- Defeitos;
- Inventários;
- Processamentos sem valor
-
LETRA B
A) Melhoria pontual. (Melhoria contínua)
B) Maximização do uso de recursos.
C) Processamento “empurrado”. (Processamento puxado)
D) Qualidade perfeita na segunda vez. (Qualidade perfeita da primeira vez)
E) Construção de relacionamento de curto prazo com os fornecedores. (Confiabilidade em número reduzido de fornecedores: relacionamento de longo prazo)
-
A filosofia Lean teve sua origem no Japão pós-guerra tendo o como ideia central eliminar desperdícios, utilizando menos recursos e agregando mais valor para os clientes, isso foi fortemente aplicado na indústria automobilística, mais precisamente na Toyota.
-
"A filosofia Lean é uma abordagem com foco em processos e que tem, como essência, a busca pela redução de desperdícios."
O enunciado da questão deixa claro que:
É focado em processos
Reduzir desperdícios.
Essa filosofia está focada na EFICIÊNCIA, que é a relação de produção e custo dessa produção. MAXIMIZAR recursos é fazer mais com menos, típico de uma atuação eficiente.