SóProvas


ID
5540545
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Complete as lacunas das sentenças abaixo com preposições que mantêm a regência nominal das palavras de acordo com a norma padrão. A seguir, assinale a alternativa que traz a sequência correta das preposições.
I- Cansara-se das notícias e das dificuldades de grande parte da população ____ ter acesso ____ certos bens de consumo, por motivos como salário baixo, desemprego, juros altos, etc.
II- “Os anjos da morte estão exaustos ____ pegar restos de vidas botadas fora. (...) estão fartos ____ corpos mutilados e almas atônitas. (...) suspiram por todo esse desperdício.” (Lya Luft)
III- “Este corpo tem quarenta cabeças, todas entulhadas ____ figuras, metáforas e antíteses.” (Márcio Barreto)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    Dificuldade EM algo, EM alguma coisa

    Acesso A algo, A alguma coisa

    Exausto DE fazer algo, DE alguma coisa

    Farto DE algo, DE algum coisa

    Entulhadas DE algo, DE alguma coisa

  • Dica de como acerta as preposiçoes: Sempre olhar para o verbo.

    Acerta a I, vc consegue eliminar todas.

     I-cansara-se C das notícias e das dificuldades de grande parte da população ____ ter acesso ____ certos bens de consumo, por motivos como salário baixo, desemprego, juros altos, etc. 

  • Para responder corretamente a esta questão o candidato deve demonstrar que conhece as regras da regência nominal. Em linhas gerais, a regência nominal é a forma como unome (substantivo, adjetivo e advérbio) se relaciona como seus complementos. Essa relação, geralmente, é dada por uma preposição, que é a palavra invariável que liga dois elementos em uma oração.

     

     

    Em termos de estrutura, o exercício pede que preenchamos corretamente as lacunas das frases abaixo, sem que haja prejuízos em termos de regência nominal. Vejamos caso a caso:

     

    I. Cansara-se das notícias e das dificuldades de grande parte da população ____ ter acesso ____ certos bens de consumo, por motivos como salário baixo, desemprego, juros altos, etc.

     

    A primeira coisa a fazer, aqui, é descobrir qual termo será regido pela preposição que irá preencher a primeira lacuna.

     

    E qual seria tal termo? “Dificuldades". Esse substantivo pode tanto ser regido pela preposição “de" quanto pela preposição “em". O que os gramáticos apontam é que, quando a preposição anteceder um verbo ou uma locução verbal, o mais correto é usar a preposição “em". E é justamente o que acontece neste caso, pois o que vem depois da preposição que preenche a primeira lacuna é uma locução verbal (“ter acesso"), isto é, dois verbos exercendo a função sintática de um. Sendo assim, a primeira lacuna deve ser preenchida com “em".

     

    O caso da segunda lacuna é menos complexo, pois “acesso" é regido pela preposição “a". Quem tem acesso, tem acesso a algum lugar (acesso a bens, acesso à rodovia).

     

    II. “Os anjos da morte estão exaustos ____ pegar restos de vidas botadas fora. (...) estão fartos ____ corpos mutilados e almas atônitas. (...) suspiram por todo esse desperdício." (Lya Luft).

     

    Aqui, o adjetivo “exaustos" permite apenas uma possibilidade de regência, que é dada pela preposição “de". Quem está exausto, está exausto de alguma coisa (exausto de trabalhar, exausto de caminhar). Logo, a primeira lacuna desta sentença é preenchida com “de".

     

    A segunda lacuna obedece à mesma lógica. O adjetivo “fartos" é sinônimo de “exaustos" e só pode ser regido pela preposição “de" (farto de esperar, farto de sofrer). Portanto, a segunda lacuna da frase também é preenchida com “de".

     

    III. “Este corpo tem quarenta cabeças, todas entulhadas ____ figuras, metáforas e antíteses." (Márcio Barreto).

     

    Por fim, o adjetivo “entulhados" também só pode ser regido pela preposição “de", pois algo que está entulhado (cheio), está entulhado de alguma coisa. Assim, a lacuna da sentença é preenchida com “de".

     

    Como ficou nosso preenchimento das lacunas?

     

    A resposta é: em - a; de - de; de.

     

    Logo, nosso gabarito é a alternativa A.

     

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Português é lindo..