-
Gabarito: B
I - Art. 3 São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos.
II - Art. 11. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.
III - Art. 69. Tornando-se ilícita, impossível ou inútil a finalidade a que visa a fundação, ou vencido o prazo de sua existência, o órgão do Ministério Público, ou qualquer interessado, lhe promoverá a extinção, incorporando-se o seu patrimônio, salvo disposição em contrário no ato constitutivo, ou no estatuto, em outra fundação, designada pelo juiz, que se proponha a fim igual ou semelhante.
IV - Art. 53. Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos.
-
GAB. B
UM ADENDO AO COMENTÁRIO DA FERNANDA SOBRE A ASSERTIVA II:
Além do que preceitua o art. 11 do Código Civil, impende destacar o Enunciado 4 da I Jornada de direito Civil, segundo o qual: "o exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral."
No mais, bons estudos.
-
coé o direito q é absoluto ????
-
explicação para o erro na II:
INDISPONIBILIDADE DO CORPO:
Art. 13. Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.
EXCEÇÕES: Parágrafo único. O ato previsto neste artigo será admitido para fins de transplante, na forma estabelecida em lei especial.
Art. 14. É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte.
Parágrafo único. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo.
-
Matheus Krawk,
o problema é uma questão como essa (Q352701) que considerou correta a alternativa que diz que os direitos da personalidade possuem caráter absoluto.
E nessa mesma questão a alternativa D (dada como errada) diz que "podem ter seu exercício limitado voluntariamente." Porém, o Enunciado 4 da I Jornada de direito Civil diz: "o exercício dos direitos da personalidade pode sofrer limitação voluntária, desde que não seja permanente nem geral."
E como fica o candidato ?
Esta questão refere-se ao Código Civil brasileiro. (AL-RN 2013 - FCC)
Os direitos da personalidade
Alternativas
a)admitem a transmissão.
B)admitem a renúncia.
c)possuem caráter absoluto.
d)podem ter seu exercício limitado voluntariamente.
e)não são oponíveis erga omnes.