SóProvas


ID
5543254
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Victor Graeff - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando as regras de concordância, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Incluso estão os recibos da compra.
(_) Fazia dois anos que ele não viajava.

Alternativas
Comentários
  • Verbo FAZER com sentido de tempo decorrido não se flexiona.
  • Não seria : Faz dois anos que ele não viaja

  • Edit:

    Incluso estão os recibos da compra (ERRADO) > Os recibos da compra estão inclusos.

    Fazia dois anos que ele não viajava (CORRETO) > O verbo FAZER no sentido de tempo transcorrido é invariável, devendo permanecer na 3a pessoa do singular.

    Gabarito: C

    Recapitulando: Eu não sabia que também poderia ser usado o "fazia" quando o verbo se remete a tempo transcorrido. Vivendo e aprendendo. Colegas, muito obrigado!

  • Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular.

    Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

    http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/duvidas-eternas-faz-ou-fazem-2-semanas.html

  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se análise da concordância das passagens:

    (E) Incluso estão os recibos da compra.

    O adjetivo "incluso" é predicativo do sujeito "os recibos de comora", demovido de sua posição natural, devendo estar devidamente flexionado para com o sujeito concordar.

    "Os recibos de compra estão inclusos." - "Inclusos estão os recibos de compra."

    (C) Fazia dois anos que ele não viajava.

    O verbo "fazer", quando indicativo de tempo, é impessoal e não sofre flexão, permanecendo sempre em forma invariável de terceira pessoa do singular.

    Não há que se confundir, entretanto, ausência de flexão em número e pessoa, ausente nos verbos impessoais devido à falta de sujeito, com ausência de flexão de tempo. A flexão de tempo do verbo impessoal, no caso em cotejo utilizada para indicar ação passada, não é incorreta e não produz erro na construção.

  • “Fazer” ,relacionado a tempo decorrido, não se flexiona em número e pessoa, mas em tempo pode sim se flexionar.

  • A questão é de concordância e quer que identifiquemos a sequência correta. Vejamos:

     .

    (_) Incluso estão os recibos da compra. 

    Errado. "Incluso" é predicativo do sujeito e deve concordar com o sujeito. Na ordem direta fica melhor para ver: Os recibos da compra estão INCLUSOS. Portanto, o certo é "Inclusos estão os recibos da compra".

     .

    (_) Fazia dois anos que ele não viajava.

    Certo. O verbo "fazer" com referência a tempo é impessoal e deve ser usado na 3ª pessoa do singular. Aqui o verbo está na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo: "fazia".

    Sujeito inexistente ou oração sem sujeito: são orações constituídas apenas de predicado. Os verbos utilizados nas orações sem sujeito são denominados impessoais. São usados sempre na 3ª pessoa do singular e, se acompanhados de verbos auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade. Ex.: Faz 10 anos que me formei (e não fazem 10 anos...). Vai fazer 15 anos que ministro aula (e não vão fazer).

    São casos de oração sem sujeito: verbo “haver” no sentido de “ocorrer, fazer, existir, realizar-se, acontecer - O FERA”; verbos que indicam fenômenos da natureza (chover, relampejar, ventar, nevar, gear, amanhecer, escurecer, esquentar...); e os verbos fazer, passar, ser e estar, com referência ao tempo (Hoje fez muito calor. Era no mês de maio. Passava de cinco horas da tarde. Abria a janela, se estava calor).

     .

    Gabarito: Letra C