GABARITO: C.
A - São Paulo, 29 de outubro, de 2015. ERRADO: Na indicação de datas, utilizamos vírgula somente depois do topônimo, isto é, nome do lugar. Então, dessa forma, o certo seria: São Paulo, 29 de outubro de 2015.
B - Poucos alunos, realmente estudaram para a prova. ERRADO: Não se separa por vírgula sujeito e predicado. Correção: Poucos alunos realmente estudaram para a prova.
C - A sentença, minha senhora, era previsível. CERTO: O expressão "minha senhora" é um vocativo, ou seja, não faz parte do sujeito nem do predicado.
USO DA VÍRGULA
- Enumeração;
- Ruptura da forma canônica (ordem direta);
- Termo explicativo (aposto);
- Vocativo.
D - Nas férias visitei, Curitiba a capital do Paraná. ERRADO: Não se separa por vírgula verbo "visitei" de seu completo "Curitiba". Além disso, a construção "a capital do Paraná" é um aposto, ou seja, deve ser separado por vírgula. Correção: Nas férias visitei Curitiba, a capital do Paraná.
E - Espero, que você se arrependa logo. ERRADO: A vírgula separa o verbo "esperar" de seu complemento "que você se arrependa logo". Correção: Espero que você se arrependa logo.
Faça das dificuldades sua motivação!
A questão é de pontuação e quer que assinalemos a alternativa correta. Vejamos:
.
A) São Paulo, 29 de outubro, de 2015.
Errado. Deve-se usar as vírgulas para separar, nas datas, o nome do lugar. O certo, portanto, é: "São Paulo, 29 de outubro de 2015."
.
B) Poucos alunos, realmente estudaram para a prova.
Errado. Não se separa por vírgula o sujeito ("poucos alunos") do predicado ("realmente estudaram"). O certo é: "Poucos alunos realmente estudaram para a prova".
.
C) A sentença, minha senhora, era previsível.
Certo. As vírgulas foram usadas para isolar o vocativo "minha senhora".
Vocativo é o termo (nome, título, apelido) usado para chamar ou interpelar a pessoa, o animal ou a coisa personificada a que nos dirigimos. Sempre vem isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação” com entoação exclamativa.
Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!
.
D) Nas férias visitei, Curitiba a capital do Paraná.
Errado. Não se separa por vírgula o verbo ("visitei") de seu complemento ("Curitiba"). Além disso, há a necessidade de uma vírgula após "Curitiba" para separar o aposto explicativo. O certo é: "Nas férias visitei Curitiba, a capital do Paraná".
.
E) Espero, que você se arrependa logo.
Errado. Não se separa por vírgula o verbo ("espero") de seu complemento ("que você se arrependa logo"). O certo é: "Espero que você se arrependa logo.".
.
Gabarito: Letra C