SóProvas


ID
5546311
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

MASCARÓ e MASCARÓ classificam os recintos urbanos em duas grandes categorias. Sobre esse assunto, analisar os itens abaixo:
I. São classificados como recintos para circular os destinados ao trânsito de veículos, pedestres ou ambos, sendo espaços lineares e contínuos; e recintos de permanência, que têm configuração espacial descontínua, usados, preferencialmente, por pedestres, compõem o conjunto de espaços abertos como praças, lagos e parques.
II. Para cada um dos recintos, os critérios de localização de vegetação são semelhantes, pois devem ser integrados ao desenho urbano a fim de facilitar a legibilidade e a compreensão da malha urbana pelo usuário.
III. Em todos os casos, a localização das árvores deve priorizar o usuário, promover a facilidade de movimentação e evitar a criação de barreiras e obstáculos.
Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • Segundo MASCARÓ e MASCARÓ no livro Vegetação Urbana, pag. 125:

    RECINTOS URBANOS

    Os recintos urbanos podem ser classificados em duas grandes categorias:

    • Os recintos para circular: destinados ao trânsito de veículos, pedestres ou de ambos, incluindo faixas de rolamento, canteiros centrais, ilhas variadas e calçadas. São espaços notadamente lineares e contínuas nos quais a constante é o deslocamento.
    • Os recintos de permanência: têm configuração espacial descontínua, são usados preferencialmente por pedestres e compõem o conjunto de espaços abertos da cidade tais como praças, largos e parques.

    Para cada um deles os critérios de localização da vegetação são diferentes, devendo ser integrados no desenho urbano. Nos limites de ambos os tipos de recinto, nas calçadas, é onde acontecem grande quantidade de variadas formas de interferências entre a vegetação e os outros elementos componentes do espaço urbano. No projeto deve ser diferenciada sua função - calçadas localizadas em áreas comerciais, residenciais e industriais - pois suas características são diferentes.

    Em todos os casos, a escolha da localização das árvores deve priorizar os usuários do recinto urbano, obedecendo a outros critérios complementares de projeto, como:

    a) a facilidade de movimentação evitando a criação de barreiras e obstáculos;

    b) a acessibilidade aos recintos;

    c) o conforto e a segurança tanto para o trânsito como para a permanência.

    Nas páginas seguintes, o livro apresenta os principais critério da geometria da arborização das ruas.

    LETRA C