SóProvas


ID
5546362
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Há normas que orientam para o correto uso dos pronomes pessoais em frases e textos. Eles podem ser usados antes, no meio ou após o verbo da oração. A este respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    • Próclise: Pronome antes do verbo (não te amo);
    • Ênclise: Pronome depois do verbo (amo-te);
    • Mesóclise: Pronome no meio do verbo (amar-te-ei).

     

    a) Segue-se a norma da Ênclise quando a oração estiver na negativa. Exemplo: “Não se incomode demais”. → Errado. Se o pronome está antes do verbo, temos a próclise.

     

    b) Segue-se a norma da Próclise quando a oração for iniciada por verbo. Exemplo: “Cortou-se sem querer”. → Errado. Se o pronome está depois do verbo, temos a ênclise.

     

    c) Segue-se a norma da Próclise quando o verbo estiver no gerúndio. Exemplo: “Correu ao seu encontro, abraçando-o fortemente”. → Errado. Se o pronome está depois do verbo, temos a ênclise.

     

    d) Segue-se a norma da Mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente e não houver palavras que exijam o uso da Próclise. Exemplo: “Encontrar-te-ei mais tarde”. Correto. O pronome no meio do verbo (encontrar-te-ei) denomina o fenômeno da mesóclise.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Próclise - o pronome é colocado entes do verbo quando a oração contém palavras que atraem o pronome.

    Mesóclise- o pronome é colocado no meio do verbo no futuro de presente ou do futuro do pretérito.

    Ênclise_ o pronome é colocado depois do verbo quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal.

    CORRETO = D

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em colocação pronominal. Vejamos o conceito:

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos podem estar em três posições ao verbo ao qual se ligam.

    Próclise é antes do verbo⇾ Nada me faz tão bem quanto passar em concurso.

    Mesóclise é no meio do verbo⇾ Abraçar-lhe-ei…

    Ênclise é após o verbo⇾ Falaram-me que você está muito bem.

    Após vermos o conceito e os exemplos, iremos analisar cada assertiva a fim de encontrarmos a resposta correta. Analisemos:

    a) Incorreta.

    Segue-se a norma da da próclise, e não da ênclise quando a oração estiver na negativa. Exemplo: “Não se incomode demais”.

    b) Incorreta.

    Segue-se a norma da ênclise, e não da próclise quando a oração for iniciada por verbo. Exemplo: “Cortou-se sem querer”.

    c) Incorreta

    Segue-se a norma da ênclise, e não da próclise quando o verbo estiver no gerúndio sem palavra atrativa. Exemplo: “Correu ao seu encontro, abraçando-o fortemente”.

    d) Correta.

    Segue-se a norma da Mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente e não houver palavras que exijam o uso da Próclise. Exemplo: “Encontrar-te-ei mais tarde”.

    Gabarito do monitor: D

  • Assertiva D

    Segue-se a norma da Mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente e não houver palavras que exijam o uso da Próclise. Exemplo: “Encontrar-te-ei mais tarde”.

  • Eu quase errei, estava olhando as frases, mas todas certas, li e demorei compreender que a explicação que estava errada.

  • Boa questão para revisar.

  • REVISA CONCURSEIRO(A) HAHAHAHA

  • Gabarito: D

  • Mesóclise: Meio da palavra

    Próclise: Começo da palavra

    Ênclise: Fim da palavra

  • Segue-se a norma da Ênclise quando a oração estiver na negativa. Exemplo: “Não se incomode demais”.

    • Não palavra atrativa-= Próclise.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Segue-se a norma da Próclise quando a oração for iniciada por verbo. Exemplo: “Cortou-se sem querer”.

    • Não se inicia frase com pronome oblíquo usa-se Ênclise.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Segue-se a norma da Próclise quando o verbo estiver no gerúndio. Exemplo: “Correu ao seu encontro, abraçando-o fortemente”.

    • abraçando-o na próclise o pronome ANTECEDE O VERBO.

    obs:

    Também não ocorre ênclise em verbos no particípio

    Preposição em + verbo no gerúndio: Em se tratando de você, já nada me surpreende…

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Segue-se a norma da Mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente e não houver palavras que exijam o uso da Próclise. Exemplo: “Encontrar-te-ei mais tarde”.

    • Encontrar-te-ei (GABARITO) PONOME NO MEIO DO VERBO
  • Dar-te-ei uma ordem: NÃO DESISTA, MEU AMIGO, não desista. O ano de 2022 vai ser de superações e aprovações. Amém? Amém!

  • Com verbo no FUTURO DO PRESENTE ou FUTURO DO PRETÉRITO utiliza-se MESÓCLISE, desde que não haja palavra atrativa.

    "A fé na vitória tem que ser inabalável."

  • Segue-se a norma da Ênclise quando a oração estiver na negativa. Exemplo: “Não se incomode demais”. (palavra negativa atrai pronome = próclise)

    Segue-se a norma da Próclise quando a oração for iniciada por verbo. Exemplo: “Cortou-se sem querer”. (Exemplo de ênclise ; Não se inicia frase com pronome átono)

    Segue-se a norma da Próclise quando o verbo estiver no gerúndio. Exemplo: “Correu ao seu encontro, abraçando-o fortemente”. (verbo no gerúndio em regra usa-se mesóclise. Exceto se for empregado juntamente com a preposição EM)

    Segue-se a norma da Mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente e não houver palavras que exijam o uso da Próclise. Exemplo: “Encontrar-te-ei mais tarde”. (perfeito; verbos no futuro do presente do indicativo + futuro do pretérito do indicativo usa-se mesóclise)

  • PMPB 2022!!!

  • GAB-D

    Segue-se a norma da Mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente e não houver palavras que exijam o uso da Próclise. Exemplo: “Encontrar-te-ei mais tarde”.

    Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. Ela somente é possível de uma forma: com verbos no futuro do presente (esforçar-me-ei) ou no futuro do pretérito (esforçar-me-ia). Existem mais dois tipos de posição: Próclise - pronome antes do verbo e Ênclise - pronome depois do verbo.

    A vida não se acaba quando deixamos de viver e sim quando deixamos de buscar algo nela.

    JÁ MORRI E NÃO SABIA!!