SóProvas


ID
5546497
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


Vida e morte das agendas


    Agendas de telefones precisam ser refeitas de anos em anos, de acordo com o número de pessoas que entram e saem de nossa vida. De repente não cabe mais ninguém. Nomes que um dia foram anotados porque tinham a ver com algo terrivelmente importante passam para a categoria do “quem era mesmo?”. Tornam-se nomes sem rosto, tragados pela nossa desmemória.
    Mas o pior é o doloroso processo de suprimir os que já se foram. É incrível quantos amigos ou conhecidos têm o hábito de nos deixar a cada dez ou 15 anos. As agendas são um registro macabro dessa fatalidade.
    De algum tempo para cá, outro tipo de supressão ficou obrigatório: o dos telefones fixos. Se a agenda anterior contém o número do telefone fixo e do celular de cada pessoa, e você tenta ligar para um e para outro a fim de certificar-se de que continuam valendo, ficará espantado com quantos fixos, de repente, não existem mais. É terrível constatar que até os seus companheiros de geração reduziram-se ao celular.
    Para completar, as próprias agendas de papel estão sob ataque. Mesmo entre os coroas, quase ninguém mais as usa – os números de telefones são anotados diretamente no celular. Mas o que acontece quando têm o celular roubado ou o esquecem em algum lugar, e já jogaram fora o velho caderno ensebado?
    Talvez as agendas do futuro sejam gravadas diretamente no cérebro – no mísero cérebro humano, arcaico, analógico, que ainda é o nosso.

(Ruy Castro. Folha de S.Paulo. 29.11.2019. Adaptado)

Assinale a alternativa em que, com a inserção das vírgulas, a frase “Nomes que um dia foram anotados porque tinham a ver com algo terrivelmente importante...” atende à norma padrão de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • 14. GABARITO: A

    (A) Nomes que, um dia, (1) foram anotados porque tinham a ver com algo terrivelmente importante... → Correto.

    1- Aqui temos um adjunto adverbial de curta extensão (até 2 palavras*). Quando ele é de curta extensão, a vírgula é facultativa.

    ➥ Veja que ele pode ser retirado da oração sem que isso afete o sentido: “Nomes que, um dia, foram anotados porque tinham a ver com algo terrivelmente importante...", logo podemos colocá-lo entre vírgulas.

    *Observação: Segundo a ABL (Academia Brasileira de Letras), um adjunto adverbial deslocado com três ou mais palavras já não é de curta extensão e demanda obrigatoriamente a utilização de vírgula (4ª edição da Gramática do Pestana, pág. 678).

    Exemplo: "Eu,na Terra da Garoa, visitei muitos museus"

    ➥ Essa quantidade de palavras para o adjunto ser considerado de curta extensão ou não, dependerá da visão de sua banca. Em geral, as bancas seguem a visão da ABL (3 ou mais a vírgula já é obrigatória), mas há bancas que adotam outro visão. Por isso, a professora Flávia Rita fez uma publicação quanto a este ponto, analisando o posicionamento das principais bancas. Dê uma olhada: 

    facebook.com/ProfessoraFlaviaRita/photos/a.268380029928403/3063559147077130/?type=3

     

    Quanto aos erros das demais:

    (B) Nomes que um dia, (1x) foram anotados, porque tinham a ver com algo terrivelmente importante...

    1- Aqui a vírgula está incorreta. Se a gente quiser separar este adjunto adverbial de tempo (um dia), devemos colocar vírgula nos dois lados (, um dia,), e não apenas em um.

     

    (C) Nomes que um dia foram anotados porque, (1x) tinham a ver, (2x) com algo terrivelmente importante...

    1- A vírgula não pode ser empregada aqui, pois ela separa a conjunção (porque) do complemento. Foram anotados por quê? Porque (pois) tinham a ver com algo...

    2- Não podemos empregar a vírgula neste ponto, pois separaríamos o verbo de seu complemento. Tinha a ver com o quê? Com algo importante.

     

    (D) Nomes que um dia foram anotados porque tinham a ver, (1x)  com algo, (2x)  terrivelmente importante.

    1- Ler ponto 2 da anterior.

    2- Algo o quê? Algo importante. Algo que é terrivelmente importante. Novamente, a vírgula separa o termo do complemento, o que é proibido.

     

    (E) Nomes que foram anotados porque tinham a ver com, (1x)  algo terrivelmente, (2x) importante.

    1 e 2- Ler pontos 1 e 2, respectivamente, da anterior.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Fui no detalhe do sequenciamento da coordenação entre os sentidos e o complemento dos termos. Em resumo: retirando o termo entre as vírgulas, fazia sentido a frase? Cortei várias alternativas.

  • Ao meu ver.

    Alternativa:

    A

    Nomes que, um dia, foram anotados porque tinham a ver com algo terrivelmente importante...

    Não há vírgula antes do porque, pois faz parte de uma Oração Subordinada Adverbial Causal na Ordem Direta, tornando-a FACULTATIVA.

    Caso contrário, corrijam-me !

  • da um frio na barriga quando vc tem certeza da resposta.

  • GABARITO - A

    Acrescentando....

    Também aparecem entre vírgulas as orações intercaladas ou Interferentes:

    Continuamos ansiosos, disseram os alunos ao professor, pela sua volta.  

    O trabalho – cremos nós – não será difícil.

    BONS ESTUDOS!!!

  • Gab a!

    a)

    Nomes que, um dia, foram anotados porque tinham a ver com algo terrivelmente importante...

    sentença direta, sem vírgula. Essa vírgula no ''um dia'' é u adjunto adverbial deslocado pós verbo. (posição dieta seria depois de ''foram''.

  • GAB-A

    Nomes que, um dia, foram anotados porque tinham a ver com algo terrivelmente importante...

    É só questão de tempo, o fim do sofrimento

    CONNTINUE ESTUDANDO!!