SóProvas


ID
5550253
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Winnicott (1965/2010), a relação entre a mãe e o bebê começa a ser engendrada durante a gestação. Uma determinada condição fornece, à mãe, a capacidade peculiar de fazer o que for necessário para os cuidados de seu bebê. De forma inconsciente, a mãe identifica-se com o bebê, assim como, posteriormente, o bebê se identificará com a mãe.
Esta condição é denominada  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    "Segundo o autor, a mãe deverá ser capaz, a partir dos últimos meses da gestação até alguns meses após o parto, de experimentar o estado de preocupação materna primária, que consiste em a mãe saber no momento certo, através de uma sintonia sutil que estabelece com o bebê, as necessidades vitais de seu filho. É uma identificação da mãe com seu bebê: ela passa a sentir o que ele sente e precisa. Dentro dessa visão, a mãe e seu bebê possuem uma relação recíproca e complementar, podendo-se pensar que a mãe não existe sem o bebê e o bebê não existe sem a mãe (Winnicott, 2000 [1956])."

    Fonte: https://www.scielo.br/j/pc/a/hm3zpqDVbKYNrddckTYyzWJ/?lang=pt

  • Gab B

    Segundo o autor, a mãe deverá ser capaz, a partir dos últimos meses da gestação até alguns meses após o parto, de experimentar o estado de preocupação materna primária, que consiste em a mãe saber no momento certo, através de uma sintonia sutil que estabelece com o bebê, as necessidades vitais de seu filho. 

  • Apenas por fim de curiosidade:

     Narcisismo materno é caracterizado por um relacionamento abusivo que, geralmente, envolve a destruição da autoestima, confiança e autonomia dos filhos.

    Estádio de espelho: Expressão criada por Jacques Lacan, em 1936, para designar um momento psíquico da evolução humana, situado entre os 6 e os 18 meses, durante o qual a criança antecipa o domínio sobre a sua unidade corporal através de uma identificação com a imagem do semelhante e da percepção da sua própria imagem num espelho.