SóProvas


ID
5550298
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As demandas vindas do envelhecimento populacional transformaram-se em exigências para todas as especialidades e abordar a subjetividade da pessoa idosa é uma tarefa que a Psicologia vem adotando na interação com outros saberes.
Sobre as demandas da Sra. Maria, que completou 90 anos com boas condições físicas e mentais, analise as afirmativas a seguir.
I. Ela pode optar pelo tratamento de saúde que considerar mais favorável.
II. Ela pode residir em sua casa desacompanhada de seus familiares.
III. Ela pode participar da vida política, exercendo o direito de votar.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Cuidado sempre com os termos, todas as assertivas estão nos dizendo que ela pode, mas não dizem que deve. Considerando que, apesar de ser idosa, ela apresenta boas condições físicas e mentais então não há nada que a impeça.

  • As afirmativas trazidas na questão encontram referência no Estatudo do Idoso:

    Art. 10. É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

    § 1o O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

    VI – participação na vida política, na forma da lei;

    Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

    Art. 37. O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.


    GABARITO: E

  • Questa letra de lei. Estatuto do idoso:

    I - Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

    II - Art. 37. O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.

    III - Art. 10. § 1o O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos: VI – participação na vida política, na forma da lei; 

    Gabarito: E