SóProvas


ID
5550313
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a frase “Pode ocorrer ventanias e granizo”, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    E) apresenta uma incorreção de concordância verbal.

    “PODEM ocorrer ventanias e granizo”.

    Bons estudos !

  • No sujeito composto posposto a concordância não pode ser com o mais próximo ou com os dois?

    Se esse for o caso tanto a frase "Pode ocorrer ventanias e granizo" quanto "Podem ocorrer ventanias e granizo" estariam certas.

    Agora se a frase fosse construída na ordem direta "Ventanias e granizo podem ocorrer".

    ou eu estou viajando nessa?

  • Gabarito na alternativa E

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre a oração:

    “Pode ocorrer ventanias e granizo”

    A oração é composta de locução verbal (conjugação perifrástica) cujo sujeito encontra-se posposto. A concordância verbal pode ocorrer apenas com o núcleo do sujeito mais próximo ou com o conjunto.

    Ao apreciar a frase percebe-se que o primeiro núcleo do sujeito composto, "ventanias", é substantivo plural, de modo que a concordância, ainda que ocorra apenas com este, deve ser também plural.

    Do exposto, é correto o afirmado na assertiva E: apresenta uma incorreção de concordância verbal.

  • A questão é de morfologia e sintaxe e quer que analisemos as alternativas abaixo em relação à frase “Pode ocorrer ventanias e granizo”. Vejamos:

     .

    A) está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.

    Errado. Está em desacordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, já que apresenta um erro de concordância verbal. O certo é "podem ocorrer ventanias e granizo".

     .

    B) “ventania” é adjetivo.

    Errado. "Ventania" (= vento forte) é um substantivo e não um adjetivo.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     .

    C) há somente um verbo na frase.

    Errado. Há uma locução verbal e portanto dois verbos: "poder" e "ocorrer".

     .

    D) apresenta uma incorreção de concordância nominal. 

    Errado. A concordância nominal trata da adequada variação em gênero e número dos determinantes (adjetivos, pronomes, artigos e numerais) com o substantivo, pois tais classes dependem dele e se relacionam com ele. Na frase, o erro é de concordância verbal e não nominal.

     .

    E) apresenta uma incorreção de concordância verbal.

    Certo. Há na frase um erro de concordância verbal, já que o verbo (locução verbal) não está concordando com o sujeito da oração em número e pessoa. O certo é: Ventanias e granizo (eles) PODEM ocorrer".

     .

    Gabarito: Letra E

  • Nesse tipo de questão, análise todos os itens do texto para não confundir o que está sendo pedido.
  • Segunda vez que erro essa questão, e acredito que pelo mesmo motivo. Identifiquei a locução verbal, e percebi que não concordava com "ventanias e granizo". No entanto, cismei que é erro de concordância nominal. Alguém poderia me esclarecer melhor tal diferença? Sob o ponto de vista da questão? Me exemplificar um erro de concordância nominal pra essa mesma frase?!
  • Acho que entendi, me corrijam se eu estiver errado. "Pode ocorrer ventanias e granizo" O correto: "PODEM ocorrer ventanias e granizo" A confusão que fiz foi correlacionar o Verbo com "Ventanias e Granizo", que são substantivos por isso chamei de Erro de Concordância Nominal. No entanto, é o VERBO que esta errado. Sendo o VERBO que está errado, então o erro de concordância é o VERBAL. OK?!?! SERIA ISSO?