SóProvas


ID
5550427
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o desenvolvimento de políticas de atração e retenção de talentos, analise as afirmativas a seguir.
I. A empresa pode valorizar a conformidade do pensamento grupal.
II. A empresa pode investir em employer branding.
III. A empresa pode desenvolver programa de trainees.
Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • mds! eu devia ter feito essa prova para psicólogo organizacional em vez de psicólogo hospitalar kkkkk

  • questão super mal formulada.
  • Alternativa E.

    Tanto programas de Trainees e Employer branding relacionam-se com o recrutamento e seleção.

    Employer branding

    O employer branding — que, em uma tradução mais livre, significa “marca do empregador” — é um conjunto de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado a respeito de sua empresa como local de trabalho. Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas estão adotando o employer branding como forma de manter os melhores colaboradores, crescer e se tornar destaque entre os concorrentes. Assim, essa é uma estratégia de branding que tem como finalidade reforçar esses pontos positivos de como é trabalhar na organização, para fortalecer a imagem dela e atrair pessoas realmente talentosas para o quadro de funcionários. Portanto, quando bem executado, os colaboradores veem a empresa como uma ótima opção para sua carreira — uma oportunidade para o desenvolvimento de seu potencial produtivo e valorização profissional. Assim, candidatos talentosos disputam as vagas disponíveis e os atuais funcionários se empenham ao máximo para permanecerem no time.

    Programas de Trainee:

    Os programas de trainee tem o principal objetivo de formar novos líderes e gerentes. Sendo aprovado no processo de avaliação para trainee, o estudante irá passar por diversos setores de uma empresa. Através do período de treinamento que o profissional é submetido, ele será moldado para que se torne um profissional que tenha todas as características necessárias para se engajar no perfil da empresa contratante. O programa formará um profissional que poderá tomar decisões estratégicas para a corporação que estiver atuando.

    As vagas de trainee são destinadas aos que estão prestes a concluir o ensino superior. Estes passam por um processo rigoroso, onde um dos requisitos importantes é trabalhar em horário integral, ter o nível de inglês avançado entre outros. Por se tratar de vagas que cobram mais estudos, consequentemente as cobranças são maiores, mas para compensar o desgaste a remuneração é maior que um estágio.

    O Item I não esta errado, mas entendo que o mesmo está mais próximo da seleção do que do recrutamento. "Pensamento grupal" pode ser considerado um valor que a empresa pode levar em conta no processo de seleção.

    Obs: a respeito dos comentários, achei uma questão OK, de dificuldade boa. Só é "fácil" pois as alternativas não dificultam a resposta. Se colocassem uma alternativa incluindo o Item 3 muita gente reprovaria, pois muitos candidatos estudam superficialmente Psicologia do Trabalho e tentam responder pelo senso comum, o que pra mim, nessa disciplina, é um erro fatal.

  • Um elevado nível de coesão grupal pode propiciar um ambiente organizacional com mais sinergia e menos conflito. Mas, de acordo com alguns especialistas da área de gestão de pessoas, quanto mais coeso for um grupo mais semelhante será a produção de seus participantes individualmente. Esses especialistas também afirmam que grupos muito coesos podem ser vítimas do "pensamento grupal", ou seja, os membros preocupam-se em obter uma concordância geral, que as normas para o consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas, e isso pode acarretar uma deterioração da eficiência mental do individuo, do seu senso de realidade e de julgamento moral como resultado da pressão do grupo.

    Em síntese, uma elevada coesão grupal permite a divisão de conhecimentos e habilidades entre os integrantes e proporciona um ambiente mais dinâmico e harmônico. No entanto, as empresas precisam analisar o nível de coesão existente entre os colaboradores, de forma que essa não influencie para uma queda de rendimento e de criatividade individual. Para isso, o desenvolvimento de técnicas para monitorar o tamanho de um grupo, encorajar as pessoas a assumirem posicionamentos distintos e estimular a discussão ativa a respeito de uma decisão são algumas ações que, se tomadas pelos gestores adequadamente, minimizam o pensamento grupal e auxiliam no alinhamento dos interesses do grupo às estratégias da organização.

    https://www.webartigos.com/artigos/a-coesao-grupal-nas-organizacoes/3105