SóProvas


ID
5552314
Banca
Aroeira
Órgão
Prefeitura de Luziânia - GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 

LÍNGUA

Esta Língua é como um elástico
Que espicharam pelo mundo.

No início era tensa, de tão clássica.
Com o tempo, se foi amaciando,
foi-se tornando romântica,
incorporando os termos nativos
E amolecendo nas folhas de bananeira
As expressões mais sisudas.
Um elástico que já não se pode
Mais trocar, de tão gasto;
Nem se arrebenta mais, de tão forte.

Um elástico assim como é a vida
Que nunca volta ao ponto de partida.
(TELES, Gilberto Mendonça. Falavra.
Lisboa: Dinalivro, 1989, p. 95-96.)

A Língua Portuguesa dispõe de vários recursos para que seus usuários possam expressar a mensagem de seus enunciados. Dessa forma, leia as afirmações abaixo e marque V ou F.

1. ( ) A metáfora criada em torno da semelhança entre “língua” e “elástico” expressa a ideia de flexibilidade das Línguas.
2. ( ) A expressão “Um elástico que já não se pode/Mais trocar, de tão gasto” denota a ideia de que a “flexibilidade das Línguas” as enfraquece.
3. ( ) As locuções “No início” e “Com o tempo” indicam a referência a um tempo em passagem. Essa perspectiva é reiterada pela diferença dos tempos verbais em “era tensa” e “foi amaciando”.
4. ( ) Pode-se inferir que há uma antonímia entre “amolecer e expressões sisudas”, “tão gasto” e “tão forte”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:

Alternativas
Comentários
  • o "como" na assertiva 1 não tornaria uma comparação ao invés de metáfora?

  • Eu NÃO CONCORDO QUE ESSA PRIMEIRA SEJA METAFORA.

  • CUIDADO

    A questão é nula por problemas de redação.

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    (F) A metáfora criada em torno da semelhança entre “língua” e “elástico” expressa a ideia de flexibilidade das Línguas.

    A banca utiliza o termo "metáfora" em sentido genérico, tentando fazer referência ao sentido figurado criado no primeiro verso.

    Ocorre que há, no primeiro verso (Esta Língua é como um elástico), a figura de linguagem da comparação, levando o aluno a interpretar o uso do "metáfora" como uma incorreta classificação da figura de linguagem e consequentemente como incorreta a assertiva.

    Tivesse a banca utilizado "figura de linguagem" em lugar de "metáfora", estaria correta a assertiva.

    (F) A expressão “Um elástico que já não se pode/Mais trocar, de tão gasto” denota a ideia de que a “flexibilidade das Línguas” as enfraquece.

    Não há elemento textual que dê lastro à presente afirmação.

    (V) As locuções “No início” e “Com o tempo” indicam a referência a um tempo em passagem. Essa perspectiva é reiterada pela diferença dos tempos verbais em “era tensa” e “foi amaciando”.

    A construção do texto indica a passagem do tempo por meio do uso de formas estáticas e dinâmicas: o adjunto "no início" indica marco temporal estático, assim como a construção verbal "era tensa", indicativa de situação passada e concreta; "com o tempo" indica marco temporal dinâmico, algo que ocorre ao longo do tempo, reiterada pela construção verbal "foi amaciando".

    (F) Pode-se inferir que há uma antonímia entre “amolecer e expressões sisudas”, “tão gasto” e “tão forte”.

    A intenção da banca foi questionar a relação de antonímia entre os pares "amolecer" e "expressões sisudas", e "tão gasto" e "tão forte", o que garantiria verdade à assertiva.

    Há, entretanto, erro na redação, que registra "amolecer e expressões sisudas", "tão gasto" e "tão forte", levando o candidato a entender que está diante de três termos que devem ser comparados, não havendo como julgar a assertiva.

    Gabarito da banca na alternativa A

    Questão nula

  • Realmente não é metáfora é comparação. Eu geralmente vou anulando até chegar o que a banca quer, porque tem muitas bancas que tem enunciado confuso gabarito errado. Temos que ficar atentos e pedir recurso.

  • Essa é basicamente uma questão de interpretação de texto aplicada aos recursos linguísticos utilizados na construção do poema que serve de texto de apoio. Assim, deve-se analisar as afirmações contidas no enunciado a fim de averiguar quais são corretas e quais incorretas.

    Começando pela frase 1, de fato, a metáfora que associa “língua" e “elástico" serve justamente para estabelecer a ideia de que as Línguas são flexíveis, já que, assim como os elásticos, elas possuem uma forma original e podem se estender, alargar-se aumentando seu tamanho e alcance.

    Já a afirmação 2 não condiz com o que diz o poema, pois a expressão “Um elástico que já não se pode/Mais trocar, de tão gasto" está querendo dizer que a Língua, tendo se estendido por tantos lugares, já tomou uma forma própria, uma identidade, mesmo que seja suscetível a mudanças. Tanto é assim que o verso seguinte diz que a Língua não “se arrebenta mais, de tão forte". Ou seja, em nenhum momento, é explorada uma suposta fraqueza por conta da flexibilidade linguística.

    Por outro lado, o que é dito em 3 faz sentido, já que basta observar os dois versos que se utilizam dessas locuções adverbiais temporais para perceber a ideia de tempo decorrendo:

    (A Língua) No início era tensa, de tão clássica./ Com o tempo, se foi amaciando (...)

    Ou seja, houve um tempo inicial, em que a Língua era tensa, mas, com o passar do tempo, ela foi se amaciando. Ou seja, aqui não se trata de algo ocorrendo na mesma linha temporal, mas explora-se a dinâmica de um tempo que flui.

     Por fim, também o que se afirma em 4 está correto. Isso porque antonímia é basicamente uma relação de oposição, de contrariedade de ideias. Sendo assim, o verbo “amolecer" passa a ideia de abrandamento, ao passo que “expressões sisudas" remetem ao contrário, passando a ideia de severidade e dureza. Ainda nesse sentido, as expressões “tão gasto" e “tão forte" agem, também, nessa dinâmica dos antagônicos, uma vez que “gasto" passa a ideia de algo danificado, desgastado, deteriorado, ao passo que “forte" remete a algo resistente, firme, robusto e potente.

    Considerando isso, percebemos que 1 é verdadeira, 2 é falsa, e 3 e 4 são verdadeiras (v, f, v, v). Logo, a alternativa correta é a letra A.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Em uma metáfora usa-se uma comparação, mesmo que implícita.

    Ex: O boxeador Popó é forte como um touro. (Popó tem sua força comparada a de um touro).

    A vida é um desafio. Seu sonhos trampolins.