CUIDADO
A questão não possui gabarito
Solicita-se julgamento das assertivas:
I - O verbo “espicharam”, no segundo verso, está flexionado na 3ª pessoa do plural, pois estabelece uma concordância ideológica com a ideia implícita de “pessoas”, “indivíduos”.
Incorreta. A passagem está transcrita abaixo:
"Esta Língua é como um elástico
Que espicharam pelo mundo."
Não há elemento na construção que dê suporte à afirmação da banca, partindo puramente do subjetivismo do examinador. O núcleo verbal "espicharam" encontra-se conjugado em forma de terceira pessoa do plural por conta de seu sujeito indeterminado, e não por força de uma concordância ideológica.
A utilização de termos genéricos como "pessoas" ou "Indivíduos" para indicar o agente da ação verbal cujo sujeito é indeterminado é apenas uma inferência lógica. Sabe-se que alguém pratica a ação verbal, não se sabe quem, o verbo assume forma de terceira pessoa do plural:
"Compraram a casa do meu vizinho." sujeito indeterminado (eles, pessoas, indivíduos).
"Bateram no posto aqui da esquina." sujeito indeterminado (eles, pessoas, indivíduos).
De mais a mais, a concordância ideológica não se amolda ao contexto em tela, ocorrendo em casos nos quais a concordância do verbo, adjetivo ou pronome ocorre com a ideia presente em um termo, e não necessariamente com este:
"Dizem que os cariocas somos pouco dados a jardins públicos." - concordância ideológica de pessoa por parte de um autor carioca que se inclui entre "os cariocas". A concordância, que naturalmente ocorreria em terceira pessoa do plural, ocorre em primeira pessoa do plural.
II - As expressões “No início” e "Com o tempo”, nesse contexto, têm a função de locuções adverbiais.
Correta. As construções destacadas são adjuntos adverbiais de tempo.
III - No verso “As expressões mais sisudas”, o vocábulo mais é um pronome indefinido e estabelece uma ideia de quantidade.
Incorreta. O termo destacado é adverbio de intensidade, estabelecendo no contexto uma intensificação do adjetivo "situadas".
Gabarito da banca na alternativa B
Gabarito correto ausente
Ainda bem que eu não vou fazer concurso para essa banca! Afirmação I- O verbo “espicharam”, no segundo verso, está flexionado na 3ª pessoa do plural, pois estabelece uma concordância ideológica com a ideia implícita de “pessoas”, “indivíduos”
Meu jesus, que afirmação SUBJETIVA e ainda é uma afirmação verdadeira! Uma pessoa que realmente estuda sabe que o verbo está na 3ª pessoa do plural porque esta indicando um SUJEITO INDETERMINADO e não uma concordância implícita com "pessoas", "indivíduos".
Parei para marcar a questão quando vi essa afirmação absurda, e me deparei com um gabarito totalmente equivocado! É mais fácil alguém que nunca estudou passar em um concurso desses!