- 
                                O que torna-se mais importante do que dominar a leitura e a escrita. Ser alfabetizado é também ter um senso crítico aprimorado, fazer uma análise do seu papel na sociedade e compreender-se como ser ativo dentro dela. 
- 
                                  Paulo Freire, dava ênfase a contextualização da realidade do aluno, chamados temas geradores. Valorizava as culturas locais, fazendo os círculos de cultura, chamados grupos de discursão.    
- 
                                o mais importante é a vivencia dos alunos, as experiencias vividas e a realidade. 
- 
                                errado ! PF fala dos temas geradores e a realidade do aluno ! 
                            
- 
                                ERRADO:   O mais importante não era a questão conteudista! Era a visão crítica que o aluno deveria ter sobre a sociedade em que vivia, a luta de classes, a concepção sobre o opressor e o oprimido e suas vivências, essas sim, deveriam ter relação com o ensino compartilhado com o aluno, pois este, não era um mero depósito bancário de informações mecânicas, não! Pelo contrário, a pedagogia libertadora possibilitava ao jovem ou adulto, ter sua concepção de mundo explorada e questionada, para além das relações de poder, estabelecidos na sociedade. 
- 
                                ERRADO. Paulo Freire pregava que os alunos possuem alguns conhecimentos e bagagens, então há uma valorização dos saberes do educando. 
- 
                                De fato Paulo Freire enfatizava a realidade do aluno, trazendo temas geradores da própria realidade do aluno!