SóProvas


ID
5562937
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“A guerra que Napoleão movia na Europa contra a Inglaterra, em princípio do século XIX, acabou por ter consequências para a Coroa portuguesa. Após controlar quase toda a Europa Ocidental, Napoleão impôs um bloqueio ao comércio entre a Inglaterra e o continente. Portugal representava uma brecha no bloqueio e era preciso fechá-la. Em novembro de 1807, tropas francesas cruzaram a fronteira de Portugal com a Espanha e avançaram em direção a Lisboa.”

FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. p. 66.

No excerto acima o autor faz referência ao contexto da

Alternativas
Comentários
  • Bloqueio Continental foi uma medida imposta pelo imperador francês Napoleão Bonaparte, em 1806, a partir da qual os países europeus estavam proibidos de manter qualquer relação comercial com a Inglaterra. O objetivo desse bloqueio era arruinar a economia inglesa e expandir o domínio da França sobre a Europa. Essa imposição napoleônica teve consequências principalmente na América, pois as colônias aproveitaram o enfraquecimento de suas metrópoles para proclamar suas respectivas independências.

    O fato de Portugal depender das manufaturas inglesas fez com que o príncipe regente Dom João VI não aderisse ao Bloqueio Continental. Os portugueses não tinham condições de reagir militarmente a um ataque francês e nem de desistir de manter acordos comerciais com a Inglaterra.

    Dom João VI fez o seguinte acordo com a Inglaterra: transferir o governo português para o Brasil enquanto as tropas inglesas defenderiam Portugal contra o ataque napoleônico. Além disso, os portos brasileiros seriam abertos para as mercadorias inglesas.

    transferência da Corte para o Brasil foi um fato inédito na História. Nunca um reino transferiu a sua sede para uma colônia distante da Europa. A chegada da família real ao Brasil alterou o cotidiano e influenciou o destino da colônia portuguesa na América.

    Prontamente, Dom João VI assinou um decreto, em 1808, autorizando a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas. A longa permanência da família real no Brasil acelerou processo de independência brasileiro.