SóProvas



Prova IF Sul Rio-Grandense - 2021 - IF Sul Rio-Grandense - Professor - História


ID
5562877
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Ao tratar do problema da hominização na África, o procedimento do pré-historiador é bastante diferente daquele empregado pelo paleontólogo”.

SILVÉRIO, V. R. (Coord.). Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI.
Brasília, DF: UNESCO, 2013. p.95.

A Hominização é um processo evolutivo que ocorreu a partir de um primata desconhecido e impulsionou os seres humanos à transformação física, intelectual e cultural.

Considerando os debates históricos acerca da hominização apresentados pelo autor, afirma-se que

Alternativas

ID
5562880
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Yuval Noah Harari, historiador israelense, estudou 70 mil anos da história humana. Com base nesse estudo, o autor afirmou que os organismos pertencentes à espécie Homo Sapiens começaram a formar estruturas mais elaboradas, denominadas culturas. O desenvolvimento dessas culturas humanas chama-se de história. Três importantes revoluções definiram o curso da história e nos impulsionaram adiante: a Revolução Cognitiva, a Revolução Agrícola e a Revolução Científica

Acerca das ideias defendidas pelo historiador, afirma-se que

Alternativas

ID
5562883
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Terminada a Segunda Guerra Mundial, de acordo com Gertz quando escreve sobre Neonazismo no Rio Grande do Sul:

“O clima daí decorrente estendeu-se por muitos anos, após a guerra. Por isso, parte da população de origem alemã manteve-se arredia, retraída, e, de outro lado, continuou sendo encarada com desdém por alguns setores da sociedade brasileira – foi o tempo em que se falava do ‘alemão batata’.”.

GERTZ, 2012, p. 19-20) GERTZ, R. E. O Neonazismo no Rio Grande do Sul.
Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 19-20.

Sobre as discussões acerca do Nazismo e do Neonazismo no Rio Grande do Sul, realizadas pelo autor, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Alguém fundamenta?

  • Não entendi.

  • que porr@ é essa?


ID
5562886
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os estudos históricos brasileiros são marcados pela carência de informações sobre o Reino do Meio, Zhongguo, nome da China em mandarim. O atual interesse a respeito do dragão chinês ocorre devido às possibilidades de estreitar as relações econômicas, os investimentos em educação e pesquisa, mas também ao desafio de dar uma resposta às suas políticas externas.

Sobre a história da Antiga China, afirma-se, EXCETO que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

    O erro está em apontar que as ideias de Confúcio foram manipuladas, algo conflitante com o pensamento historiográfico atual.

  • Comentário acima está errado: as ideias de Confúcio foram sim manipuladas com o passar do tempo, para se adequarem ao governante da época. O erro da alternativa está em dizer que dinastia Zhou (1046 AEC – 256 AEC) adotou as ideias de Confúcio, sendo que na realidade, foi a Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) que adotou as ideias de Confúcio como filosofia oficial de Estado


ID
5562889
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os hebreus têm sua origem na Mesopotâmia e, a partir do evento do Êxodo, sob liderança de Moisés, foram libertos da escravidão no Egito. Esse povo seminômade adotou o monoteísmo, a crença num deus único e universal, designado Javé, cujo culto deu origem ao judaísmo.

A respeito do estudo e da história dos hebreus, afirma-se, EXCETO que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Não há evidência egípcia alguma de que os hebreus foram escravizados no Egito e que o Êxodo ocorreu.

    Fonte: Professor Bart Ehrman

  • Os hebreus eram cananeus, politeístas e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. O monoteísmo só entra com força nos hebreus após a retorno da elite hebraica de Babilônia, lá no final do séc. VI a.C. e mesmo assim, ainda havia adoração a deuses babilônicos e depois, gregos.


ID
5562892
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na Grécia Antiga o poder político era exercido pelos cidadãos das diversas pólis (Cidades-Estado). Em Esparta, somente descendentes dos conquistadores dórios e dos proprietários de terras tinham direitos de cidadania. Poucos habitantes eram, de fato, considerados cidadãos.

No que diz respeito à organização política da Cidade-Estado de Esparta, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Salvou demais esse resumo! Obrigada

  • GABARITO LETRA B

    Em Esparta, a estrutura política era composta por dois Reis (um ficava em Esparta e outro participava das batalhas), pelos Gerontes, que formavam o conselho de anciãos (Gerúsia), e pela Ápela (Assembleia do Povo). Os Reis cuidavam das funções administrativas, enquanto a Gerúsia e a Ápela, funções legislativas, cabendo a primeira propor e a segunda, deliberar.

  • Muita gente marcou C, mas ela está errada ao mencionar que a Gerúsia fiscalizava os reis.

  • A diarquia espartana contava com reis das dinastias dos Ágidas e dos Euripôntidas, e ambos cumpriam funções religiosas, militares e judiciárias. Nos períodos de guerra, um dos reis ia para o campo de batalha, liderando as tropas espartanas, enquanto que o outro ficava em Esparta, garantindo a segurança e a ordem social da cidade.

    Além dos dois reis, a política espartana tinha outras três instituições: a Apela, a Gerúsia e o Conselho dos Éforos.

    A Apela era o local onde a tomada de decisões acontecia, sendo, portanto, uma espécie de assembleia. Nela todos os esparciatas com mais de 30 anos poderiam reunir-se para aprovar ou rejeitar as propostas realizadas pela Gerúsia.

    A Gerúsia, por sua vez, funcionava como um Senado para os espartanos. Eia 28 esparciatas com mais de 60

    anos que eram eleitos pela Apela para ocuparem o cargo de maneira vitalícia. Além disso, os dois reis também faziam parte da Gerúsia. Era papel dos seus membros formular leis para serem votadas na Apela e realizar o julgamento de pessoas.

    Por fim, o Conselho dos Éforos era formado por cinco esparciatas eleitos para ocuparem o cargo durante um ano. Os membros desse conselho eram os homens mais poderosos de Esparta, sendo função deles monitorar o trabalho dos reis. Por isso os historiadores afirmam que o Eforato era a instituição politicamente mais poderosa de Esparta.


ID
5562895
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A República Romana caracterizou-se por uma complexa estrutura político-administrativa formada por três áreas: Magistratura, Senado e Assembleias. Essa estrutura refletia as riquezas e os privilégios dos distintos grupos sociais, aumentando as desigualdades entre patrícios e plebeus. Também desencadeou várias revoltas plebeias, o que ocasionou mudanças na vida política e social de Roma.

Sobre as lutas e a ascensão da plebe durante a República Romana, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    A influência grega sobre Roma é inegável e isso se deu em vários formatos. Em 621 a.C., Dracón estabeleceu as leis escritas em Atenas. Por volta de 450 a.C., em Roma, foram estabelecidas as primeiras leis escritas que ficaram conhecidas como Lei das Doze Tábuas.

  • O Tribuno da Plebe, também conhecido historicamente como Tribuno do Povo, foi uma magistratura instituída durante a República Romana. Eram os representantes dos plebeus, eleitos pelo Conselho da Plebe para um mandato de um ano. Eles representavam os cidadãos romanos de todas as classes (exceto os patrícios).

     

    Contexto histórico do surgimento

     

    Entre a última década do século VI a.C. e começo do V a.C., logo após a queda da Monarquia e instituição da República Romana, os plebeus foram dominados e explorados pelos patrícios. Esta situação gerou insatisfação e pequenas revoltas populares em Roma. Com o risco de uma grande revolta dos plebeus, o Senado Romano enviou a um ex-cônsul romano, Agripa Lanato, a missão de negociar com os plebeus uma saída para a crise. O Tribuno da Plebe surgiu neste contexto.

     

    O primeiro Tribuno da Plebe foi instituído em 493 a.C.

     

    Atribuições principais:

     

    - Defender os direitos dos plebeus romanos em contraposição aos interesses dos patrícios (aristocracia).

     

    - Incluir, nas leis romanas, direitos para os plebeus. Objetivo que foi alcançado em 457 a.C. Neste mesmo ano, o número de tribunos da plebe foi aumentado para dez.

     

    - Convocar reuniões do Senado.

     

    - Enviar aos senadores as reivindicações dos plebeus.


ID
5562898
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Os preceitos e os princípios corânicos constituem o fundamento da fé islâmica. [...] O Islã não é somente uma religião, trata-se de um modo de vida completo que abarca todas as esferas da existência humana. O Islã está repleto de conselhos apropriados a todas as circunstâncias da vida: individuais, sociais, materiais e morais, econômicas e políticas, nacionais e internacionais.”

SILVÉRIO, V. R. (Coord.). Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI. Brasília, DF: UNESCO, 2013. Vol. I, p.290.

O Islã é resultado de um processo histórico ocorrido a partir do séc. VII d.C., no período conhecido como a Alta Idade Média. Seu livro sagrado, o Corão, tem ensinamentos de natureza global que visam a guiar os seres humanos em sua relação com Deus e com os outros membros da sociedade humana.

Constitui-se em preceito da fé islâmica

Alternativas
Comentários
  • qual seria o erro da letra A?

  • Tbm não entendi

  • Nem todo muçulmano segue a sharia, pois a sharia é um texto em separado do Corão, tratando mais especificamente da esfera civil, e não religiosa necessariamente. Estranho, muito estranho.

  • Questão que merece ser anulada. Acho q todos concordam que a Correta é a letra A

  • IMAGINEI QUE A RESPOSTA FOSSE A LETRA A


ID
5562901
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“[...] mulheres movidas pela fé em Jesus e inspiradas pelas redescobertas teológicas de Martim Lutero foram determinantes para o avanço da Reforma da Igreja. Mulheres que colocaram, muitas vezes, em risco sua vida em defesa da fé em Jesus Cristo. Mulheres que a partir da leitura da Bíblia, tiveram grande importância de atuação no movimento da Reforma.”

BLASI, M; BRUN, M. e KIECKBUSCH, W. Bordando memórias: História das Mulheres do movimento da
Reforma. São Leopoldo: Sinodal, 2019. p.07.

As Reformas Religiosas foram, antes de tudo, redescobertas teológicas determinantes para as transformações políticas, sociais, econômicas e culturais do seu tempo. Esses movimentos religiosos contaram com mulheres como Katharina von Bora, Erdmuthe von Branderburg, Eléonore d’Olbreuse, Katharina Schütz Zell, Justina Siegemund e tantas outras que foram invisibilizadas pelos estudos históricos.

A respeito do papel histórico das mulheres nas reformas religiosas, afirma-se, EXCETO que

Alternativas
Comentários
  • Letra D, para os não assinantes.


ID
5562904
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nicolau Sevcenko afirma que a maioria das cidades italianas já gozava de autonomia no limiar do século XIII, quando inicia a cultura renascentista. Organizadas em cidadesestados ou repúblicas independentes, resultado da prosperidade econômica de cidades mercantis, guildas e corporações bem sucedidas em seus negócios, moldaram as instituições das novas repúblicas a seu gosto. Isso colaborou para uma atitude mais racional, projetiva, agressiva, conquistadora, sedenta de independência, espaço, saber e distinção.

Sobre O Renascimento italiano e suas fases, afirma-se que

Alternativas

ID
5562907
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o seguinte excerto

“No retorno de suas viagens, toda a comunidade, paramentada, dirige-se ao seu encontro; à entrada da Igreja, ele beija os monges, um após o outro – rito do abraço paterno – e, nesse dia, um prato suplementar é servido no refeitório – rito do alimento festivo; além disso, ele próprio, à mesa, é distinguido dos outros; trazem-lhe iguarias mais finas e o melhor vinho. O fogo, o beijo, o vinho, o cortejo, todo o aparato de uma ‘alegre chegada’ como se dirá mais tarde dos reis.”

DUBY, G. História da Vida Privada. Da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Companhia das
Letras, 1990, p.60.

De acordo com Charles Duby, o sistema feudal possuía ritos e sinais de deferência cotidiana que revelam uma estruturação social muito complexa.

O excerto acima refere-se ao rito de

Alternativas
Comentários
  • Que questão conteudista

  • Eu sabia que era referente a algum tipo de ritual que envolve as abadias ou seja os monastérios onde os monges ficavam.

    Então eliminava-se a alternativa A e C, aliás, nenhum senhor feudal vai ficar beijando mão de monge, é o contrário.

    Os noviços eram geralmente filhos de nobres que escolhiam ou forçados por seus pais a terem uma vida destinada a Deus, e nesse sentido, sempre estava acompanhados de seu mestre. Seria estranho pensar que haveria toda essa recepção para um monge calouro , haja vista que a Igreja Católica é completamente hierárquica.

    Logo, quem mais receberia essa recepção? Aquele que ocupa o cargo mais importante do monastério: o abade.

    Gabarito B


ID
5562910
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Tanto as cidades novas como as antigas - agora reanimadas pelo comércio - assumiram caráter econômico, transformando-se em zona de produção artesanal e em centros comerciais. Além dos negociantes, elas começaram a ser procuradas por senhores feudais endividados e por servos e vilões que fugiam da opressão dos feudos.”

AZEVEDO, G; SERICOPI, R. História: ensino médio: volume único. São Paulo, SP: Ática, 2007. p. 122

O contexto histórico abordado pelos autores, remete-nos a (ao)

Alternativas
Comentários
  • Baixa idade média foi quando o feudalismo passou a não ser mais autossuficiente, a partir do momento que ele não consegue mais isso está fadado a decadência.

    GAB C

    APMBB


ID
5562913
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização dos Estados Unidos iniciou a partir do século XVII, quando colonos provenientes da Inglaterra se estabeleceram na América do Norte. A colonização efetiva começou em Jamestown, na Virgínia, em 1607. Nos anos seguintes outras colônias foram criadas na região, dando origem às 13 colônias. O processo de colonização inglês nunca foi homogêneo, pois atingiu diferentes formas com o decorrer dos anos.

Sobre o processo colonizador inglês no Novo Mundo, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    A colonização inglesa em terras setentrionais, conhecidas como Nova Inglaterra, foi impulsionada principalmente pela imigração de puritanos perseguidos na Inglaterra. Para o sul migraram aqueles que buscavam o enriquecimento rápido.


ID
5562916
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A exportação de mão de obra escrava da África para o mundo data-se no século IX e foi realizada incialmente por países banhados pelo Mar Mediterrâneo (Europa meridional), Oriente Médio e Ásia. Contudo, foi a chegada dos europeus ao Novo Mundo, a partir do século XV, que incrementou e expandiu o tráfico negreiro, assim criando um comércio transatlântico, que representou um fenômeno único em termos de número, extensão geográfica e econômica.

A respeito da escravidão transatlântica de escravos, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • GAB. D)

    a exportação transatlântica de mulheres escravas para o Novo Mundo resultou, em valores absolutos, numa redução da população africana entre 1650 e 1850, pois provocou considerável redução da capacidade de reprodução da população na África negra. 

  • alguém sabe explicar porquê as outras estão erradas?

  • Alguém explica as outras?

  • questão difícil, nível FGV!


ID
5562919
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O pensamento iluminista, embora não tenha sido homogêneo, disseminou-se por toda a Europa e atingiu seu apogeu no século XVIII. Nesse período, o absolutismo francês já estava em decadência e era contestado por diversos intelectuais ligados às diferentes áreas do conhecimento humano, como a filosofia, a economia, a arte, a educação, a ciência em geral.

Sobre os intelectuais iluministas, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. Quem escreveu "O Espírito das Leis" foi Montesquieu; Sua principal obra, “O espírito das Leis”, trata de examinar 3 tipos de governo, a República, a Monarquia e o Despotismo, onde explica também que as leis que governam o povo devem levar em consideração o clima, a geografia e outras circunstâncias gerais, e que, também as forças que governam devem ser separadas e balanceadas para garantir os direitos individuais e a liberdade.

    B) ERRADA. Principia foi escrita por Isaac Newton; Após ser publicada em 1687, a obra "Principia" (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), de Isaac Newton, criou um divisor de águas na Ciência da época. Do cálculo diferencial ao estudo do movimento dos corpos, incluindo conceitos sobre as trajetórias dos planetas;

    C) ERRADA. No livro O Letviatã, que foi escrito durante a , Thomas Hobbes defende um e o governo de um absoluto. Hobbes escreveu que o ou a - situações identificadas como um e pelo famoso lema (eterna luta de todos contra todos) - só poderia ser evitado por um governo central forte;

    D) CORRETA.

  • adam smith, investidor de companhias de tráfico de pessoas.


ID
5562922
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“O meu objeto de análise era a mentalité ou, como prefiro dizer, a cultura política, as expectativas, as tradições e até as superstições dos trabalhadores que com mais frequência se envolviam nas ações no mercado; e as relações – às vezes negociações – entre a multidão e os governantes, denominadas pelo termo insatisfatório de ‘motim’.”

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo:
Companhia das Letras, 1998. p.204.

Edward Thompson rompeu, em seus estudos históricos, com uma tradição ortodoxa marxista rígida que separava a sociedade em superestrutura e infraestrutura, e atentava para a noção de agency, ou seja, o agir humano como fundamental para entender as sociedades na história, deixando de lado a rigidez de modelos mais estruturalistas ou deterministas.

A respeito das ideias defendidas por Edward Thompson na citada obra afirma-se que

Alternativas

ID
5562925
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

“A monarquia portuguesa consolidou-se através de uma história que teve um dos seus pontos mais significativos na revolução de 1383-1385. A partir de uma disputa em torno da sucessão ao trono português, a burguesia comercial de Lisboa se revoltou. Seguiu-se uma grande sublevação popular, a ‘revolta do povo miúdo’, no dizer do cronista Fernão Lopes. A revolução era semelhante a outros acontecimentos que agitaram o ocidente europeu na mesma época, mas teve um desfecho diferente das revoltas camponesas, esmagadas em outros países pelos grandes senhores. O problema da sucessão dinástica confundiu-se com uma guerra de independência quando o rei de Castela, apoiado pela grande nobreza lusa, entrou em Portugal para assumir a regência do trono.”

FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.p. 10.

De acordo com o texto acima, o autor menciona a

Alternativas
Comentários
  • letra B .

    formação dos reinos ibéricos

    portugal e sua crise sucessória na revolução de avis

    o que uniu as camadas burguesas com o rei e assim favoreceu nas expansão marítima .

  •  com D. João, filho de Pedro I ?

  • É importante lembrar que o primeiro reino europeu que conseguiu se manter "equilibrado" , ou seja, sem conflitos que pudessem colocar em cheque a estabilidade política, foi Portugal por meio da Revolução de Avis. Vale lembrar que antes dessa revolução, o território português era controlado pelo Reino Espanhol.

    Gabarito B


ID
5562928
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Primeira República Francesa foi marcada por graves crises, entre elas, a ameaça das tropas monarquistas da Inglaterra, Áustria, Prússia, Holanda, Espanha e Sardenha. Esses países atacaram a França para impedir que os ideais da Revolução Francesa se disseminassem nas demais monarquias europeias.

Para enfrentar essas crises, as lideranças francesas criaram o/a

Alternativas
Comentários
  • Função do comitê de salvação pública: responsável pelo controle do exército e a administração do país.


ID
5562931
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“[...] Em vastas extensões do globo todas as pessoas de determinada idade, independentemente de suas origens históricas pessoais, passaram pelas mesmas experiências centrais. [...] Como iremos compreender o Breve Século XX, ou seja, os anos que vão da eclosão da Primeira Guerra Mundial ao colapso da URSS, que, como agora podemos ver retrospectivamente, formam um período histórico coerente já encerrado? Não sabemos o que virá a seguir, nem como será o segundo milênio, embora possamos ter certeza de que ele terá sido moldado pelo Breve Século XX”.

HOBSBAWN, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras,
1995. p. 14-15.

Eric Hobsbawn coloca-se dentro da História e escreve uma obra original e pessoal, na qual analisa os fatos históricos a partir de um olhar próprio, de quem pensou e viveu comprometidamente com o período sobre o qual escreve.

Considerando as ideias defendidas pelo autor na obra Breve Século XX, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    O erro na Letra A está em desconsiderar que a Grande Depressão destruiu o liberalismo por meio século, como afirma Hobsbawn.

    O erro na Letra B está em desconsiderar que a Era de Ouro teve reflexos em todo o mundo, mas diferenciados em cada região.

    O erro na Letra D está em considerar que houve avanços dos partidos trabalhistas no ocidente após as Décadas de Crise. O Fascismo foi quem mais cresceu no período.

  • Glauco, quanto às "Décadas de Crise" o autor não se remete aos anos de ascensão do fascismo, mas sim da reorganização da Divisão Internacional do Trabalho, com a qual os partidos trabalhistas perderam seu poder de manter a coesão da classe trabalhadora.

    "A combinação de depressão com uma economia projetada para expulsar a mão-de-obra humana criou uma tensão que penetrou nas políticas das Décadas de Crise. Essa sensação de desorientação e insegurança produziu significativas rearrumações tectônicas na política dos países desenvolvidos. Os maiores perdedores foram os partidos trabalhistas do Ocidente, cujo principal instrumento para satisfazer seus seguidores – ação econômica e social de governos nacionais – perdeu a força, enquanto o núcleo central desses seguidores, a classe trabalhadora, se desfazia em fragmentos. Na nova economia transnacional, os salários internos estavam muito mais expostos à competição estrangeira que antes, e a capacidade dos governos de protegê-los era muito menor. Além disso, desde a década de 1970 vários seguidores abandonavam os principais partidos da esquerda por movimentos de mobilização mais especializados, assim enfraquecendo-os."

    Excerto extraído em https://resumodaobra.com/eric-hobsbawm-era-dos-extremos-breve-seculo-xx-1914-1991-desmoronamento-decadas-de-crise/


ID
5562934
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Aos portugueses e, em menor grau, aos castelhanos, coube, sem dúvida, a primazia no emprego do regime que iria servir de modelo à exploração latifundiária e monocultora adotada depois por outros povos. E a boa qualidade das terras do Nordeste brasileiro para a lavoura altamente lucrativa da cana-de-açúcar fez com que essas terras se tornassem o cenário onde, por muito tempo, se elaboraria em seus traços mais nítidos o tipo de organização agrária mais tarde característico das colônias europeias situadas na zona tórrida. A abundância de terras férteis e ainda mal desbravadas fez com que a grande propriedade rural se tornasse, aqui, a verdadeira unidade de produção. Cumpria apenas resolver o problema do trabalho.”

HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1995. p. 48.

Para tentar resolver essa dificuldade citada por Sérgio Buarque de Holanda, no excerto acima, os portugueses optaram por (pelo) 

Alternativas
Comentários
  • LETRA B • ♫“Oh meu Brasil o que fizeram contigo?”

    Diversos fatores foram os que inviabilizaram a expansão do uso de mão de obra escravizada indígena.

    • O vasto conhecimento do território;

    • Uma cultura forte e predominante de guerra;

    • A proteção da igreja católica.

    E o maior fator de todos, a alta lucratividade do comércio internacional de escravos.

  • A = REFERE-SE AO ESCAMBO E NÃO AO ESTANCO

    ESTANCO = CONCESSÃO REAL, a Coroa estabeleceu o monopólio real sobre a exploração da madeira, chamado de estanco, o que não impediu que navegadores espanhóis, ingleses e franceses desafiassem o Tratado de Tordesilhas para contrabandear o produto para seus respectivos países. 

    C = Sistema de Parceria foi mt mt tempo depois

    D = Coroa queria que o colono no BR produzindo pra eles e fim.

    GABARITO B


ID
5562937
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“A guerra que Napoleão movia na Europa contra a Inglaterra, em princípio do século XIX, acabou por ter consequências para a Coroa portuguesa. Após controlar quase toda a Europa Ocidental, Napoleão impôs um bloqueio ao comércio entre a Inglaterra e o continente. Portugal representava uma brecha no bloqueio e era preciso fechá-la. Em novembro de 1807, tropas francesas cruzaram a fronteira de Portugal com a Espanha e avançaram em direção a Lisboa.”

FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. p. 66.

No excerto acima o autor faz referência ao contexto da

Alternativas
Comentários
  • Bloqueio Continental foi uma medida imposta pelo imperador francês Napoleão Bonaparte, em 1806, a partir da qual os países europeus estavam proibidos de manter qualquer relação comercial com a Inglaterra. O objetivo desse bloqueio era arruinar a economia inglesa e expandir o domínio da França sobre a Europa. Essa imposição napoleônica teve consequências principalmente na América, pois as colônias aproveitaram o enfraquecimento de suas metrópoles para proclamar suas respectivas independências.

    O fato de Portugal depender das manufaturas inglesas fez com que o príncipe regente Dom João VI não aderisse ao Bloqueio Continental. Os portugueses não tinham condições de reagir militarmente a um ataque francês e nem de desistir de manter acordos comerciais com a Inglaterra.

    Dom João VI fez o seguinte acordo com a Inglaterra: transferir o governo português para o Brasil enquanto as tropas inglesas defenderiam Portugal contra o ataque napoleônico. Além disso, os portos brasileiros seriam abertos para as mercadorias inglesas.

    transferência da Corte para o Brasil foi um fato inédito na História. Nunca um reino transferiu a sua sede para uma colônia distante da Europa. A chegada da família real ao Brasil alterou o cotidiano e influenciou o destino da colônia portuguesa na América.

    Prontamente, Dom João VI assinou um decreto, em 1808, autorizando a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas. A longa permanência da família real no Brasil acelerou processo de independência brasileiro.


ID
5562943
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

.Leia o excerto a seguir.

“A Conferência de Genebra – sede das Nações Unidas – não foi além de planos e debates. Hoover, presidente americano, propôs que os efeitos de terra se reduzissem em 1/3 e que se abolissem tanques, artilharia pesada e aviões de bombardeio. Entretanto, a Alemanha, não alcançando o mesmo direito de se armar que a França, abandonou a conferência e levou-a ao descrédito e ao fracasso. Em 1934 – ano em que o nazismo estava a caminho do apogeu – cessaram as conversações de Genebra. Em 1935, a Alemanha fez voltar o serviço militar obrigatório. Enquanto os fatos citados se desdobravam e os anos passavam, outros esforços se fizeram, a nível de tratados, no sentido de garantir a paz obtida em 1919, em meio a rancores, dúvidas e ressentimentos.”

LOPEZ, L. R. História do século XX. 3. ed. Porto Alegre, RS: Mercado Aberto, 1987. p. 27

O historiador Luiz Roberto Lopez referiu-se a qual acordo que procurou garantir a paz adquirida em 1919?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    A letra A faz referência ao Tratado de Trianon, assinado em 1919, mas que retirou 2/3 do território da Hungria.

    A letra B faz referência aos Tratados de Lucarno, que foram acordos feitos após a Primeira Guerra Mundial entre as potências europeias para arbitrar disputas por territórios e fronteiras continente nos anos que se seguiram ao conflito.

    A letra C faz referência ao Pacto de Briand Kellog foi acordo internacional assinado em 1928 que condenava o recurso à guerra para a solução de conflitos.

  • Pra mim era o Tratado de Versalhes...

  • GAB-D

    O Tratado de Rapallo,

    O Tratado de Rapallo de 1922 foi um pacto firmado na cidade italiana de Rapallo em 16 de abril de 1922 entre a Alemanha e a Rússia Soviética, pelo qual os dois países renunciaram a todas reivindicações territoriais e financeiras entre ambos, provenientes do Tratado de Brest-Litovsk e da Primeira Guerra Mundial.

    O Tratado de Trianon foi assinado em 4 de junho de 1920, no Palácio Petit Trianon, em Versalhes, França. Destinava-se a regular a situação do novo Estado húngaro que substituiu o Reino da Hungria, parte do antigo Império Austro-Húngaro, após a Primeira Guerra Mundial.

    O Pacto Kellogg-Briand, também conhecido como Pacto de Paris, por conta da cidade onde foi assinado em 27 de agosto de 1928, foi um tratado internacional "estipulando a renúncia à guerra como instrumento de política nacional". ... Recebeu os nomes do Secretário de Estado dos Estados Unidos Frank B.

    Por meio dos sete Tratados de Locarno, negociados em Locarno, Suíça, em 16 de outubro de 1925, e assinados em Londres em 1 de dezembro de 1925, as potências da Europa Ocidental aliadas na Primeira.

    GAB-D


ID
5562946
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir. 

"Há oito séculos, a orla marítima da região situada entre o Rio Volta e os Camarões não tinha aspectos muito diferentes do que tem hoje. A derrubada da floresta primária teve início há milhares de anos e acelerou-se com a difusão das técnicas de emprego do ferro.”

SILVÉRIO, V. R. (Coord.). Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI.
Brasília, DF: UNESCO, 2013. Vol. I. p. 482

O fato mencionado pelo autor favoreceu a

Alternativas

ID
5562949
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.


“O nascimento de numerosos Estados africanos, entre 1960 e 1964, complicou a tarefa do pan africanismo, como movimento de integração. Contudo, incontestavelmente facilitou e Silvério o seu desenvolvimento na qualidade de movimento de libertação. Se, por um lado, os novos dirigentes africanos estavam em desacordo em relação à natureza de integração política que devia ser realizada na África, era quase unânime o reconhecimento da urgente necessidade em libertar inteiramente o continente do colonialismo.


SILVÉRIO, V. R. (Coord.). Síntese da Coleção História Geral da África: século XVI ao século XX.

Brasília, DF: UNESCO, 2013. Vol. II p. 573


Sobre o contexto mencionado pelo autor, afirma-se que

Alternativas

ID
5562952
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

As teorias raciais do século XIX aglutinaram os mitos raciais da ciência positivista. Dessa forma, foi possível a criação de uma tipologia racial metódica, supostamente objetiva, aliada aos critérios evolucionistas e progressos positivistas que permitiram fazer considerações sobre a “qualidade” de determinado grupo humano, com status de embasamento científico no século XX.

PADRÓS, E. S.; RIBEIRO, L. T.; GERTZ, R. E. (Orgs). Segunda Guerra Mundial: Da crise dos anos 30
ao Armagedón. Porto Alegre, RS: Folha da História, 2000.

Considerando a política racial nazista da Segunda Guerra Mundial, afirma-se, EXCETO que

Alternativas
Comentários
  • Não faz o menor sentido tratar a política racial nazista como de natureza científica. Tá mais pra uma pseudo ciência com objetivos políticos...

  • B

    a política externa nazista de lebensraum (espaço vital), necessária ao desenvolvimento econômico da Alemanha, não levou em consideração as teorias racistas para justificar a anexação da Áustria e dos Sudetos na Tchecoslováquia. 

  • O proprio texto de referência se refere à teoria racial nazista como "supostamente objetiva" e a alternativa D contradiz exatamente essa colocação


ID
5562955
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

.Leia o excerto a seguir.

“O Comércio Colonial Interno, tanto o sistema que fornecia gêneros básicos a mercados de cidades quanto o sistema de longas distâncias que transportava prata, têxteis, e especialidades regionais, requeria meios de articulação. Já mencionamos aquelas instituições, como leilões do governo e privados, pósitos e alhóndigas, corporações de comerciantes e de artesãos, e comerciantes e negociadores menores que juntavam pequenas quantidades de artigos valiosos nos mercados de aldeias para expedi-los para estabelecimentos maiores nas cidades.”

MACLEOS, M. J. Aspectos da economia interna da América Espanhola Colonial: Mão de obra,
tributação, distribuição e troca. In: BETHELL, L (org.) HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA. História
da América Latina/América Latina Colonial. 2. ed. São Paulo, SP: Brasília, DF: USP, Fundação Alexandre
de Gusmão, 2012. p. 262.

De acordo com o autor, do excerto acima, os mecanismos de troca predominantes na América hispânica eram os (as)

Alternativas
Comentários
  • Troca comercial é um processo historicamente associado às feiras, existentes desde o início da organização das cidades. Na América, isso não foi diferente, razão pela qual a resposta correta é a LETRA A. Ademais, em razão do seu dinamismo e no caso hispânico também pode-se acrescentar a tradição de autogoverno, apesar do Absolutismo dos Habsburgos ou dos Bourbon espanhóis, nesses locais a administração e as regras seriam feitas pelas autoridades ali instaladas, sem, necessariamente, precisar aguardar detalhamentos maiores vindos da Metrópole. Não obstante, os Cabildos ou Ayuntamientos foram órgãos criados para cuidar da administração local e, por isso, pode gerar confusão sobre a assertiva correta. Por isso, é importante associar as suas imagens a de Câmaras Municipais e não como o principal mecanismo para as trocas internas.


ID
5562961
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Também entre as elites políticas, sobretudo no Brasil, não escondiam a contrariedade com o fato de os EUA, depois da Segunda Guerra Mundial, destinarem milhares de dólares para a Europa e esquecerem a América Latina, para a qual só se voltavam, como no caso da Guatemala, com a preocupação de reprimir o comunismo, sem se cuidar de suprimir as causas – o atraso econômico e a pobreza – que permitiam seu aparecimento. O comportamento do governo Truman gerou, realmente, essa insatisfação. Ele se recusou a estender o Plano Marshall à América Latina, sob a alegação de que a sua execução, por si só, traria benefícios imediatos e diretos a todos os países south of border, mediante a intensificação do intercâmbio, dando a entender ou prometendo que compraria diretamente da América Latina os produtos primários a serem doados à Europa. Não cumpriu a promessa. Apenas uma percentagem ínfima foi adquirida na América Latina.”


BANDEIRA, L. A. M. De Martí a Fidel: a Revolução Cubana e a América Latina. 2.ed. Rio de Janeiro,

RJ: Civilização Brasileira, 2009. P.128.


Essa postura do governo estadunidense, mencionada no texto acima, alterou-se com a/o

Alternativas

ID
5562964
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“[...] é preciso refutar a compreensão que se tem sobre os indígenas no Brasil, fugindo do ‘índio genérico’ para reconhecer que são grupos sociais muito diversos os que assim são rotulados, cada um deles com suas particularidades culturais que precisam ser identificadas e respeitadas. O conceito jurídico de ‘direitos originários’ define que os índios são coletivos (famílias, parentelas, aldeias, comunidades, acampamentos) e que sua existência é anterior à origem do Brasil.”

FERNANDES, E.; CINEL, N.C.L.B; LOPES, V.L. Da África aos indígenas do Brasil. Porto Alegre: UFRGS,
2016. p.45.

Sobre os grupos humanos indígenas do Rio Grande do Sul, afirma-se:

I. Os antigos caçadores e coletores sul-rio-grandenses receberam influências de grupos amazônicos e andinos, adotando o incipiente cultivo de plantas e a produção de cerâmica, como as Tradições Vieira e Taquara.

II. Os Guaranis eram índios guerreiros e canibais, originários do Paraguai, que ocuparam, com suas aldeias, o alto Uruguai, o alto rio Jacuí e as regiões do entorno do Lago Guaíba.

III. Os Caçadores e coletores praticantes da Tradição Umbu viviam nos pinheirais do planalto, fabricavam cerâmica, construíam habitações subterrâneas e aterros mortuários.

IV. Os Caçadores e coletores praticantes da Tradição Humaitá, adaptados ao ambiente lacustre e fluvial, viviam nos campos, habitavam aterros artificiais e produziam cerâmica.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
5562967
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Algumas delas alcançaram êxito, como as de Pernambuco e de São Vicente. Outras fracassaram desastrosamente, por vezes da forma mais trágica, como a de Pereira Coutinho, em Ilhéus, que acabou devorado pelos índios. Lopes de Souza desinteressou-se totalmente e nem tomou posse da concessão que recebeu. Quase todas deixaram novos povoadores europeus, organizados em bases completamente novas, nas quais o índio já não era um parente, mas mão-de-obra recrutável como escrava.”

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo, SP: Companhia
das Letras, 2012. p. 87.

O autor faz referência à

Alternativas
Comentários
  • 15 capitanias divididas entre 12 donatários mas apenas duas delas prosperaram. Foram a de São Vicente e Pernambuco.

    Muitos foram os motivos que levaram ao fracasso desse sistema de divisão de terras, sendo eles os principais:

    • Ataque e resistência indígena;

    • Falta de mão de obra;

    • A dificultosa travessia e seus altíssimos gastos;

    • A falta de apoio econômico da coroa etc.

    LETRA "B"

  • pra mim, quando falou de duas que prosperaram ja matei, pois são vicente e pernambuco foram duas capitanias que prosperam.


ID
5562970
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Em Pernambuco, em 2 de julho, estoura a Confederação do Equador, que representava uma primeira reação das províncias do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pará. A execução dos líderes do movimento gerou descontentamento e um novo nacionalismo, cada vez mais misturado com evidentes manifestações de antilusitanismo.”

SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. 2. ed. São Paulo,
SP: Companhia das Letras, 1999. p. 48

A historiadora Lilian Schwarcz contextualiza uma passagem importante da política brasileira do século 19 e faz menção à (ao)

Alternativas
Comentários
  • Resumo sobre a Confederação do Equador:

    • Foi uma revolta ocorrida em 1824, primeiramente em Pernambuco, e depois se espalhou para outras províncias nordestinas.
    • Seus motivos foram: crise socioeconômica e o autoritarismo do imperador Dom Pedro I.
    • Seus objetivos foram o fim do reinado de Dom Pedro I e a instalação da república no Brasil.
    • As tropas imperiais se deslocaram até o Nordeste, tanto por terra como por mar, e derrotaram os rebeldes

    Gabarito: Letra A

  • C e D é lhufas

    Sobre a D = Pegadinha terrível, ela está correta mas ELA SE REFERA A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA

    GABARITO A

    O autoritarismo de D. Pedro I, manifestado com a imposição da Constituição de 1824, provocou reações em Pernambuco, onde eclodiu uma revolta denominada Confederação do Equador (1824). Um de seus principais líderes, o frei carmelita Joaquim do Amor Divino Rebelo, o Frei Caneca, dizia que o poder moderador era “a chave-mestra da opressão da Nação Brasileira”. Outro líder do movimento era o jornalista baiano Cipriano Barata, que havia participado da Conjuração Baiana, da Revolução Pernambucana e da Independência do Brasil.


ID
5562973
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Mulatos, cabras e crioulos forneciam o grosso dos homens empregados no controle e repressão aos africanos. Eram eles que faziam o trabalho sujo dos brancos de manter a ordem nas fontes, praças e ruas de Salvador, invadir e destruir terreiros religiosos nos subúrbios, perseguir escravos fugitivos através da província e debelar rebeliões escravas onde quer que aparecessem.”

REIS, J. J. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos Malês em 1835. São Paulo, SP:
Companhia das Letras, 2004. p. 322.

Ao analisar o excerto e a citação acima do historiador João José Reis, conclui-se que, para o autor, 

Alternativas
Comentários
  • debelar rebeliões escravas onde quer que aparecessem

  • Linguagem racista dessa questão ,triste a mancha em nossa história !


ID
5562976
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“O Brasil, em razão da sua dimensão e da ausência de preocupação com a reprodução biológica dos negros, foi o maior importador de escravos das Américas. Estudos recentes estimam em quase 10 milhões o número de negros transferidos para o Novo Mundo, entre o século XV e XIX. Para o Brasil teriam vindo em torno de 3,6 milhões.”

SILVA, J. M. da. Raízes do conservadorismo brasileiro. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2018. p. 374

Sobre a temática abordada pelo autor no excerto acima, afirma-se, EXCETO que

Alternativas
Comentários
  • GAB: A.

    Muito pelo contrário, o Brasil foi o último país da América Latina a abolir a escravidão.

    https://ihggcampinas.org/2018/05/10/por-que-o-brasil-foi-o-ultimo-pais-da-america-latina-a-abolir-a-escravidao/

  • GAB-A

    com a Lei Eusébio de Queirós de 1850 e o fim do tráfico transatlântico de cativos, o Brasil foi um dos primeiros países a abolir o comércio negreiro.

    BRASIL JÁ TENTAVA DA GOLPE NAS LEIS DESDE MUITO TEMPO.

    ALGUÉM TEM CANUDO PARA MINHAS TARTARUGAS!!!

  • Curiosidade, a Lei Feijó ficou amplamente conhecida como a "lei para inglês ver". Daí surgiu a frase "ahhh, fez isso, mas foi pra inglês ver".

    A mencionada Lei ficou conhecida dessa maneira, pois Inglaterra pressionou Portugal a o Brasil a reprimirem com importação de escravos. Porém, houve uma baixa no valor dos escravos e um aumento na demanda de serviços nas lavouras. Em razão disso, o comércio de escravos aumentou. Por isso a expressão "para inglês ver".

  • Só eu que me incomodei em ver na última alternativa chamar escravos de "trabalhadores"? e falar "trabalhadores que vieram da África"?

    Gabarito A - é comum saber que o país foi um dos últimos a abolir o comércio de escravos.

  • |LETRA A|

    O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão no mundo em um processo lento cercado de pressões diplomáticas, econômicas e sociais no qual ao ser de fato efetivado, foi uma abolição única e exclusivamente jurídica, onde todos esses, agora "libertos" se viam marginalizados e totalmente desamparados pelo estado e pela sociedade.

  • O BRASIL FOI O ÚLTIMO A ABOLIR O COMÉRCIO DE ESCRAVOS.

  • ESSA RESPOSTA ESTA TOTALMENTE ERRADA, DEVERIA SER ANULADA OU MUDAR O GABARITO PARA LETRA B


ID
5562979
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“Na manhã de 24 de agosto, suicidou-se em seus aposentos no Palácio do Catete, desfechando um tiro no coração. O suicídio de Vargas exprimia desespero pessoal, mas tinha também um profundo significado político. O ato em si continha uma carga dramática capaz de eletrizar a grande massa. Além disso, o presidente deixava como legado uma mensagem comovente aos brasileiros, a chamada carta testamento, onde se apresentava como vítima e ao mesmo tempo acusador de forças impopulares, apontando como responsáveis pelo impasse a que chegara os grupos internacionais aliados a seus inimigos internos.”

FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009. p. 231.

Sobre as consequências do episódio citado pelo autor, afirma-se que o

Alternativas
Comentários
  • Não conheço os detalhes do processo, basta pesquisar para confirmar, mas se tiver alguns conhecimentos prévios sobre o contexto histórico, já dá para matar a questão:

    As duas primeiras alternativas falam de udenistas que se articularam em prol do desenvolvimento nacional. Se você já souber de antemão que os udenistas se alinhavam ideologicamente com os interesses dos EUA e das potências europeias em explorar a riqueza do país, já vai saber que estão erradas.

    A terceira fala da eleição de JK, o problema é que depois da morte de Vargas, a próxima eleição é de Dutra, e portanto, é um intervalo de tempo muito grande, também errada.

    O que sobra de mais plausível, para quem não conhece em detalhes o processo, é o gabarito D, já que é muito mais provável que um Udenista aja em favor de projetos políticos que privilegiam o capital estrangeiro do que o capital nacional.

    Gabarito D

  • GAB-D

    Vice Presidente Café Filho nomeou ministros udenistas e facilitou o ingresso do capital privado/estrangeiro com a Instrução 113 da Superintendência da Moeda e do crédito (Sumoc).

    A fórmula da amizade é a multiplicação da alegria e a subtração da tristeza. VOCÊ JÁ PASSOU PODE CONFIAR!!!

  • Só uma correção, Cailu, o governo de Dutra, de (1946-1951), foi anterior aos 15 anos consecutivos de Vargas. Quem assume o governo após a morte de Vargas é o seu vice, Café filho até 1955.

    "A morte de Getúlio Vargas gerou forte comoção popular. Para atenuar as consequências da recepção da , Café Filho afirmou, no primeiro pronunciamento como presidente, o compromisso com os mais “humildes”, o mesmo termo utilizado por Vargas na carta. No pronunciamento à nação, Café Filho discursou ao modo de Vargas, e para as pastas ministeriais indicou, preponderantemente, políticos da , ferrenha opositora do presidente antecessor."

    Fonte: https://www.infoescola.com/historia/governo-de-cafe-filho/


ID
5562982
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

“A extensão do mandato do próximo presidente da República, de cinco para seis anos; as eleições para governador de Estados seriam indiretas (ao contrário do que previa a própria constituição do regime); um terço dos senadores seria nomeados pelo presidente; mudança do cálculo do número de cadeiras por Estado na Câmara Federal (visando diminuir a representatividade dos Estados em que a oposição ganhava força, como o Rio de Janeiro e São Paulo).”

NAPOLITANO, M. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo, SP: Contexto, 2014. p.62;

O texto faz referência

Alternativas
Comentários
  • Plano Trienal: Plano publicado a 30 de dezembro de 1962, elaborado por uma equipe liderada por Celso Furtado durante os momentos finais da híbrida presidência “parlamentar” de João Goulart. oito objetivos básicos que deveriam nortear a ação do governo durante o período 1963-1965. (não vou citá-los aqui)

    Operação Condor: à aliança entre as ditaduras instaladas nos países do Cone Sul na década de 1970.

    Ato Institucional 4: convocou uma Assembleia Constituinte com a intenção de organizar e discutir uma nova Constituição ao Brasil.

    Pacote de Abril: A intenção do governo era fechar definitivamente o Congresso. O  Paulo Brossard realizou um discurso contra a reforma do Judiciário. Com isso, foi tomado como o estopim para o Fechamento do Congresso e a imposição do Pacote de Abril.

    O Pacote de Abril anunciou as seguintes mudanças:

    • Fechamento do Congresso Nacional, conforme permitia o ;
    • 1/3 dos senadores seria de indicação da Presidência da República ();
    • Extensão do mandado presidencial de 5 para 6 anos;
    • Manutenção das eleições indiretas para prefeitos, governadores e para ;
    • O quórum para a aprovação de emendas à Constituição passou de 2/3 para maioria absoluta;
    • Aumento da representatividade de estados menores no Congresso Nacional, sobretudo no Norte e Nordeste, onde a  era predominante.
  • GAB-D

    O Pacote de Abril anunciou as seguintes mudanças:

    • Fechamento do Congresso Nacional, conforme permitia o ;
    • 1/3 dos senadores seria de indicação da Presidência da República ();
    • Extensão do mandado presidencial de 5 para 6 anos;

    ME LEMBRO DESSA ÉPOCA. PODEM MARCAR, GAB-D.

    ESTUDE, ENQUANTO MUITOS ESTÃO USANDO CHEQUE ESPECIAL. PARA COMPRAR ROUPA DA VIRADA DE ANO. DEPOIS QUE ACABAR OS FOGOS, VEM A TRISTEZA DAS DIVIDAS.RSRS!!

  • a eleição indireta para um terço do Senado, ampliou o número de deputados dos estados das regiões Norte e Nordeste, alterou as regras das eleições para governadores estaduais, além disso, o mandato presidencial passou a ter duração de seis anos a partir do sucessor de Geisel, os mandatos de prefeitos e vereadores a serem eleitos em 1980 seriam de apenas dois anos, para permitir a coincidência geral das eleições em 1982.

    fonte: pdf estratégia concursos


ID
5562985
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

No final do século XVIII, com a decadência da mineração, retraiu-se a demanda de gado, o que, contudo, não afetou a economia sulina, uma vez que nesse momento despontavam na região dois outros produtos que passaram a ser comercializados.”

PESAVENTO, S. J. A revolução farroupilha. São Paulo, SP: Ed. Brasiliense, 1985. p.8

A autora faz referência ao charque, trazido pelo português José Pinto Martins, após uma grave crise de seca no Ceará e à (ao) 

Alternativas

ID
5562988
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o excerto a seguir.

De 1835 a 1839, registrou-se um avanço das forças farroupilhas sobre as legalistas, marcado pela tomada de Rio Pardo, Piratini e Pelotas. Em 11 de setembro de 1836, os farrapos obtiveram uma grande vitória na zona da campanha, em Seival. Ainda no campo de batalha, o general farrapo Antônio de Souza Netto proclamou a república, ato este que foi reconhecido por uma série de Conselhos Municipais da região da Campanha.”

PESAVENTO, S. J. A revolução farroupilha. São Paulo, SP: Ed. Brasiliense, 1985. p.21.

Os acontecimentos mencionados pela autora foram contrapostos pela (o):

Alternativas

ID
5562994
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A produção historiográfica a respeito das imigrações e colonizações italiana e alemã no sul do Brasil revela um espaço colonial muito complexo. Os imigrantes mantiveram vínculos culturais com as pátrias de origem: Itália e Alemanha; e, ao mesmo tempo, forjaram identidades próprias que permitiram a inserção desses imigrantes no contexto político, social, econômico e cultural brasileiro.

Em relação à imigração italiana e alemã no sul do Brasil, afirma-se que 

Alternativas
Comentários
  • A homogamia é o  entre indivíduos que são, de alguma forma culturalmente importantes, semelhantes entre si. É uma forma de  .  A união pode ser baseada na  , classe, gênero, casta, etnia ou religião,  ou idade, no caso da chamada . Conceito do Wikipedia.