SóProvas


ID
5564881
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Abraham Maslow, psicólogo americano consagrado por seus estudos sobre a motivação humana, desenvolveu uma importante teoria substanciada na conhecida Pirâmide de Maslow.

A premissa básica da Pirâmide de Maslow é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a ideia de Maslow, os seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a sonhada autorrealização plena. O esquema descrito na Pirâmide de Maslow trata justamente da hierarquização dessas necessidades ao longo da vida do ser humano.

  • Ela se baseia no princípio de que as necessidades humanas apresentam uma relação hierárquica capaz de direcionar a motivação dos indivíduos para diferentes tipos de satisfação.

  • GAB B

    TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW       

    Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).

    Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoaEm outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow da base para o topo: 

    1. Necessidades fisiológicas;
    2. Necessidades de segurança;
    3. Necessidades sociais; 
    4. Necessidade de estima;
    5. Necessidades de autorrealização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Gab.B

    A Pirâmide de Maslow, também chamada de Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, tem como fundamento o princípio de que a motivação de uma pessoa e seus níveis de satisfação, podem ser baseados numa relação hierárquica direcionada que apresente as necessidades humanas. Diante dessa situação, o indivíduo têm as seguintes necessidades ( 1 - Base e 5 - Topo ).

    1. Necessidades fisiológicas; (Base da Pirâmide)
    2. Necessidades de segurança;
    3. Necessidades sociais; 
    4. Necessidade de estima;
    5. Necessidades de autorrealização. (Topo da Pirâmide)

    A - o desempenho depende de uma relação entre a expectativa e a recompensa. Errada, pois esse relação é uma das premissas da teoria da Expectativa ou Expectância de Vroom.

    C - existem dois tipos de fatores, os que geram satisfação e os que minimizam a insatisfação. Errado, a divisão entre fatores de satisfação e insatisfação é feita na teoria Bifatorial de Herzberg.

    D - Quanto maior a eficácia do funcionário, maior será a sua confiança e, consequentemente, o seu grau de motivação; (teoria da Autoeficácia).

    E- Enquanto o reforço positivo premia o comportamento adequado, a punição inibe o negativo. Teoria do Reforço de Skinner.

    Dicas no insta: 

    @concurseironnildo 

    • PCCE 2021: Inspetor 2º e Escrivão 102º.
    • CRF - PI: 1º Assistente Administrativo (Picos).
    • Pss. IBGE Picos (2°).
    • Câmara Municipal de Petrolina-Pe (28°).
    • PMPE 2018 (CR)

  • HIERARQUIA DAS NECESSIDADES – MASLOW

    Segundo Maslow, a busca do indivíduo para satisfazer determinadas necessidades é responsável por determinar o seu comportamento. Daí, para que a pessoa avance uma etapa na pirâmide, deverá suprir a necessidade imediatamente anterior, por exemplo: para que um indivíduo chegue a suprir a sua necessidade de segurança, deve antes suprir suas necessidades fisiológicas. Seguindo esse raciocínio, as necessidades secundárias jamais poderiam motivar um indivíduo se ele, antes de tudo, não se sente seguro, protegido, ou não tem acesso ao básico para sobreviver. Vale destacar ainda que uma necessidade deixará de motivar o comportamento assim que for suprida, o que vai motivar um indivíduo satisfeito é a necessidade que está acima da que ele usufrui no presente.

    Maslow, criador do estudo em questão, acreditava que as necessidades humanas podiam ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide.

    Necessidades primárias:

    • 1) Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo etc.

    • 2) Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    • 3) Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.

    • 4) Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.

    • 5) Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    Podemos dizer que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Gabarito: B.

    Bizuzinho:

    MA5LOW 5 necessidades básicas (piramidal, obedece ordem);

    ALDERFER ERC ou ERG (independe de ordem);

    HERZBERG Bifatorial (satisfaciente / insatisfaciente);

    MCCLELLAND → "MC DO RAP" (Realização, Afiliação, Poder);

    LOCKE → Fixação de metas e objetivos.

    Fonte: Anotações pessoais.

  • Hierarquia das necessidades de Maslow

    • o ser humano está constantemente buscando saciar suas necessidades. Ele está motivado a suprir primeiramente suas necessidades mais inferiores que estiverem insatisfeitas. Após satisfazê-las, ele parte para a de nível imediatamente superior.

    Necessidades:

    1. Fisiológicas - necessidades básicas do ser humano
    2. Segurança - proteção contra danos físicos e emocionais.
    3. Afetivo - sociais - afeição, amizade, pertencimento a grupos.
    4. Auto - estima - fatores de estima internos e externos à pessoa.
    5. Auto - realização - ímpeto de torna-se o que se deseja ser.

  • A - Expectativa - VROOM (Expectativa, Instrumentalidade e Valência)

    B - Necessidades adquiridas - Maslow e Teoria ERC - Alderfer

    C - Bifatorial/Dois fatores - HERZBERG

    D - Definição dos Objetivos/Autoeficácia - LOCKE

    E - Reforço/Ambiente - SKINNER

  • Hierarquia das necessidades de Maslow

    ●       O ser humano está constantemente buscando saciar suas necessidades. Ele está motivado a suprir primeiramente suas necessidades mais inferiores que estiverem insatisfeitas. Após satisfazê-las, ele parte para a de nível imediatamente superior.

    Necessidades:

    1. Fisiológicas - necessidades básicas do ser humano
    2. Segurança - proteção contra danos físicos e emocionais.
    3. Afetivo - sociais - afeição, amizade, pertencimento a grupos.
    4. Auto - estima - fatores de estima internos e externos à pessoa.
    5. Auto - realização - ímpeto de torna-se o que se deseja ser.

    GABARIT >> B

  • As necessidades devem ser satisfeitas em uma ordem. Quando uma necessidade é satisfeita a próxima se manifesta. Necessidades básicas são mais fáceis de saciar; Autorrealização nunca é saciada!

    Fisiológicas: necessidades básicas. (comer, sexo, dormir, salário)

    Segurança: se sentir seguro (trabalho seguro, ambiente bom)

    As necessidades secundárias ou superiores são:

    Sociais: manter relações em harmonia. (amizades.)

    Estima: existem dois tipos: reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros sobre nossa capacidade de adequação. Ex. reconhecimento por todos.

    Realização pessoal: relacionados com o crescimento. Incluem a realização, aproveitar o potencial próprio. Ex. necessidade de influenciar nas decisões, autonomia, etc.