SóProvas


ID
5565577
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável. 

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

    Artigo 22, da Lei 9.784/99: → Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    § 1 Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 22, § 1o Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.

  • O termo "vernáculo'' significa a linguagem de uma nação na sua forma mais “pura”, sem erros gramaticais, sem estrangeirismos ou construções sintáticas.

    https://www.cursosapientia.com.br/conteudo/noticias/dicionario-juridico-do-cacd-vernaculo#:~:text=O%20termo%20%22vern%C3%A1culo''%20significa,sem%20estrangeirismos%20ou%20constru%C3%A7%C3%B5es%20sint%C3%A1ticas.

  • A afirmativa reproduz o disposto no artigo 22, §1º, da Lei nº 9.784/1999 (Lei Federal do Processo Administrativo) que estabelece o seguinte:
    Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    § 1º Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.
    É, desse modo, correta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: Certo. 
  • Apesar de ser a letra da lei, a própria norma prevê a possibilidade de requerimento oral.

    Art. 6 O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;

    II - identificação do interessado ou de quem o represente;

    III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações;

    IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;

    V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.