SóProvas


ID
5567191
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Obras de artes especiais (OAE) são estruturas classificadas como ponte, pontilhão, viaduto ou passarela, e devem ser inspecionadas periodicamente. Uma inspeção especial em uma OAE de concreto armado levantou as seguintes condições estruturais: fissuração superficial de retração hidráulica ou térmica em um pilar; concreto segregado em uma pequena área (entre 0,1 e 0,5 m²) em região de tensões de compressão de uma transversina; e aparelhos de apoio metálicos com corrosão superficial.

Nos termos da Norma ABNT NBR 9452:2019 (Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto – Procedimento), considerando apenas as anomalias citadas, essa OAE teria sua condição classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Como já previsto no enunciado, a questão se baseia na ABNT NBR 9452 - Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto - Procedimento

    A norma define anomalia como uma descaracterização de um elemento ou estrutura integrante da OAE em relação à sua concepção original. 

    A seção 5 da norma traz a classificação da condição da OAE segundo os parâmetros estrutural, funcional e de durabilidade. Já no Anexo E, temos as notas de classificação segundo condições verificadas na inspeção especial segundo parâmetros estruturais, conforme situação descrita no enunciado.

    O procedimento consiste então em identificar o elemento estrutural que apresentou a anomalia como principal, secundário ou complementar (Tabela E.1) e a anomalia encontrada (Tabela E.2) e, assim, obter a nota de classificação. 

    Tabela E.1: Caracterização dos sistemas estruturais segundo a relevância no sistema estrutural


    FONTE: ABNT NBR 9452

    Tabela E.2: Nota de classificação da OAE segundo parâmetros estruturais




    FONTE: ABNT NBR 9452

    Tabela E.2 (continuação)




    FONTE: ABNT NBR 9452

    A primeira anomalia descrita é a fissuração superficial de retração hidráulica ou térmica em um pilar. O pilar é um elemento principal e esse tipo de fissuração em elemento principal recebe a nota 4

    A segunda anomalia é o concreto segregado em uma pequena área (entre 0,1 e 0,5 m²) em região de tensões de compressão de uma transversina. Como a transversina é um elemento secundário, essa anomalia implica na nota 4.

    Já a terceira anomalia é definida pelos aparelhos de apoio metálicos com corrosão superficial. Conforme a Tabela E.2, a corrosão superficial em aparelhos de apoio metálico implica em nota 4.

    Assim, a menor nota atribuída é a nota 4, o que significa que a condição da OAE é BOA e que, do ponto de vista estrutural, a estrutura apresenta danos pequenos e em áreas, sem comprometer a segurança estrutural.

    Gabarito do Professor: LETRA B.

    FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9452 - Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2019.