A O metilfenidato tem seu uso médico aceito como potencializador cognitivo em pessoas sem diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), narcolepsia ou outra patologia incapacitante da concentração ou do aprendizado. (a pessoa deve ter um desses agravos para que o uso seja "médico" dentro das indicações terapêuticas e não abusivo)
B A excreção urinária das anfetaminas é reduzida caso o pH da urina esteja acima de 8,0. Esse fenômeno é devido à reabsorção da sua forma não ionizada, que se torna novamente biodisponível, tendo, portanto, seu tempo de meia vida reduzido. (estavam tudo ok as afirmativas, mas o tempo de meia-vida, na verdade, AUMENTA, já que a anfetamina volta para circulação após a reabsorção urinária "forçada" pelo pH aumentado)
C A síndrome de abstinência desencadeada pela interrupção do uso da cocaína é caracterizada por sinais e sintomas que constituem um reforço negativo, provocados pela autorregulação dos receptores (aumento da densidade e da indução). Essa autorregulação é chamada de neuroadaptação.
EO crack é a forma de base livre da cocaína. É absorvido rapidamente pelos pulmões devido à escassa vascularização dessa via, apresentando efeitos farmacológicos praticamente imediatos, mesmo antes da sua absorção. (A região pulmonar é altamente vascularizada, fato que faz com que os efeitos nesta via sejam praticamente imediatos, conforme complementa a alternativa)
A) Errado. O metilfenidato tem seu uso médico aceito em pessoas COM diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), etc.
B) Errado. A reabsorção da forma não ionizada da anfetamina aumenta seu tempo de meia vida.
c) Gabarito.
D) Errado. Mineralização da matriz orgânica é um procedimento utilizado para análise de metais, não para compostos orgânicos.
E) Errado. Os pulmões são altamente vascularizados.