SóProvas


ID
5572582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERIS - AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Em relação às alterações promovidas pela Lei n.º 13.964/2019, que modificou, entre outros normativos, o Código Penal e o Código de Processo Penal, julgue o item subsequente.

No caso de um cidadão condenado a penas privativas de liberdade que somam mais de noventa anos de reclusão, as penas devem ser unificadas observando-se o limite máximo de quarenta anos. 

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Art. 75. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos.  

     § 1º Quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 40 (quarenta) anos, devem elas ser unificadas para atender ao limite máximo deste artigo.

  • A questão não especificou o prazo.

  • No Brasil, atualmente, uma pessoa só poderá cumprir pena pelo tempo máximo de 40 anos. No entanto, para efeitos de progressão de regime e o outros benefícios, conta-se a totalidade das penas. Exemplo: João foi condenado a 100 anos de prisão, ele só poderá ficar preso pelo máximo de 40 anos (exemplo hipotético sem contar com as progressões etc), porém, para efeito de progressão e outros benefícios, será calculado em cima dos 100 anos da pena cumulada e não do máximo de 40 anos.

  • Art. 75. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos.

  • Art. 75. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos.

  • Prisão por tempo máximo 40 anos.

    Para fins de progressão conta-se a pena aplicada. Exemplo: indivíduo condenado a 100 anos de prisão terá direito a progressão com 50% da pena cumprida; Logo, a progressão só em 50 anos, como se pode ficar no máximo 40 anos, não fará jus a progressão na prática.

  • Lembrando que ...

    é possível a FIXAÇÃO da pena > 40 anos

    O QUE SE VEDA é a EXECUÇÃO da pena > 40 anos ininterruptos

  • GABARITO - C

    Art.75, § 1º Quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 40 (quarenta) anos, devem elas ser unificadas para atender ao limite máximo deste artigo.

  • A questão versa sobre as alterações promovidas no Código Penal e no Código de Processo Penal pela Lei nº 13.964/2019. Antes da publicação deste diploma legal, o artigo 75 do Código Penal estabelecia que o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não poderia ser superior a 30 (trinta) anos. Com a alteração promovida pela Lei nº 13.964/2019, o referido dispositivo do Código Penal passou a estabelecer que o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 40 (quarenta) anos. Assim sendo, se um cidadão for condenado a mais de 90 (noventa) anos de reclusão, as penas devem efetivamente ser unificadas e totalizadas em 40 (quarenta) anos.

     

    Gabarito do Professor: CERTO