SóProvas


ID
5572639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERIS - AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito dos aspectos históricos relacionados à extinção do sistema colonial nas Américas entre 1776 e 1824, julgue o item seguinte.

A Independência dos EUA, também conhecida como Revolução Americana, foi vista pelos próprios revolucionários como um projeto para a recuperação das liberdades usurpadas pelo parlamento e pelo rei. 

Alternativas
Comentários
  • Quais foram os motivos que levaram a independência dos Estados Unidos?

    Resumindo, podemos dizer que as principais causas da Independência foram: O desejo por maior liberdade econômica e política das treze colônias; A recusa da metrópole em negociar, seguindo uma política de controle rígido.

  • Item correto

    Em 4 de julho de 1776, uma comissão reunidada na Filadélfia, liderada pelo político Thomas Jefferson, promulgou a Declaração da Independência, proclamando a liberdade do país. Inspirada nos ideais do Iluminismo, ela defendia a liberdade individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.

  • Em 4 de julho de 1776, uma comissão reunida na Filadélfia, liderada pelo político Thomas Jefferson, promulgou a Declaração da Independência, proclamando a liberdade do país. Inspirada nos ideais do Iluminismo, ela defendia a liberdade individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.

    fonte: Colegas QC

  • "recuperação das liberdades"? Entãotinham muito mais liberdades antes, né? Fica muito subjetivo.

  • Ao usar a expressão "liberdades usurpadas", a assertiva está se referindo à mudança de postura inglesa no tocante a autonomia das 13 Colônias. Com a estabilização política inglesa decorrente da Revolução Gloriosa e o fim das guerras europeias do final do séc. XVII e início do séc. XVIII, a Inglaterra passou a focar na expansão e consolidação do seu Império Colonial. Na época, a Revolução Industrial estava ganhando força e a indústria inglesa precisava de novos mercados consumidores e de matéria-prima para alimentar sua industrialização. As atenções voltaram-se para as 13 Colônias, situação que trouxe profundos desconfortos aos colonos que, até então, gozavam de certa autonomia em relação à metrópole. Com o fim da postura de negligência salutar inglesa, cada vez mais o Parlamento passou a interferir nos assuntos internos das colônias, instituindo leis mercantilistas (leis de ruptura) que restringiam diretamente a autonomia colonial além de tornar as colônias mais baratas para o tesouro inglês. Essas interferências foram essenciais para despertar nos colonos um sentimento antibritânico e que, por conseguinte, resultou na Independência das Treze Colônias.