SóProvas


ID
5574925
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na trajetória profissional, a relação do Serviço Social com os movimentos sociais sofreu influências das matrizes teóricas da profissão, além das conjunturas político-econômicas brasileiras.
Na vertente crítica da reconceituação do Serviço Social, a articulação direta do projeto profissional junto aos setores populares envolveu as seguintes estratégias:

Alternativas
Comentários
  • Silva et al. (2007) aponta alguns eixos estratégicos para viabilizar, metodológica e operativamente, o projeto profissional de ruptura, que tiveram maior expressividade nos anos de 1980. São eles: a formação de alianças com as classes populares, a educação popular e a investigação-ação. E no final de1980 e nos anos de 1990, a redefinição da prática da assistência. Entre estes, ressaltamos a prática da educação popular, porquanto esta "vem reafirmar a importância de uma leitura crítica da realidade na qual o assistente social e os sujeitos com os quais trabalha estão inseridos, e destaca a construção do conhecimento como tarefa coletiva" (Silva et al., 2007, p.178-79). Assim, a ação educativa e desveladora da realidade baseada na ação-reflexão junto às classes populares contribui para a organização e participação popular. Tal ação requer um claro direcionamento político da transformação social e se desenvolve mediante um contexto reflexivo-crítico sobre as relações sociais, colocando, pois, a educação popular, a educação libertadora como algo fundamental nesse processo (Silva et al., 2007).

    Fonte: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/YZqXFnfV4fFJgk4nq35YCbF/?lang=pt