SóProvas


ID
5578216
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo o princípio da licitação sustentável, é possível, por meio do procedimento licitatório, 

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Em geral, a licitação sustentável não difere muito de uma licitação simples no que se refere aos critérios de decisão a respeito do vencedor da licitação. Ou seja os princípios são os mesmos.

    Agora, neste tipo de licitação é dado um valor maior aos cuidados que a empresa ou prestadora de serviço tem para o meio ambiente. O trabalho voltado para um desenvolvimento sustentável por parte do concorrente da licitação ganha mais valor na escolha do vencedor da licitação.

    Fonte:

  • O princípio da licitação sustentável encontra fundamento na nova lei de licitações (LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021) no paragrafo IV.

    Art. 11. O processo licitatório tem por objetivos:

    I – assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;

    II – assegurar tratamento isonômico entre os licitantes e a justa competição;

    III – evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos;

    IV – incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.

  • GAB. D

    L. 8.666/93 (EM VIGOR até 01/04/2023)

    Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a

    seleção da proposta + vantajosa p/ a adm. e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade c/ os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade adm., da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos q lhes são correlatos.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • As licitações sustentáveis (ou compras públicas sustentáveis ou licitações verdes) “são aquelas que inserem critérios ambientais nas especificações contidas nos editais de licitação para aquisição de produtos, para a contratação de serviços e para a execução de obras, de forma a minimizar impactos ambientais adversos.

    FONTE: documento do TRF https://www.trf3.jus.br/documentos/adeg/Socioambiental/PLS/Manual_de_Licitacoes_Sustentaveis-diagramado.pdf

  • GABARITO D

    O art. 5º da Lei de Licitações prevê o desenvolvimento nacional sustentável como princípio da licitação. No mesmo contexto, o art. 11, IV, enumera o desenvolvimento nacional sustentável como objetivo da licitação. A Nova Lei de Licitações também prevê diversas disposições sobre as licitações “verdes”, ou seja, aquelas que atendem aos critérios ambientais. Nesse contexto, o art. 18, § 1º, XII, dispõe que o estudo técnico preliminar da licitação conterá “descrição de possíveis impactos ambientais e respectivas medidas mitigadoras, incluídos requisitos de baixo consumo de energia e de outros recursos, bem como logística reversa para desfazimento e reciclagem de bens e refugos, quando aplicável. Esta é uma das formas de aplicação do princípio do desenvolvimento nacional sustentável.

  • A preocupação ée xternada também por ocasião da definição do conceito de projeto básico, no art. 6º da nova lei:

    XXV - projeto básico: conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado para definir e dimensionar a obra ou o serviço, ou o complexo de obras ou de serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegure a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos

  • Sabe quando você vai responder e fica com receio por parecer tão óbvia a resposta?

  • Gab: D

    Art. 11. O processo licitatório tem por objetivos:IV - incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.

    Segundo Matheus Carvalho (2021, cap. 9): as licitações deverão atentar para a sustentabilidade ambiental e acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

  • Pra não zerar!

    Mas tá tão óbvia que dá até medo de marcar.

    Valei-me!