SóProvas


ID
5579425
Banca
FUNDATEC
Órgão
SPGG - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com Carranza (apud Di Pietro, 2018), Administração Pública em sentido subjetivo (formal) é o conjunto de entes (pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos) que tem a incumbência de exercer uma das funções do Estado: a função administrativa, ou seja, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do governo. Para o autor, no Brasil existiram basicamente as seguintes formas de administrar o Estado, quais sejam:

I. A administração patrimonialista.

II. A burocracia.

III. A administração gerencial.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    É possível identificar três modelos na administração pública brasileira: patrimonialista, burocrático e gerencial.

    Patrimonialista - Corrupção e Nepotismo; Não distinção entre o público e o privado (res público e res privado); Decisões arbitrárias e discricionárias; Ocupação de cargo público por confiança (prebendas ou sinecuras); Não cidadania, mas a subserviência e paternalismo; Poder proveniente da hereditariedade (tradição).

    Burocrático - profissionalização, carreiras estruturadas, hierarquia funcional e impessoalidade.

    Gerencial - Redução de custos; Aumentar a qualidade; Foco no CIDADÃO.; Controle a POSTERIORI ---> Ênfase nos RESULTADOS; Cultura da confiança limitada; Maior autonomia; Desloca a ênfase dos meios para os fins; Ágil, inovação, eficiência.

  • GAB E

    As três formas de administração forem: patrimonialismo, burocracia e gerencialismo, veja os detalhes de cada uma:

    CARACTERÍSTICAS DO PATRIMONIALISMO:

    1. Corrupção e Nepotismo;
    2. Não distinção entre o público e o privado (res público e res privado);
    3. Decisões arbitrárias e discricionárias;
    4. Ocupação de cargo público por confiança (prebendas ou sinecuras);
    5. Não cidadania, mas a subserviência e paternalismo;
    6. Poder proveniente da hereditariedade (tradição);

    CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA:

    1. Comunicação formalizada e oficial;
    2. Trabalho é dividido de forma racional;
    3. Relacionamentos impessoais;
    4. Hierarquia;
    5. Rotinas e procedimentos padronizados;
    6. Profissionalismo.

    CARACTERÍSTICAS DO GERENCIALISMO:

    1. Maior autonomia e flexibilidade;
    2. Incentivo à inovação e foco na qualidade;
    3. Descentralização e preocupação com os clientes;
    4. Definição clara de quais serão os objetivos;
    5. Competitividade interna e externa;
    6. Transparência (Accountability).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os modelos teóricos de administração pública. Neste caso, julguemos as afirmativas apresentadas.

    Os modelos de administração pública são marcados por uma série de teorias, características, normas, finalidades e práticas que identificam o tipo de administração que típico de cada uma época. Se os modelos mais antigos servem para demonstrar como as organizações do passado agiam, o modelo atual funciona como referência para a administração pública moderna ao mesmo tempo que indica as perspectivas e tendências para o futuro.

    Ao olhamos para o passado e o presente, podemos verificar três modelos diferentes de Administração Pública: Administração Patrimonial, Administração Burocrática e Administração Gerencial.  

    Embora possamos afirmar convictamente que o modelo vigente é gerencial, práticas típicas da burocracia e do patrimonialismo ainda podem ser vistas, de modo que, ainda que haja um modelo dominante, fragmentos de todos os modelos existem no dia a dia das organizações. “A verdade é que nem mesmo o modelo burocrático foi plenamente implantado Estado brasileiro, que permanece sendo administrado através de práticas que desconhecem ou ignoram os princípios da impessoalidade, publicidade, especialização, profissionalismo etc.” (PALUDO, 2020, apud TORRES, 2004).

    Portanto, em relação ao que a banca afirmou, concluímos que as três afirmativas estão corretas.

    GABARITO: E

    Fonte:

    PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020

  • GABARITO E

    Embora seja adotado o modelo burocrático de Administração Pública no Brasil, o predominante é (ou deveria ser, na verdade) o modelo gerencial, que visa dar flexibilidade ao modelo burocrático.

    O modelo patrimonialista era aquele no qual o gestor público não fazia distinção do bem público com o particular, acreditando ser dele. É exatamente o que acontece no país até hoje, a grande maioria dos gestores públicos e políticos, principalmente, acham que a administração pública é deles, os bens e patrimônios também.

    "É minha mesa, meu gabinete, meu escritório, meu computador"...quando na verdade essa po***@ é tudo bem público, pago através de impostos da população. Quando você for numa repartição pública e vir, na mesa de determinado empregado ou servidor público fotos de familiares, protetor de tela do computador com fotos pessoais, por exemplo, pode saber estar diante de alguém que não sabe distinguir o bem público do particular, pode saber estar diante de um(a) b@b@c@!

  • Minha querida Professora Giovanna Carranza. Fiquei emocionada na prova.

    Baita orgulho.