-
Correto. Na minha opinião, acho que mesmo fazendo um reajuste na verbo 'poder', a forma não poderia ir para o plural, pq 'A NORMA OU PRÁTICA' como sujeito, somente NORMA está definido. Se alguém puder esclarecer, agradeço.
-
Leia-se o trecho:
"Isso pode acontecer porque a norma ou prática não leva em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma."
A meu modo de ver, deve o verbo e locução verbal estarem necessariamente no plural. Consoante Pestana: "Se o ou indicar exclusão, retificação, sinonímia, o verbo concordará com o núcleo mais próximo". Não há nenhum indício de um desses três sentidos, de modo que o verbo "levar", necessariamente, flexiona-se na terceira pessoa do plural, bem como a locução verbal que se lhe segue.
Certo.
-
Resposta correta. Na minha humilde opinião, porque no contexto de "Isso pode acontecer porque a norma ou prática não leva em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma", tanto norma como prática estão no singular e o OU significa alternatividade, podendo ser apenas norma, apenas prática, ou ambas, sendo que norma e prática leva e não levam.
-
O verbo vai para o plural quando a frase falar dos dois, não basta haver a existência do OU, nessa frase o OU está falando de um ou outro.
-
Isso pode acontecer porque a norma ou prática não leva em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma. Exclusão - um ou outro - Singular
-
Ou um ou outro, te decide.
-
Gabarito: CERTO
Fragmento destacado:
A discriminação indireta é marcada pela ausência de intencionalidade explícita de discriminar pessoas. Isso pode acontecer porque a norma ou prática não leva em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma.
Levando em consideração o uso do conectivo "OU", percebemos uma circunstância de alternatividade (ou norma ou prática). Com isso, não dá para levar ao plural tal conectivo.
Agora se fosse "norma E prática", seria outro assunto!
Erga essa cabeça, mete pé e vai na fé....
-
TOMEM CUIDADO!!!
Se no lugar do ou fosse um e as duas formas verbais poderiam ser usadas!
-
O OU implica escolha, logo entre uma coisa ou outra, ambas no singular, resta-se singular. assim, leva e não levam.
-
norma ou prática = leva
norma e prática = levam
-
A conjunção OU quando indicar exclusão o verbo ficará no singular, nesse caso indica exclusão, mas quando indicar inclusão o verbo ficará no plural.
-
Pessoal, entendi a regra do E e OU, porém no que tange o restante do período:
"Isso pode acontecer porque a norma E prática não levam em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma."
Estaria certo o PODE estar no singluar?
-
OU UMA COISA OU OUTRA...
SEFOSSE ISSO E AQUILO, SERIA DIFERENTE...
-
Nem sempre o conectivo "OU" indica noção excludente, como no contexto da questão.
-
Se o ou indicar exclusão, o verbo ficará no singular;
Se indicar retificação ou sinônimos, o verbo concordará com o núcleo mais próximo;
Se indicar adição , o verbo ficará no plural.
Antônimos o verbo fica no plural;
( PESTANA, 2019).
-
"Isso pode acontecer porque a norma ou prática não leva em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma."
O conectivo "ou" constante do fragmento acima abarca noção excludente. Em casos símiles a esse, o verbo "leva" necessariamente deve ficar na terceira pessoa do singular. Se substituísse o "ou" por "e a" a questão estaria correta.
-
-
ou > adição > PLURAL > os 2 verbos
ou > exclusão > SINGULAR > os 2 verbos
Autor: Isabel Vega > final do vídeo
-
O sentido é de alternância , logo , ou é um ou é o outro, por isso não vai para o plural.
GAB: certo.
prejudicaria sim
-
O comentário do Sr. Shelking, um dos mais curtidos, não está de acordo com o que a professora Isabel explicou. Segundo ela, é possível sim a troca do "leva" por "levam", pois esse "ou" traz ideia de inclusão, de e. O erro, porém, está na falta de paralelismo com a locução verbal "pode prever" que, no caso, também deveria ser flexionada, passando para (podem prever), uma vez que ambos possuem o mesmo sujeito.
-
OU
- COM EXCLUSÃO = CONCORDA COM NÚCLEO MAIS PRÓXIMO
- SEM EXCLUSÃO = VAI PARA O PLURAL
-
o "ou" é o fator determinante nessa questão, visto que, tem seu fator de exclusão. Ou fala de uma situação, ou fala de outra. Norma ou prática é diferente de norma e prática.
-
O conectivo "ou" faz a diferença. O verbo tem que ficar na terceira pessoa.
-
Embora haja relação entre os conceitos, o racismo difere do preconceito racial e da discriminação racial.
(Resposta no primeiro período do terceiro parágrafo)
-
GAB. CERTO
"Isso pode acontecer porque a norma ou prática não leva em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma."
O conectivo "ou" constante do fragmento acima abarca noção excludente. Em casos símiles a esse, o verbo necessariamente deve flexionar-se na terceira pessoa do singular.
-
CERTO
Ou pode aparecer com sentido de Exclusão OU Inclusivo.
Ex: Ou Brasil ou Alemanha ganhará a copa.
Bebida ou Fumo fazem mal ao coração.
---------------------------------------------------------
Bons Estudos!!!
-
Gabarito: Correto
Vejamos a frase novamente:
...Isso pode acontecer porque a norma ou prática não leva em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma.....
Observem que tanto o verbo "levar" quando a locução verbal "pode prever" têm como base "normas ou prática".
Agora, vamos voltar ao comando da questão: A correção gramatical do último período do último parágrafo seria prejudicada se a forma verbal “leva” fosse substituída por levam.
A resposta é sim. Pois, mesmo que vc estivesse em dúvida se o "OU" tem função de inclusão ou exclusão, para que o PERÍODO COMPLETO esteja correto necessariamente a locação também deverá variar.