SóProvas


ID
5579902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Na sociedade líquido-moderna da hipermodernidade globalizante, o fazer compras não pressupõe nenhum discurso. O consumidor — o hiperconsumidor — compra aquilo que lhe apraz. Ele segue as suas inclinações individuais. O curtir é o seu lema.

     Esse movimento social de hiperconsumismo, de vida para o consumo, guiou a pessoa natural para o caminho da necessidade, da vontade e do gosto pelo consumo, bem como impulsionou o descarte de cada vez mais recursos naturais finitos. Isso tem transformado negativamente o planeta, ao trazer prejuízos não apenas para as futuras gerações, como também para as atuais, o que resulta em problemas sociais, crises humanitárias e degradação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de afetar o desenvolvimento humano, ao se precificar o ser racional, dissolvendo-se toda solidez social e trazendo-se à tona uma sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores vorazes e indiferentes às consequências de seus atos sobre o meio ambiente ecologicamente equilibrado e sobre as gerações atuais e futuras.

     O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas.

     Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro. Nessa vida de hiperconsumo e para o hiperconsumo, a pessoa natural fica tentada com a gratificação própria imediata, mas, ao mesmo tempo, os cérebros não conseguem compreender o impacto cumulativo em um nível coletivo. Assim, um desejo satisfeito torna-se quase tão prazeroso e excitante quanto uma flor murcha ou uma garrafa de plástico vazia.

     O hiperconsumismo afeta não apenas a relação simbiótica entre o ser humano e o planeta, como também fere de morte a moral, ao passo que torna tudo e todos algo precificável, descartável e indiferente.

Fellipe V. B. Fraga e Bruno B. de Oliveira. O consumo colaborativo como mecanismo de desenvolvimento sustentável na sociedade líquido-moderna. LAECC. Edição do Kindle (com adaptações). 

Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue. 

No texto, a palavra “logro” (primeiro período do terceiro parágrafo) foi empregada com o mesmo sentido de ganho, vantagem.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Logro: Aquilo que se conseguiu ganhar, lucrar, vantagem.

  • De acordo com os dicionários de Língua Portuguesa, o verbo lograr também tem o significado de desfrutar, ou conseguir alcançar algo. Lograr êxito quer dizer ganhar algo, atingir um objetivo. Mas seu uso mais comum no Brasil é a respeito de iludir.

  • Logrei êxito

  • CERTO.

    Ganho, lucro, vantagem.

  • É. No sentido de tirar vantagem de alguma coisa.

  • CERTO

    LOGRO:

    1. ato praticado de má-fé que objetiva lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; fraude, burla, embuste.
    2. 3.
    3. manobra, artifício com que se ilude, engana alguém.

    BOM DIA !!!

  • Eu já ouvi um termo: tu se logrou aqui na minha terra por isso que fui de errada. Mas se fosse pela expressão: logrei êxito, acertaria a questão.

    Gaba c

  • Essa eu associei com "Lograr êxito" - ganhar algo, atingir um objetivo.

    Lograr: obter o que se tem direito ou que se deseja; alcançar, conseguir.

    gabarito: certo

  • AO MEU VER A BANCA FEZ UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DO TEXTO POIS, OQUE O TEXTO QUERIA FALAR É QUE  O consumismo é uma economia do logro(  O consumismo é uma economia do engano, da ilusão, da má fé.) POIS O SIGNIFICADO DA PALAVRA É

    logro

    substantivo masculino

    1. ato praticado de má-fé que objetiva lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; fraude, burla, embuste.

    1. manobra, artifício com que se ilude, engana alguém.

    ASSIM ACREDITO QUE O GABARITO DEVERIA SER MUDADO.

  • Quem sabe espanhol teve vantagens kk A palavra é muito usada na língua.

  • LOGRO: posse, gozo.

    Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

  • De jeito nenhum que a palavra foi usada com esse sentido. So na cabeca do CESPE mesmo. Ação e/ou comportamento que, sendo desonesto e ardiloso, tem a intenção de enganar ou ludibriar alguém, exemplo: "CESPE agiu com logro."

  • Lobro;

    1. ato praticado de má-fé que objetiva lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; fraude, burla, embuste.
    2. manobra, artifício com que se ilude, engana alguém.

    Bora que você é uma máquina de vencer.

  • Só para rechaçar, "lograr êxito", sempre achei redundância nessa expressão, algum dia serviria para alguma coisa. Deveria ter feito essa prova.

  • Gab: CERTO

    Várias passagens no texto afirmam o gabarito. Veja!

    1. "o hiperconsumidor"; "lhe apraz"; "hiperconsumismo"; "sociedade líquido-moderna"; "indiferentes às consequências"...

    Tudo isso para resumir que "o consumismo é a economia do logro". Ou seja, o hiperconsumidor ou a sociedade líquido-moderna trazem à tona a mensagem de que o hiperconsumismo é a economia do êxito/ ganho/ vantagem ou lucro. Com isso, gabarito correto!

  • O "pois" faz que o ser humano trabalhe duro para "adquirir" mais coisas. O "Pois" explica algo anteriormente dito. Quando fala em adquirir remete a ganho.
  • fiquei até com medo de marcar

  • Estudar muito pra poder dizer "logrei exito".

  • GAB: Certo

    Logro

    ato praticado de má-fé que objetiva lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; fraude, burla, embuste.

    foi usada no sentido de ganho, como se fosse algo bom.

    eu entendi dessa forma.

  • logro

    substantivo masculino

    1. 2.
    2. ato praticado de má-fé que objetiva lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; fraude, burla, embuste.
    3. 3.
    4. manobra, artifício com que se ilude, engana alguém.

  • Tem questões que não precisa que tu seja um dicionário ambulante, é só olhar o contexto em que está a palavra.