SóProvas


ID
5580310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Acerca dos procedimentos e do sistema recursal previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), julgue o item que se segue. 

A interposição do recurso de agravo de instrumento produz o chamado efeito regressivo, o que não ocorre com a interposição do recurso de apelação. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    No ECA, ao contrário do CPC, é possível o efeito regressivo (juízo de retratação) tanto na apelação quanto no agravo de instrumento:

    Art. 198, inc. VII, ECA. Antes de determinar a remessa dos autos à superior instância, no caso de apelação, ou do instrumento, no caso de agravo, a autoridade judiciária proferirá despacho fundamentado, mantendo ou reformando a decisão, no prazo de cinco dias;

  • Gabarito: ERRADO

    "[...] o efeito regressivo permite que por via do recurso a causa volte ao conhecimento do juízo prolator da decisão. [...] em razão de expressa previsão legal poderia rever a sua própria decisão. [...]

    O efeito ora analisado está presente em todas as espécies de agravo. No recurso de apelação o Novo Código de Processo Civil prevê tal efeito em três hipóteses:

    [1] no art 331, caput, na sentença de indeferimento da petição inicial,

    [2] no art. 332, § 3°, na sentença de improcedência liminar e

    [3] no art. 485, § 7°. [...]"

    NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de direito processual civil -Volume único / Daniel Amorim Assumpção Neves - 9. ed. - Salvador: Ed. JusPodivm, 2017. 1577 p.

  • Também chamado de feito iterativo ou diferido. Caiu no MPPR/2021.

  • Acerca dos procedimentos e do sistema recursal previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),a interposição do recurso de agravo de instrumento produz o chamado efeito regressivo, o que TAMBEM ocorre com a interposição do recurso de apelação, UMA VEZ QUE NO ECA, AO CONTRÁRIO DO CPC, É POSSÍVEL O EFEITO REGRESSIVO - RETRATAÇÃO - COMO REGRA, TANTO NA APELAÇÃO COMO NO AGRAVO DE INSTRUMENTO.

    --

    CPC: EFEITO REGRESSIVO NO AGRAVO DE INSTRUMENTO E EXCEPCIONALMENTE (3 HIPÓTESES), NA APELAÇÃO

    ECA: EFEITO REGRESSIVO EM AMBOS

    --

    Art. 198, inc. VII, ECA. Antes de determinar a remessa dos autos à superior instância, no caso de apelação, ou do instrumento, no caso de agravo, a autoridade judiciária proferirá despacho fundamentado, mantendo ou reformando a decisão, no prazo de cinco dias;

  • Art. 198Nos procedimentos afetos à Justiça da Infância e da Juventude, inclusive os relativos à execução das medidas socioeducativas, adotar-se-á o sistema recursal da Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Código de Processo Civil), com as seguintes adaptações: (“Caput” com redação dada pela Lei nº 12.594, de 18/1/2012, publicada no DOU de 19/1/2012, em vigor 90 dias após a publicação)

    (...)

    Juízo de retratação (efeito diferido/iterativo do recurso)

    VII - antes de determinar a remessa dos au­tos à superior instância, no caso de apelação, ou do instrumento, no caso de agravo, a autoridade judiciária proferirá despacho fundamentado, man­tendo ou reformando a decisão, no prazo de cinco dias

  • O agravo de instrumento e apelação são dotados de efeito regressivo/iterativo no ECA. No CPC, em regra, o agravo tem efeito suspensivo e a apelação só em 3 casos (indeferimento inicial, improcedência liminar).
  • ...

    o sobrestamento de um recurso especial não impede o provimento de eventual medida de urgência (ECA) se são preenchidos os seus requisitos legais.

  • Em regra, o juiz não pode se retratar da sentença proferida, exceto para corrigir, de ofício ou a requerimento, inexatidões materiais ou erros de cálculo, ou por meio de embargos de declaração, nos termos do disposto no art. 494 do CPC.

    Efeito regressivo é a faculdade que alguns recursos atribuem ao órgão  a quo  de reconsiderar a decisão atacada. Por excelência, os recursos dotados desse efeito são o agravo de instrumento, o agravo interno e o agravo no recurso extraordinário ou no recurso especial. Por conseguinte, caso haja a reconsideração, o recurso fica prejudicado.

    A apelação, em regra, não permite que o juiz se retrate, contudo, o Código de Processo Civil prevê três hipóteses expressas de possibilidade de retratação por ocasião da apelação, no prazo de 5 dias: a) indeferimento da petição inicial, art. 331,  caput , do CPC; b) improcedência liminar do pedido, art. 332, § 3º, CPC e; c) sentença sem resolução do mérito, art. 485, § 7º, CPC.

    O ECA (art. 198, VII), ao contrário do CPC, possui as suas especificidades e, neste lado, adota o juízo de retratação como diretriz em todos os seus recursos de apelação e agravo.

    Fonte: jus.com.br/artigos/85999/o-efeito-regressivo-no-recurso-de-apelacao-nos-processos-afetos-ao-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente

  • A questão em comento encontra resposta na literalidade do ECA.

    O efeito regressivo, também chamado de juízo de retratação, ou seja, a possibilidade do juiz que emanou decisão se retratar, ocorre, no ECA, tanto na apelação, quanto no agravo de instrumento.

    Diz o ECA:

    “ Art. 198 (…)

    VIII - mantida a decisão apelada ou agravada, o escrivão remeterá os autos ou o instrumento à superior instância dentro de vinte e quatro horas, independentemente de novo pedido do recorrente; se a reformar, a remessa dos autos dependerá de pedido expresso da parte interessada ou do Ministério Público, no prazo de cinco dias, contados da intimação. “




    Diante do exposto, a assertiva está correta.






    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO