SóProvas


ID
5586331
Banca
Quadrix
Órgão
CRT - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à administração direta e indireta, julgue o item.


Sempre que se faz referência à administração indireta do Estado, a ideia de vinculação das entidades traz à tona, como órgão controlador, o Poder Executivo.

Alternativas
Comentários
  • Questão incompleta pois todos os poderes podem ter entidades da administração indireta vinculadas a si. A banca retirou apenas um trecho do livro do José dos Santos Carvalho Filho. O trecho completo é o seguinte:

    Sempre que se faz referência à Administração Indireta do Estado, a ideia de vinculação das entidades traz à tona, como órgão controlador, o Poder Executivo. Entretanto, o art. 37 da Constituição alude à administração direta, indireta e fundacional de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Assim dizendo, poder-se-ia admitir a existência de entidades da administração indireta vinculadas também às estruturas dos Poderes Legislativo e Judiciário, embora o fato não seja comum, por ser o Executivo o Poder incumbido basicamente da administração do Estado.

    José dos Santos Carvalho Filho. Manual de Direito Administrativo”, 17ª edição, Editora Lumen Juris, páginas 396/397

  • Questão incompleta ai fica difícil !!!

  • Todas as questões de dto adm da quadrix são bizarras. Não sei se eles querem fazer perguntas complexas ou sei lá o que, mas sempre acaba saindo um trambolho sem pé nem cabeça. Se quer perguntar difícil existe uma infinidade de temas complexos no dto adm, mas não fique jogando pedaços capciosos de trechos de doutrinadores pra ferrar com quem está apostando tempo de estudo e vida nessas provas.

  • CERTO

    De fato quando fazemos menção à Administração Pública Indireta, quase sempre a associamos ao Poder Executivo. Contudo, há administração pública indireta nos demais Poderes da República (Judiciário e Legislativo), como, por exemplo, os cartórios notariais, que são uma espécie de descentralização, por outorga, do Poder Judiciário.

    Tabelião: prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, porém, não é servidor público efetivo ou estatutário, é considerado particular em colaboração com o serviço público (agente delegado);

    Funcionários de cartório (incluindo o tabelião substituto): empregados do setor privado, contratados pelo Tabelião (CLT).

    * Os cartórios, em regra, funcionam de acordo com datas definidas pelo Poder Judiciário, a exceção é o recesso forense, que não é concedido aos cartórios.

  • Errado*

    Assertiva: Sempre que (nem sempre) se faz referência à administração indireta do Estado, a ideia de vinculação das entidades traz à tona, como órgão controlador, o Poder Executivo.

    Justificativa: Há adm indireta controlada pelo Judiciário ou Legislativo, SE NÃO ESTOU ENGANADO! Corrijam-me!

  • Gabarito incorreto, pois, pelo menos teoricamente, podem haver entidades da administração indireta vinculadas aos poderes Legislativo e Judiciário e, quando isso acontecer, o controle não será feito pelo poder executivo. O "Sempre" da assertiva não contempla essas exceções, motivo pelo qual a assertiva está incorreta.

  • tipo de questão pra gerar desconfiança da atuação do examinador

  • Conferi o gabarito DEFINITIVO da banca e eles adotaram como CORRETA a questão. A quadrix além de encher o cara de matéria pra estudar, obriga o candidato a ser um x-men na adivinhação.

    Gabarito Definitivo (Q100)

    http://www.quadrix.org.br/web/visualizar.html?file=http://www.quadrix.org.br/Archives/General/24689/24978/25611/8364A69931FF/1_CRT-RN_processo_seletivo_2021_gabarito_definitivo.pdf

  • CORRETA

    Quando falamos de administração INDIRETA devemos saber que se trata de uma DESCENTRALIZAÇÃO de tarefas vindo poder executivo (Federal, Estadual ou municipal) pois estes que têm competência para criar entes dotados de personalidade jurídica para execução de atividades.

  • Alguns escreveram que a questão está incompleta. Não está. Ela está errada. A palavra "sempre" torna a questão errada. Os poderes legislativo e Judiciário também podem ter vinculadas administrações indiretas. Tenham cuidado com aqueles que tentam justificar o gabarito da banca pelo "acerto".

    Bem como ensina os bons administrativistas Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:

    "Deve-se ressalvar a hipótese (não usual) de criação ou extinção de uma entidade da administração indireta vinculada ao Poder Legislativo, ou vinculada ao Poder Judiciário. Nesses casos, por óbvio, a iniciativa da lei respectiva não será do Chefe do Poder Executivo, mas sim da autoridade competente do Poder a que esteja vinculada a entidade."

    Mas em se tratando da Quadrix, o errado eventualmente é certo.

  • Pela estatística dá para saber o quanto é desgraçada essa questão.

    Gab.: C

  • Que questão é essa? há meu, já está difícil estudar, ainda vem essas bancas LIXO!!

  • fico de cara como a quadrix sempre pega trechos e transforma como assertivas de C/E

  • Essa questão deveria ser anulada. Não é possível. Trouxe posicionamento incompleto da doutrina:

    Sempre que se faz referência à Administração Indireta do Estado, a ideia de vinculação das entidades traz à tona, como órgão controlador, o Poder Executivo. Entretanto, o art. 37 da Constituição alude à administração direta, indireta e fundacional de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Assim dizendo, poder-se-ia admitir a existência de entidades da administração indireta vinculadas também às estruturas dos Poderes Legislativo e Judiciário, embora o fato não seja comum, por ser o Executivo o Poder incumbido basicamente da administração do Estado. (José dos Santos Carvalho Filho. Manual de Direito Administrativo”, 17ª edição, Editora Lumen Juris, páginas 396/397)

  • CORRETO

    Executivo

    Função típica: Administrativa (que inclui regulação)

  • Tem nada a ver, quem acertou essa questão errou completamente. Regular =! Controlar

  • A descentralização administrativa é possível por todos os Poderes da Federação. Penso que essa questão demonstrou uma interpretação e uma análise MUITO simplista da realidade. É obvio que quando pensamos em descentralização administrativa, a primeira coisa que vem a mente é aquela realizada pelo Poder Executivo, a exemplo do INSS, CORREIOS, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entre outros; Entretanto, o fato de maioria dos casos se dar através do Poder Executivo, isso não pode ser estipulado como regra. Penso que a questão demandou uma intepretação de foro íntimo, subjetiva, do senso comum.

  • Atentem-se ao que consta na assertiva. O item não está errado, apesar de existir outras possibilidades.

  • Deixou a desejar. Sempre essa banca.

  • Do jeito que a questão foi redigida, dá a entender que o Poder Executivo controla todas as entidades da administração indireta. Quem instituiu a entidade é quem tem o controle finalístico sobre ela. Assim fica difícil, Quadrix!

  • As entidades da Administração Pública Indireta não são subordinadas, mas são vinculadas ao ente público que as cria. Em regra, essas entidades são criadas pelo Poder Executivo e vinculadas a órgão controlador do Poder Executivo. No entanto, em tese, nada impede a existência de entidades da Administração Indireta vinculadas a outros poderes como o Legislativo e o Judiciário.

    A afirmativa da questão reproduz frase de José dos Santos Carvalho Filho. No entanto, a reprodução de frase isolada torna incompreensível a ideia do próprio autor. O que José dos Santos Carvalho Filho nos diz é o seguinte:


    Sempre que se faz referência à Administração Indireta do Estado, a ideia de vinculação das entidades traz à tona, como órgão controlador, o Poder Executivo. Entretanto, o art. 37 da Constituição alude à administração direta, indireta e fundacional de qualquer dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Assim dizendo, poder-se-ia admitir a existência de entidades de administração indireta vinculadas também às estruturas dos Poderes Legislativo e Judiciário, embora o fato não seja comum, por ser o Executivo o Poder incumbido basicamente da administração do Estado (CARVALHO FILHO. J. S. Manual de Direito Administrativo. 28ª ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 480).

    Vemos, então, que, para José dos Santos Carvalho Filho, sempre que se faz referência à vinculação entre entidades da Administração Indireta e a Administração Direta se pensa em Poder Executivo, mas, na verdade, podem existir entidades da Administração Indireta vinculadas a qualquer dos Poderes.

    A afirmativa da questão, portanto, embora reproduza palavras de José dos Santos Carvalho Filho, reproduz apenas parte de uma ideia. A frase da afirmativa, lida de forma isolada, é ambígua, porque não deixa claro se o que se pretende afirmar é que todas as entidades são sempre vinculadas ao Poder Executivo ou não.

    Não basta que sejam reproduzidas palavras de um autor, é preciso que suas ideias sejam reproduzidas de forma completa e correta para que a afirmativa possa ser compreendida como certa. Por esse motivo, a questão merecia ser anulada.  

    Gabarito da banca: certo.

    Gabarito do professor: questão merecia ser anulada.  



  • Li e reli e ainda marquei errado. Quadrix inventa coisa!
  • GAB CERTO

    Relação administração direta x administração indireta:

    Pode:

    1. Vinculação;
    2. Tutela administrativa;
    3. Controle finalístico;
    4. Supervisão ministerial.

    Não pode:

    1. Hierarquia;
    2. Subordinação;
    3. Controle hierárquico.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • a materia ja e ruim, ai tu vem ver,e um fala que ta certo outro errado.vida de m

  • Evito fazer provas desta banca, por n motivos, principalmente porque inventam moda demais.