SóProvas


ID
5590312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CB1A1-I


     Quais são as consequências dessa pandemia no que diz respeito à reflexão sobre igualdade, interdependência global e nossas obrigações uns com os outros? O vírus não discrimina. Por conta da forma pela qual se move e ataca, ele demonstra que a comunidade humana é igualmente precária. Ao mesmo tempo, contudo, o fracasso por parte de certos Estados ou regiões em se prepararem adequadamente de antemão, o fechamento de fronteiras e a chegada de empreendedores ávidos para capitalizar em cima do sofrimento global, tudo isso atesta a velocidade com a qual a desigualdade radical e a exploração capitalista encontram formas de reproduzir e fortalecer seus poderes no interior das zonas de pandemia. Um cenário que já podemos imaginar é a produção e comercialização de uma vacina eficaz contra a covid-19. Nós certamente veremos os ricos e os plenamente assegurados correrem para garantir acesso a qualquer vacina quando ela se tornar disponível. A desigualdade social e econômica garantirá a discriminação. O vírus por si só não discrimina, mas nós humanos certamente o fazemos, moldados e movidos como somos pelos poderes casados do nacionalismo, do racismo, da xenofobia e do capitalismo. Parece provável que passaremos a ver, no próximo ano, um cenário doloroso no qual algumas criaturas humanas afirmam seu direito de viver ao custo de outras, reinscrevendo a distinção espúria entre vidas passíveis e não passíveis de luto, isto é, entre aqueles que devem ser protegidos contra a morte a qualquer custo e aqueles cujas vidas não valem o bastante para serem salvaguardadas da doença e da morte.

Judith Butler. O capitalismo tem seus limites. Internet: (com adaptações)

A argumentação central do texto CB1A1-I é articulada a partir da dicotomia 

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B.

    Para a autora do texto, Os capitalistas são individualistas que buscam apenas seu bem-estar, sem, contudo, observar as pessoas em vulnerabilidades, as quais são o coletivo.

  • B

    O individualismo de alguns abastados e privilegiados dificulta o acesso geral (coletivo) aos métodos de vacinação.

    Ex: Furar a fila da vacinação

  • Fui de fraco e forte por causa da desigualdade social, não consegui ver o individual e o coletivo no texto.

    Um cenário doloroso no qual algumas criaturas humanas afirmam seu direito de viver ao custo de outras.

    A desigualdade radical e a exploração capitalista encontram formas de reproduzir e fortalecer seus poderes no interior das zonas de pandemia.

    Aqueles que devem ser protegidos contra a morte a qualquer custo e aqueles cujas vidas não valem o bastante.

  • GABARITO B

    ''Nós certamente veremos os ricos e os plenamente assegurados correrem para garantir acesso a qualquer vacina quando ela se tornar disponível. A desigualdade social e econômica garantirá a discriminação''.

  • Sempre fui de mediano a bom nas questões de português no cespe na modalidade c/e; mas na modalidade de múltipla escolha eu tô notando uma diferença absurda e tô errando muitooooo.

    Nesta questão, depois de alguns minutos sem encontrar resposta, me liguei no que é dito logo no começo:

    "Quais são as consequências dessa pandemia no que diz respeito à reflexão sobre igualdade, interdependência global e nossas obrigações uns com os outros?"

    Traz a ideia de individualismo e coletivismo.

  • Eu não costumo comentar, mas dessa vez não tem como deixar passar.

    O texto traz predominantemente elemento sobre "FRACO E FORTE", desigualdade entre quem tem condições e quem não tem, pessoas que acham que merecem viver mais que outras, mas o gabarito da questão é absolutamente discrepante com os elementos do texto, cobrando a interpretação do EXAMINADOR e não dos elementos do texto.

    Basta ler as respostas dos colegas que, com muito esforço, tentam justificar o gabarito dando voltas e chegando a lugar nenhum.

  • Questão para se responder por eliminação.... não vejo uma resposta adequada ao texto.

    Fiquei entre as alternativas B e D... eliminei a D porque o texto não faz referencia direta ao socialismo.

    Trechos que considerei para responder a questão:

    " a desigualdade radical e a exploração capitalista"

    "A desigualdade social e econômica garantirá a discriminação"

    "algumas criaturas humanas afirmam seu direito de viver ao custo de outras"

  • Gabarito B - "O Jubileu (Cespe) está esquisito hoje (querendo ser a FGV), eu tenho medo" :(
  • Se de um lado você tem aqueles que podem usufruir com mais qualidade e acesso de uma provável vacina, e de outro tem aqueles que sofrerão com as dificuldades da desigualdade social, então fica evidente uma dicotomia entre forte e fraco. Não tem como se pensar em individual e coletivo, haja vista se tratar de ricos e pobres, isto é, duas classes sociais em que um pode mais (rico = forte) e o outro menos (pobre = fraco)...

  • A banca deu o gabarito que quis, infelizmente, há pessoas que acertam no "Chute" e ainda tentam justificar. hahaha

  • A resposta tá logo no início do texto como alguns colegas abaixo mencionaram. No decorrer dele a autora só discorre um pouco + detalhadamente. Mas a crítica em sim é o individual vs coletivo

    Gaba B

  • Entendi que as pessoas se preocupam mais com si mesmas (individual) que com a coletividade.

    Em tempo... ainda bem que as previsões da autora não se confirmaram, ou seja, todos que quiseram e puderam tomaram a vacina.