SóProvas


ID
5590348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a principal causa de fraude no serviço público brasileiro. 

Alternativas
Comentários
  • Qual a base empírica dessa afirmação?

  • Gabarito: A

    "Em seu relatório de pesquisa sobre a fraude no Brasil, para a KPMG (2009, p. 3) a “fraude e a má-conduta corporativa continuam a ser uma ameaça constante para as organizações e têm aumentado nos últimos anos, com uma tendência progressiva”. Esta mesma pesquisa aponta que mais de 90% dos entrevistados reconheceram que a fraude é um problema no ambiente corporativo no Brasil, e que a insuficiência de sistemas de controles internos é a principal circunstância facilitadora para a ocorrência de atos fraudulentos.

    A implantação de um eficiente sistema de controle interno, além de proporcionar maior credibilidade, segurança e integridade ao patrimônio e aos dados administrativos e contábeis, minimiza riscos, como erros involuntários ou fraudes nas operações desempenhadas cotidianamente.

    (...) Em pesquisa realizada pela KPMG, em 2009, com as maiores organizações dos setores público e privado do Brasil, constatou-se que a insuficiência de controles internos foi a área crítica de preocupação para 64% dos entrevistados, como circunstância facilitadora de atos fraudulentos, apesar de serem justamente os controles internos (25%) que mais permitiram a descoberta da fraude."

    Fonte: PEREIRA, J. G. P. L. A importância e o papel do controle interno na prevenção e detecção de fraudes nas organizações públicas do Estado do Paraná. (https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/50869/R%20-%20E%20-%20JULIANA%20GEMAEL%20POLYCARPO%20LIED%20PEREIRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y)

  • A resposta deveria ser má-conduta dos servidores. A KPMG (2009) concluiu que a principal FACILITADORA das fraudes é a falta de controle e não a maior causa.
  • Que piada! A banca fez uma questão pegando uma afirmação solta num artigo qualquer como se fosse uma verdade terminativa.

  • Fonte: vozes da minha cabeça
  • MDS, COLOCAM GENTE COMO NESTOR CERVERÓ, PAULO ROBERTO COSTA, ZÉ DIRCEU, RENATO DUQUE NO COMANDO DE ESTATAIS, E VEM FALAR QUE A CULPA É DE FALTA DE CONTROLE INTERNO? VTNC !!!!!!!!!!!

  • Meu pensamento para marcar:

    • Na prática, a maioria dos órgãos possui no mínimo um código de ética (D), sendo, ainda, em maior ou menor grau, auditados (E).
    • Quando há insuficiência de controles internos (ex: segregação de funções. O cara que "assina o cheque" é o mesmo que interfere na licitação), a consequência (e não a causa) é a má conduta dos servidores (B) e má conduta dos dirigentes (C).   

  • Deveria ter vindo assim: Na sua opinião...
  • O problema não é a má conduta de dirigentes e servidores: é o controle interno que não dá conta da bagunça. Ah sim, claro.