Trata-se dos itens que compõem o montante do estoque conforme o CPC 16.
Segundo o CPC 16, "O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais".
⇔ São custos:
↳ Custos de aquisição: Preço de compra + impostos de importação e outros (exceto os recuperáveis junto ao fisco), + custos de transporte + seguro + manuseio e outros diretamente atribuíveis.
↳ Custos de transformação: custos diretamente relacionados com as unidades produzidas/linhas de produção (ex.: mão de obra direta+custos indiretos de produção, fixos e variáveis).
↳ Outros custos (não de aquisição nem de transformação): devem ser incluídos nos custos dos estoques somente na medida em que sejam incorridos para colocar os estoques no seu local e na sua condição atuais. Por exemplo: gastos gerais que não sejam de produção ou os custos de desenho de produtos para clientes específicos.
⇔ Não são custos: descontos comerciais + abatimentos + outros itens semelhantes. Devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.
⇔ Itens reconhecidos como despesa do período em que são incorridos:
↝ Valor anormal de desperdício de materiais, mão-de-obra ou outros insumos de produção;
↝ Gastos com armazenamento, a menos que sejam necessários ao processo produtivo entre uma e outra fase de produção;
↝ Despesas administrativas que não contribuem para trazer o estoque ao seu local e condição atuais; e
↝ Despesas de comercialização, incluindo a venda e a entrega dos bens e serviços aos clientes.
↝ Despesas financeiras: Conforme o item 18, "A entidade geralmente compra estoques com condição para pagamento a prazo. A negociação pode efetivamente conter um elemento de financiamento, como, por exemplo, uma diferença entre o preço de aquisição em condição normal de pagamento e o valor pago; essa diferença deve ser reconhecida como despesa de juros durante o período do financiamento".
➤ Resolução: Assinale a opção correta.
A- Correta- Deverão ser contabilizados como custo dos estoques de mercadorias para revenda o preço líquido do item, os impostos de importação e demais tributos (exceto aqueles recuperáveis junto ao fisco), os custos de transporte e de seguro, bem como os gastos com carga e descarga da mercadoria adquirida.
B- Incorreta- Ao contrário da afirmação, os custos de transformação de estoques [...] englobam os valores aplicados em mão de obra direta.
C- Incorreta- É o contrário do que se afirma. Segundo o CPC 16, item 26, "[...] os estoques usados em um segmento de negócio podem ter um uso para a entidade diferente do mesmo tipo de estoques usados em outro segmento de negócio. Porém, uma diferença na localização geográfica dos estoques (ou nas respectivas normas fiscais), por si só, não é suficiente para justificar o uso de diferentes critérios de valoração do estoque".
D- Incorreta- O valor anormal de desperdício de materiais ou outros insumos de produção não será contabilizado como custo de estoque, mas como despesa.
E- Incorreta- O acréscimo no preço oriundo da diferença entre o valor pago a prazo na compra de mercadorias e o valor que seria pago no caso de compra à vista em condição normal de pagamento deve ser reconhecido como despesa financeira, e não como custo do estoque ao longo do período acordado entre as partes.
Gabarito: Letra A.