SóProvas


ID
5590603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

    Ao inspecionar determinada empresa prestadora de serviço de buffet e festas, a fiscalização concluiu que o registro da sua contabilidade não era fidedigno. Iniciado o procedimento de arbitramento do ISSQN, a fiscalização determinou que a receita da prestação de serviços em relação à atividade exercida seria de pelo menos R$ 1 milhão, valor superior ao declarado. O fisco verificou, ainda, que, no mesmo período, as despesas da empresa com aluguel, folha de salários e outras contas haviam superado R$ 2 milhões.

Nessa situação hipotética, a base de cálculo do ISSQN no período em questão deve ser

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o fundamento desta questão?

  • Pelo que entendi, é legislação específica de Aracaju

  • Questão específica

  • Gabarito Letra D

    A lógica que adotei foi: ninguem abre um negócio pra ter prejuízo. Logo a visão do fisco é que se ele tá tendo uma despesa de 2 milhões, com certeza a receita dele tá sendo esses 2 milhões + uma margem de lucro, que no caso, o fisco julgou ser de 30%.

  • Essa questão demanda conhecimentos sobre o tema: ISS.

     

    Para pontuarmos aqui, temos que nos ater ao artigo 111 da lei nº 1.547/89, que institui o código tributário municipal de Aracaju-SE:

    Art. 111 No arbitramento será determinada a receita da prestação de serviços em relação a atividade exercida pelo contribuinte e não poderá, em caso algum, ser inferior às despesas do período, acrescido de 30% calculados pela soma das seguintes parcelas:

    I - valor das matérias primas, combustíveis e outros materiais consumidos ou aplicados;

    II - folha de salários pagos, adicionada de todos os encargos sociais e trabalhistas, inclusive honorários de diretores, retirada de sócios e gerentes;

    III - despesa de aluguel do imóvel ou 1% (um por cento) do valor venal do mesmo por mês;

    IV - despesa de aluguel de equipamento(s) utilizado(s) ou 1% (um por cento) do valor venal do mesmo por mês;

    V - despesa com fornecimento de água, luz, telefone, encargos obrigatórios ou demais despesas do contribuinte, tais como financeiros e tributáveis em que a empresa normalmente incorre no desempenho das suas atividades.

     

    Gabarito do Professor: Letra D.