SóProvas


ID
5591623
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quando do infortúnio de um acidente ocupacional, compete à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), quando houver, ou ao seu designado, realizar a investigação de acidente.

Caso seja constatado que o acidente foi causado por problemas estruturais, o cipeiro registra:

Alternativas
Comentários
  • Condições Inseguras são aquelas situações presentes no ambiente de trabalho e que colocavam em risco a integridade física e/ou a saúde das pessoas. São os defeitos, falhas, irregularidades técnicas e falta de recursos de segurança.

    .

    Atos inseguros são as maneiras como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes.

    Fator Impessoal se caracteriza quando o empregado possui uma limitação que o impede de exercer as atividades que compõem as atribuições do seu cargo.

    Negligência ocorre quando o condutor age com indiferença ou falta de atenção. Ou seja, deixa de fazer a sua obrigação e tem falta de cuidado, muitas vezes, propositalmente.

    Imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e sem cautela.

  • A

    ato inseguro: ação ou omissão, que contrariando preceito de segurança, pode causar ou favorecer a ocorrência de um acidente

    B

    fator impessoal (aqui, creio que a banca errou, era para ser FATOR PESSOAL DE INSEGURANÇA):

    fator pessoal de insegurança (fator pessoal): Causa relativa ao comportamento humano, que pode levar à ocorrência do acidente ou à prática do ato inseguro.

    C

    negligência; a pessoa deixa de fazer algo que deveria ter feito, não tomar uma atitude que deveria ter tomado.

    Exemplo: o sinal está fechando mas o motorista não freia, não faz nada (deixou de agir), não parou e bateu. Ou alguém que vê uma criança brincando com uma faca mas não faz nada.

    D

    imprudência; A pessoa faz uma ação precipitada e sem cautela. Diferentemente da negligência, em que foi omissa, na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada, uma atitude errada ou precipitada.

    exemplo: o sinal está fechando mas o motorista acelera o máximo que pode para passar e bateu em outro carro. Ou a moça vê a criança brincando com a faca e retira a faca imediatamente, sem cuidado, de maneira abrupta, causando um corte, por exemplo

    E

    condição insegura. situações presentes no ambiente de trabalho e que colocam em risco a integridade física e/ou a saúde das pessoas. São os defeitos, falhas, irregularidades técnicas e falta de recursos de segurança...

    Complementando

    Além da Imprudência e da Negligência, os concursos também adoram cobrar a Imperícia, que é a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão. No exemplo do carro, seria um motorista que não sabe dirigir, ou, para ser mais real, um motorista que só sabe dirigir carro automático e pega um manual. Um operário sem saber manusear uma máquina, sem treinamentos e capacitações de operação, de segurança...

    *** Mas por que saber desses detalhezinhos? ***

    A importância de saber de cada um destes fatores é na hora da investigação dos acidentes. Saber realmente o que ocasionou determinado acidente é primordial para realmente reparar as situações de modo a prevenir futuramente, novos acidentes.

    Para realmente controlar o ambiente de trabalho, prevenindo-o de riscos, é necessário saber se o acidente foi causado por imprudência, imperícia, negligência, condição insegura (além de outros), pois para cada situação há medidas de correções diferentes. Investigações mal feitas, sem descobrir a verdadeira causa de acidente, é um potencial grande para que novos acidentes ocorram.

    Bons estudos, galera da SST!